- ID
- 3041020
- Banca
- Marinha
- Órgão
- CSM
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Odontologia
- Assuntos
Correlacione as anormalidades dentárias, segundo Regezi (2013), às suas características e assinale a opção que apresenta a sequência correta.
ANORMALIDADES DENTÁRIAS
I- Concrescência.
II- Fusão.
III- Geminação.
IV- Dilaceração.
V- Taurodontia.
CARACTERÍSTICAS
( ) É a fusão de dois dentes a partir de um único órgão do esmalte.
( ) É a união de dois germes dentários em desenvolvimento, resultando em uma única estrutura, aumentada.
( ) É uma forma de fusão em que os dentes adjacentes são unidos pelo cemento.
( ) O dente apresenta coroa alongada ou furca apicalmente deslocada, resultando no aumento da câmara pulpar.
( ) Variação no formato radicular, com a curvatura ou angulação acentuada.
Segundo Anusavice (2013), descrições verbais de cores não são suficientemente precisas para descrever a aparência dos dentes. Para contornar esse problema, a percepção da cor é descrita por três variáveis objetivas: matiz, valor e croma.
De acordo com esses parâmetros, coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, assinalando a seguir a opção correta.
( ) Matiz é a cor dominante de um objeto, por exemplo:
vermelho, verde ou azul.
( ) O valor aumenta em direção à extremidade mais alta (mais escuro) e diminui em direção à extremidade mais baixa ( mais claro).
( ) O valor é expresso pelo fator “luminosidade", com vários níveis de cinza entre os extremos branco e preto, por exemplo.
( ) Croma é o grau de saturação de um matiz em particular, ou seja, quanto mais baixo o croma, mais intensa é a cor.
( ) O croma não é considerado separadamente na odontologia e ele está sempre associado ao matiz e ao valor dos tecidos dentários, das restaurações e próteses.
De acordo com Haiter et al (2014), analise as afirmativas abaixo.
I- A angiografia é amplamente utilizada para localização de placas atero matosas, pois é um exame relativamente barato e de baixo risco de complicações.
II- A imagem de um ateroma na tomografia computadorizada pode ser visualizada como uma massa nodular hiperdensa ou como duas linhas verticais hiperdensas.
III- A imagem de um ateroma na tomografia computadorizada pode ser visualizada inferior e anteriormente às vértebras C3 e C4, separada e distinta de outras estruturas hiperdensas.
IV- A tomografia computadorizada é o exame de excelência para a identificação do ateroma, sendo possível ser avaliada sua exata localização e o grau de obliteração.
Assinale a opção correta.
Analise as afirmativas abaixo.
De acordo com a Portaria SVS/MS número 453, de 1° de junho de 1998, as exposições ocupacionais normais de cada indivíduo, decorrentes de todas as práticas, devem ser controladas de modo que os valores dos limites estabelecidos na Resolução - CNEN número 12/88 não sejam excedidos. Nas práticas abrangidas por esse Regulamento, o controle deve ser realizado da seguinte forma:
I- a dose efetiva média anual não deve exceder 20mSV em qualquer período de 5 anos consecutivos, não podendo exceder 50mSV em nenhum ano.
II- a dose equivalente anual não deve exceder 500mSV para extremidades e 200mSV para o cristalino.
III- para mulheres grávidas, as condições de trabalho devem ser revistas para garantir que a dose na superfície do abdômen não exceda 2mSV durante todo o período restante da gravidez, sendo pouco provável que a dose adicional no embrião ou feto exceda cerca de 1mSV nesse período.
IV- menores de 18 anos não podem trabalhar com Raios X diagnósticos, exceto em treinamento.
V- é permitida a exposição ocupacional de menores de 16 anos.
Assinale a opção correta.
De acordo com White e Pharoah (2015), coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas sobre as técnicas especiais de imagem, assinalando a seguir a opção correta.
( ) Na imagem por radioisótopos, o isótopo de emisssão de raios gama mais utilizado é o lodo (131l).
( ) O uso mais comum da medicina nuclear na região maxilofacial é a investigação da atividade óssea normal.
( ) Na Ultrassonografia, os tecidos que produzem um sinal fraco de frequência das ondas sonoras são chamados hipoecoicos, enquanto os tecidos que produzem sinais intensos são chamados hiperecoicos.
( ) Na Câmara Gama, os raios gama passam através de um colimador, atingindo um cristal cintilador feito de iodeto de potássio.
( ) A Ressonância Magnética é útil na avaliação do tecido mole e um agente de contraste como o gadolínio pode ser adicionado para melhorar a resolução da imagem de neoplasia.
De acordo com White e Pharoah (2015), correlacione as doenças sistêmicas com as suas características imaginológicas manifestadas nos maxilares e assinale a opção que apresenta a sequência correta.
DOENÇAS SISTÊMICAS
I- Hiperparatireoidismo
II- Hipopituitarismo
III- Diabetes Melito
IV- Osteopetrose
CARACTERÍSTICAS
( ) Não manifesta nenhuma característica de imagem nos maxilares ou nos dentes.
( ) Desmineralização e adelgaçamento das bordas corticais nos maxilares; redução da densidade óssea dos maxilares; perda da lâmina dura.
( ) Esfoliação da dentição decídua retardada por vários anos; irrupção retardada das coroas dos dentes permanentes; maxilares pequenos, especialmente a mandíbula, resultando em apinhamento e má oclusão.
( ) Aumento da radiopacidade dos maxilares; mal formações radiculares e coronárias dos dentes; a irrupção da dentição decídua e permanente pode estar retardada como resultado da densidade óssea e anquilose.
De acordo com a Portaria SVS/MS número 453, de 1° de junho de 1998, para cada setor de radiologia diagnostica ou intervencionista desenvolvida no estabelecimento, o titular deve designar um médico, ou um odontólogo, em se tratando de radiologia odontológica, para responder pelos procedimentos radio lógicos no âmbito do serviço, denominado Responsável Técnico (RT). Sobre esse assunto, marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso nas afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
( ) O RT deve estar adequadamente capacitado para as responsabilidades que lhe competem e deve possuir certificação de qualificação, conforme especificado nesse Regulamento.
( ) O RT pode responsabilizar-se por, no máximo, três (3) serviços desde que haja compatibilidade operacional de horários.
( ) Cada RT pode ter apenas um (1) substituto para os casos de seu impedimento ou ausência.
( ) O titular do serviço que é também RT deve assumir as responsabilidades de ambos.
( ) Não é permitido ao RT assumir também as funções de Supervisor de Proteção Radiológica de Radiodiagnóstico, mesmo que seja possível a compatibilidade entre as funções e não haja prejuízo em seu desempenho.