A questão exige conhecimento sobre os distúrbios osteomusculares dos membros superiores.
A- "A síndrome do túnel do carpo ocorre pela compressão do nervo radial ao nível dos punhos, podendo ter natureza ocupacional em digitadores".
INCORRETA. De acordo com o Manual de Procedimentos do Ministério da Saúde (2001), essa síndrome se caracteriza pela compressão do nervo mediano em sua passagem pelo canal ou túnel do carpo. Grupo de risco: Força e repetitividade.
B- "A síndrome do canal de Guyon deve-se à compressão do nervo mediano em sua passagem pelo carpo".
INCORRETA. De acordo com o Manual de Procedimentos do Ministério da Saúde (2001), "É a síndrome caracterizada pela compressão do nervo ulnar na região do punho, no canal ou túnel de Guyon". Grupo de risco: associado com exposições a movimentos repetitivos (flexão, extensão) de punhos e mãos, contusões contínuas, impactos intermitentes ou compressão mecânica na base das mãos (região hipotenar ou borda ulnar), vibrações.
C- "A síndrome do pronador redondo deve-se à compressão do nervo ulnar pelo músculo pronador redondo ao nível do antebraço".
INCORRETA. De acordo com o Manual de Procedimentos do Ministério da Saúde (2001), "Resulta da compressão do nervo mediano em sua passagem pela região do cotovelo entre as duas porções do músculo pronador redondo. A síndrome do pronador redondo tem sido incluída entre os diversos quadros de compressão nervosa relacionados ao trabalho".
D- "A tendinite de De Quervain ocorre nos tendões do abdutor longo e extensor curto do polegar (...)"
CORRETA. Comum em profissionais que usam tesouras, a tendinite, tenossinovite ou síndrome de De Quervain refere-se a constrição da bainha comum dos tendões do abdutor longo e do extensor curto do polegar. Essa síndrome é associada "aos movimentos repetitivos de polegar, pinça de polegar associada à flexão, extensão, rotação ou desvio ulnar repetido do carpo, principalmente se associado com força, polegar mantido elevado e/ou abduzido durante atividades (polegar alienado) e uso prolongado de tesouras". (Fonte: Doenças Relacionadas ao Trabalho - Manual de Procedimentos de Saúde do MS)
Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.
GABARITO LETRA D