Letra C
Anísio Teixeira (Pedagogia Renovada) – A concepção a pedagogia renovada várias correntes ligadas a Escola Nova ou Escola Ativa, apesar de várias correntes que diferem em pontos entre si, assumem um princípio norteador de valorização da pessoa como ser livre, ativo e social. A tendência liberal renovada progressista surge em 1920 e vai até os dias atuais, inclui uma pedagogia ativa e que vai contra a pedagogia tradicional, no Brasil a corrente que teve maior repercussão foi o Movimento de Escola Nova, influenciada pela corrente Progressista de Dewey. (https://pt.slideshare.net/LouriennyEllen/pedagogia-renovada)
José Carlos Libâneo (Pedagogia crítico-social dos conteúdos) – A tendência critico social dos conteúdos surge com a publicação do livro Democratização da Escola Pública: pedagogia crítico social dos conteúdos (Libâneo, 1985), é proposta uma educação vinculada à realidade econômica e sociocultural do aluno, preocupada com a função transformadora da educação em relação a sociedade. (https://doity.com.br/anais/sepe/trabalho/70312)
Paulo Freire (Pedagogia Libertadora) – Pedagogia libertadora, termo baseado na “pedagogia do oprimido” do educador Paulo Freire, que propõe uma educação crítica a serviço das transformações sociais, econômicas e políticas para a superação das desigualdades existentes no interior das sociedades, considera que o processo de pedagogia tem de passar pelo próprio homem, uma que ele é o próprio agente histórico de libertação. (https://www.educabrasil.com.br/pedagogia-libertadora/)
Silvio Gallo (Pedagogia Libertária) – A educação libertária não se inclui nem entre concepções essencialistas, nem entre materialistas, mas uma concepção própria. (https://www.scielo.br/j/rbedu/a/W7zFnvTxBrZCVjVNryPf5hk/?lang=pt)