Os Pterygota são frequentemente divididos em dois clados, segundo a morfologia da asa. Das afirmações a seguir, identifique aquela que corretamente descreve a composição destes grupos.
Os Pterygota são frequentemente divididos em dois clados, segundo a morfologia da asa. Das afirmações a seguir, identifique aquela que corretamente descreve a composição destes grupos.
Os holometábolos consistem no grupo mais diversificado de Hexapoda, com mais de meio milhão de espécies descritas. O sucesso do grupo é frequentemente atribuído ao desenvolvimento com metamorfose completa. Nas alternativas a seguir, são listadas ordens de Hexapoda e somente uma delas consiste inteiramente de ordens holometábolas.
Cada segmento do tórax do insetos é composto por escleritos que recebem nomes especiais. Assinale a alternativa com a correta identificação.
A doença de Chagas é uma enfermidade causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e a maioria das notificações da doença provém da região Norte do Brasil. As espécies vetoras da doença de Chagas são hemípteros heterópteros. Das alternativas a seguir, identifique aquela que corretamente caracteriza a taxonomia das espécies de importância médica.
As asas dos insetos possuem veias que recebem nomes específicos e que são fundamentais para a identificação de determinados grupos. Essa nomenclatura muitas vezes é específica em determinados grupos, embora o sistema de Comstock-Needham seja o padrão mais amplamente utilizado. Nas alternativas a seguir, identifique aquela que corretamente denomina o nome das principais veias na seqüência anterior-posterior neste sistema.
A cabeça dos insetos é uma cápsula formada por diversos escleritos e apêndices. Identifique abaixo a alternativa que corretamente enumera os apêndices cefálicos, no sentido anterior-posterior.
Diferentes linhagens de insetos se especializaram em utilizar fontes diversas de alimentos. O aparelho digestivo dos insetos é estruturalmente e funcionalmente dividido nas seguintes regiões:
O sistema circulatório dos insetos segue o plano básico encontrado no filo Arthropoda. A seguinte afirmativa corretamente descreve a morfologia do sistema circulatório destes animais.
A biologia do sistema excretor dos insetos evoluiu para a vida no ambiente terrestre, onde o problema de perda hídrica é constante. A excreção nos insetos é realizada em órgãos que se localizam entre os intestinos médio e posterior. Identifique nas alternativas a resposta correta.
Os insetos apresentam centralização de gânglios nervosos na região cefálica, formando um cérebro. Este órgão é composto por três regiões distintas que enervam os seguintes órgãos:
Alguns grupos de insetos hemipteróides (Paraneoptera) apresentam importância médica. Em diversas linhagens independentes, os hemipteróides evoluíram para tamanho de corpo reduzido e perderam características neópteras. As seguintes ordens são frequentemente reconhecidas como insetos hemipteróides:
A subfamília Phlebotominae da família Psychodidae é composta por aproximadamente seis gêneros, dos quais três são hematófagos. Esses dípteros são vetores de leishmanioses, além de alguns vírus e bactérias. Nas alternativas a seguir, identifique a que corretamente caracteriza os insetos deste grupo.
Algumas espécies da ordem Siphonaptera possuem
importância médica por serem vetores de doenças
bacterianas, como Yersinia pestis e Rickettsia typhi, e
hospedeiros intermediários de cestódios. Com relação aos
sifonápteros, analise as seguintes alternativas.
I. Nos Neotrópicos, o gênero Xenopsylla é o mais relevante
em termos epidemiológicos.
II. Assim como em dípteros Culicidae, apenas as fêmeas
são hematófagas.
III. A transmissão do tifo para humanos ocorre através da
picada de insetos infectados.
Assinale:
Os hexápodos não são os únicos artrópodes vetores de
endemias. Ácaros e carrapatos, aracnídeos da ordem Acari,
também possuem importância médica. As famílias de
carrapatos vetores são Argasidae e Ixodidae. Sobre essas
famílias, analise as seguintes alternativas
I. Carrapatos Argasidade possuem um escudo quitinoso
dorsal. O órgão mastigador, o capitulum, não é visível
dorsalmente nos adultos. A ninfa passa por mais de um
estágio de desenvolvimento.
II. Carrapatos da família Ixodidae apresentam um escudo
quitinoso dorsal. O capitulum é visível dorsalmente na
larva, na ninfa e no adulto. A ninfa apresenta apenas um
estágio de desenvolvimento.
III. Carrapatos das famílias Argasidae e Ixodidae possuem
órgãos coxais, responsáveis por osmorregulação e a
oviposição é realizada em apenas uma postura com
milhares de ovos.
Assinale:
Muitos artrópodes vetores de endemias são hematófagos. Destes, os dípteros da família Culicidae estão entre os animais mais importantes do ponto de vista epidemiológico. Os culicídeos apresentam capacidade variável de dispersão natural. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
As larvas de mosquitos apresentam alimentação bastante
diversificada e podem procurar ativamente os alimentos ou
não. Sobre os hábitos alimentares de dípteros Culicidae,
analise as afirmativas a seguir.
I. As larvas de Aedes são passivas em relação à procura do
alimento, realizando filtragem.
II. Algumas larvas de Culicidae vetores são predadoras ou
canibais, como ocorre em espécies do gênero
Psorophora.
III. As larvas de Anopheles se alimentam de
microorganismos obtidos principalmente através de
raspagem do fundo do criadouro.
Assinale:
Os métodos de vigilância entomológica objetivam
fundamentalmente estimar as características populacionais
de insetos vetores em uma localidade. Assim sendo,
métodos de amostragem de indivíduos são usados. Analise
as seguintes afirmativas sobre estes métodos.
I. Estimativas da população de fêmeas grávidas podem ser
feitas pelo uso de armadilhas para ovos.
II. Em áreas com criadouros, o método de quadrats pode
ser usado para estimativa do tamanho da população de
larvas.
III. Armadilhas com gelo seco são eficazes na captura de
vetores hematófagos.
Assinale:
A classificação dos laboratórios de pesquisa biológica segue
uma norma internacional estabelecida com objetivo de
padronizar os procedimentos de segurança. Assim, procura-se
oferecer maior segurança aos usuários destes laboratórios
e à comunidade.
Assinale a alternativa que descreve a classificação de risco
biológico.
O símbolo internacional de risco biológico identifica laboratórios que desenvolvem pesquisa com organismos com potencial de infecção. Sobre as instalações que possuem este símbolo, assinale a alternativa correta.
Ao manipular microorganismos com potencial de infecção
desconhecido, algumas precauções devem ser tomadas.
Sobre este tema, analise as alternativas a seguir.
I. A manipulação deve sempre ser feita através de alguma
barreira física, por exemplo, com o uso de luvas e óculos
de proteção.
II. Como a espécie estudada é desconhecida, deve ser
aplicado cuidados relativos ao nível de biossegurança 3.
III. O transporte destas espécies entre quaisquer instalações
é proibido por leis internacionais.
Assinale:
A família Culícidae contém espécies de interesse médico. Estes animais são vetores de grande parte das viroses noticiadas na mídia nos últimos anos. Sobre a taxonomia da família, assinale a afirmativa correta.
A subfamília Culicinae possui cerca de 2.750 espécies distribuídas pelo mundo. Existem aproximadamente 38 gêneros nesta subfamília, dos quais os seguintes apresentam importância médica:
A malária é uma doença parasitária que, só no ano de 2006, foi diagnosticada em mais de meio milhão de pessoas no Brasil. No Brasil, Plasmodium vivax é o agente etiológico mais freqüente desta enfermidade. Os vetores da doença são culicídeos e são corretas as seguintes afirmações.
Os ovos dos culicídeos vetores apresentam resistência diferenciada à dessecação e as larvas apresentam diferenças morfológicas que possibilitam a identificação ao nível de subfamília. A seguinte alternativa está correta acerca da morfologia das larvas.
Os gêneros Aedes e Culex são vetores de viroses e parasitoses que afetam a população humana. Desta forma, a identificação destes animais é fundamental para o planejamento de políticas de saúde pública. As larvas de ambos os gêneros citados são semelhantes, entretanto elas podem ser diferenciadas pelas seguintes características.
Os culicídeos são insetos holometábolos e a pupa das espécies de importância médica apresenta um formato virgulóide. Embora semelhantes, as pupas de Anopheles e Culex são diferenciadas pelas seguintes características:
O ciclo de vida dos Culicidae é caracterizado por estágios cuja duração média varia com relação a fatores físicos. Sobre este tema é correto afirmar.
Algumas espécies da subfamília Culicinae são vetores de filariose bancroftiana e brugiana. No Brasil, a filariose bancroftiana é mais relevante epidemiologicamente e a maioria dos casos hoje ocorre na Região Metropolitana do Recife. Sobre o ciclo de vida de Wuchereria bancrofti nos culicídeos, assinale a afirmativa correta.
A febre amarela é uma zoonose causada por um Flavivirus, que apresenta um ciclo epidemiológico silvestre e outro urbano. No Brasil, de 1989 a 2008 ocorreram mais de 500 casos da doença, principalmente na região Norte. O vetores de ambos os ciclos são insetos Culicidae e a seguinte alternativa descreve corretamente o mecanismo de transmissão da doença no Brasil.
O comportamento dos culicídeos relacionado ao local preferencial de hematofagia pode ser caracterizado da seguinte forma.
As fêmeas de Culicidae passam caracteristicamente pelo
chamado ciclo gonotrófico (fases de Sella). Analise as
seguintes etapas e identifique aquelas que corretamente
descrevem este ciclo.
I. Após a cópula, a fêmea apresenta o abdome delgado,
longo e sem sangue. Logo após o repasto sanguíneo, o
abdome mostra-se dilatado, com tonalidade vermelha.
II. Conforme o sangue é digerido, observa-se o
desenvolvimento ovariano, passando pela fase onde a
fêmea é dita como subgrávida. No estágio onde a fêmea
é denominada grávida, a tonalidade vermelha
praticamente desaparece e os ovócitos encontram-se
desenvolvidos.
III. Os ovócitos são fecundados por espermatozóides
guardados na espermateca. Por fim, ocorre ovoposição.
Assinale:
Leia atentamente as seguintes afirmativas sobre a
hematofagia na família Culicidae.
I. Algumas espécies não são dependentes de repasto
sanguíneo para desenvolvimento dos ovos. Este
fenômeno é denominado autogenia.
II. O local preferencial de repouso durante a digestão é útil
para classificar o comportamento das espécies de
Culicidae. Fêmeas que repousam dentro das habitações
humanas são chamadas de endofílicas. Anopheles
gambiae é, por exemplo, uma espécie de hábito
principalmente endofílico.
III. Os Culicidae utilizam a visão como o principal sentido
para localização da fonte alimentar. Os olhos compostos
são grandes e ocupam praticamente toda a região
cefálica destes animais.
Assinale:
Um pesquisador observou comportamento de larvas de culicídeos em um meio aquático e registrou que larvas do tipo A se alimentavam exclusivamente na superfície da água, posicionando suas pastes bucais próximas à superfície. Larvas do tipo B, entretanto, além da superfície, eventualmente vasculhavam o fundo da poça procurando por alimento. A seguinte afirmação é correta sobre larvas A e B.
Um mosquito, ao pousar num indivíduo para hematofagia, posicionou o seu corpo no mesmo ângulo da probóscide e observou-se que esse mosquito possuía palpos tão longos quanto a probóscide. Este culicídeo pertence ao seguinte gênero.
A dengue é a arbovirose mais importante em termos epidemiológicos no Brasil. O vírus, que apresenta quatro tipos geneticamente bem definidos, é transmitido por dípteros culicídeos. Sobre o mecanismo de transmissão dos vírus, assinale a afirmativa correta.
Com relação à biologia das pupas de Culicidae, analise as
seguintes afirmativas.
I. Todas as pupas de Culicidae são aquáticas e possuem
forma virgulóide.
II. As trompas cefalotorácicas funcionam como órgãos de
osmorregulação.
III. Durante o estágio de pupa, o animal não se alimenta.
Assinale:
Com relação à biologia da fase larvária de Culicidae, analise
as afirmativas a seguir.
I. As larvas passam por quatro estágios e são
necessariamente aquáticas.
II. As larvas apresentam uma região cefálica bem
desenvolvida, apresentando um par de antenas e peças
bucais.
III. As larvas de Culicidae precisam vir à superfície da água
para respirar, com exceção dos gêneros Mansonia e
Coquillettidia.
Assinale:
É possível identificar os Culicidae pela disposição dos ovos
destes animais.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
Os criadouros de mosquitos podem ser classificados como permanentes e ou transitórios. A identificação de criadouros é evidentemente importante para o controle dos culicídeos vetores. Sobre os criadouros, assinale a afirmativa correta.
Com relação ao local de ovoposição e à resistência à
dessecação do ovo, analise as afirmativas a seguir.
I. A ovoposição de Aedes não é feita diretamente na massa
aquática e os ovos possuem resistência à dessecação,
podendo entrar em diapausa.
II. A ovoposição de Mansonia é feita preferencialmente em
material vegetal e os ovos apresentam resistência à
dessecação, não entrando em diapausa.
III. A ovoposição de Psorophora é feita diretamente na
massa aquática e os ovos possuem resistência à
dessecação, podendo entrar em diapausa.
Assinale:
O estabelecimento de populações de culicídeos em
insetários requer condições especiais. Analise as alternativas
seguintes e identifique aquelas que corretamente
caracterizam um insetário de culicídeo.
I. A temperatura da sala de criação deve ser mantida
estável.
II. A sala deve possuir luminosidade e umidade constantes
e controladas.
III. A manipulação dos animais deve ser feita com luva de
material não poroso e resistente.
Assinale:
A vigilância entomológica de culicídeos é fundamental para o controle das populações e para o planejamento das políticas públicas de saúde. Sobre os procedimentos de vigilância, o monitoramento de populações de culicídeos:
As medidas de controle químico de populações de culicídeos vetores, com o uso de inseticidas e larvicidas, são bastante difundidas. Entre estas, a aplicação de óleos minerais em criadouros é eficaz devido às seguintes características:
O uso de DDT foi bastante criticado a partir dos anos 60,
principalmente após os estudos da bióloga americana
Rachel Carson. Hoje, existem outros compostos utilizados no
controle químico de culicídeos. Sobre estes compostos,
analise as seguintes afirmativas:
I. O metoprene é um composto organofosforado que atua
no sistema nervoso central dos insetos.
II. O temephos é um análogo do hormônio juvenil e atua
impedindo o desenvolvimento das larvas.
III. A difluorbenzofurona é um inibidor de quitinização.
Assinale:
Existem diversas estratégias de controle de culicídeos
vetores. Entre estas, as ações de modificação do ambiente, a
fim de torná-lo impróprio para a sobrevivência dos
mosquitos, são comumente utilizadas. Sobre o tema, analise
as seguintes alternativas.
I. Retirada de plantas aquáticas dos criadouros é eficaz no
controle de espécies de Mansonia.
II. A eliminação de recipientes artificiais é particularmente
eficaz para o controle de Ae. aegypti.
III. A eliminação de fossas abertas e outras políticas de
saneamento seriam particularmente eficazes no controle
de Culex quinquefasciatus.
Assinale:
A aplicação de compostos químicos para o controle de populações de culicídeos vetores é potencialmente prejudicial a humanos e ao resto da biota. Portanto, métodos alternativos de controle, principalmente baseados em agentes biológicos, têm sido intensivamente pesquisados. Dentre estes, a utilização de microorganismos é frequentemente muito bem sucedida. Sobre a utilização de microorganismos como pesticida, podemos afirmar.
Centros de pesquisa que estudam microorganismos patógenos devem seguir regras estritas de biossegurança. Assinale a alternativa que discorre corretamente sobre os planos de contingência em casos de acidentes.
Um dos principais problemas associados ao controle dos culicídeos vetores é o desenvolvimento de resistência. A seguinte alternativa descreve corretamente o mecanismo de aparecimento da resistência em populações de insetos vetores.
Durante a manipulação experimental de culicídeos vetores,
alguns procedimentos devem ser seguidos para evitar
acidentes laboratoriais. Sobre este tema, analise as
afirmativas abaixo.
I. Durante a manipulação de mosquitos experimentalmente,
apenas um número pequeno de animais (10 a 15) deve
ser utilizado e o pesquisador deve manter a contagem do
número de animais durante o procedimento.
II. Durante a manipulação, os animais devem ser
anestesiados. A anestesia é feita frequentemente por
meio do resfriamento dos mosquitos.
III. A coleta de saliva da fêmea é feita pela extração das
glândulas salivares.
Assinale:
Pesquisadores estavam interessados em infectar experimentalmente culicídeos vetores. Este procedimento é fundamental para estudar a biologia dos patógenos levados por esses animais. A seguir, identifique a alternativa que corretamente caracteriza a infecção experimental de mosquitos.