- ID
- 1025224
- Banca
- MPDFT
- Órgão
- MPDFT
- Ano
- 2009
- Provas
- Disciplina
- Direito Constitucional
- Assuntos
-
- Comissões Parlamentares e Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs)
- Espécies Normativas: Medida Provisória, Lei Delegada, Decreto Legislativo e Resolução
- Fase Introdutória – Iniciativa de Lei por Parlamentar e Extra-Parlamentar
- Funções Essenciais à Justiça
- Ministério Público
- Poder Legislativo
- Processo Legislativo
Julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correta.
I. As medidas provisórias têm prazo certo de vigência, após o qual perdem a eficácia caso não sejam convertidas em lei. No entanto, as medidas provisórias editadas até trinta dias antes da Emenda Constitucional 32/2001 continuam em vigor até que medida provisória ulterior as revogue explicitamente ou até deliberação definitiva do Congresso Nacional.
II. O Ministério Público pode propor lei sobre a criação e extinção de seus cargos e serviços auxiliares, a política remuneratória e os planos de carreira.
III. As comissões parlamentares de inquérito tem poderes de investigação próprios das autoridades policiais e podem ser criadas pela Câmara dos Deputados e Senado Federal, conjunta ou separadamente, para apuração de fato determinado, e cujas conclusões são necessariamente encaminhadas ao Ministério Público, para a promoção da responsabilidade civil ou criminal.
IV. Embora as comissões parlamentares de inquérito tenham poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, suas ações não estão limitadas pela cláusula de reserva jurisdicional.
V. Cabe apenas ao Ministério Público a iniciativa de lei sobre a própria organização.