SóProvas


ID
1097896
Banca
IADES
Órgão
TRE-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O tempo de serviço tem sido a variável mais importante na determinação da trajetória de evolução dos servidores nos cargos e (ou) carreiras da Administração Pública. Esse é também o principal fator de variação salarial entre os servidores de um mesmo cargo e (ou) carreira, não havendo grandes oscilações em função de fatores como desempenho, qualificação, compartilhamento de conhecimentos ou produção de resultados.

PIRES, Alexandre Kalil et al. Gestão por competências em organizações de governo – mesa redonda. Brasília: ENAP, 2005, com adaptações.

A fim de atingir uma situação ideal, um órgão público pretende afastar as mazelas do paradigma de tempo de serviço para progressão funcional dos próprios servidores. Para alcançar esse objetivo, é necessário que

Alternativas
Comentários
  • Nossa cadê nossos colegas comentarista dessas questões de administração geral? Estou aqui apanhando.

  • OS CONCURSEIROS DO PARÁ SOFRERAM PARA FAZER ESSA PROVA DE GESTÃO DE PESSOAS. CONTEÚDO MTO APROFUNDADO. ESTÁ CADA  VEZ PIOR !!  ABÇS.

  • Questão que exige um conhecimento dos processos de gestão de pessoas.

    Primeiro passo: conhecer quais são tais processos. Chiavenato estabelece-os como seis:

    - Agregar pessoas

    - Aplicar pessoas

    - Desenvolver pessoas

    - Recompensar pessoas

    - Manter pessoas

    - Monitorar pessoas

    (para mais detalhes, acesse o link:

    http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/os-seis-processos-da-gestao-de-pessoas/65115/ )

    Segundo passo: agora vem o grande lance para resolver essa questão, que é traçar os limites baseando-se no enunciado. O examinador deixou claro qual era o problema que queria resolver: "afastar as mazelas do paradigma de tempo de serviço para progressão funcional dos próprios servidores". Ou seja, o processo de "recompensar pessoas" (afinal, os sistemas de recompensa utilizados atualmente não são os mais justos). A partir disso, basta observar, das assertivas propostas, qual se adéqua perfeitamente a essa indagação, enquadrando-se no processo de recompensas.

    Observando as alternativas, chega-se à conclusão de que as "B" (recrutamento) e "D" (seleção) referem-se ao processo de agregar pessoas, enquanto as "A" e "C" fazem parte do processo de aplicar pessoas. Sobra-nos, portanto, a alternativa "E" (a progressão dos servidores e a definição dos respectivos níveis de remuneração devem refletir as avaliações de competências e de resultados do servidor e a avaliação de desempenho deve ser considerada quesito fundamental na determinação da progressão funcional (ascensão na carreira) e (ou) remuneração variável do servidor), que se enquadra perfeitamente ao processo de recompensar pessoas, sendo o nosso gabarito.

    Resposta: alternativa "E".

  • Amigos, me corrijam se estiver errada.


    Mas a alternativa A é uma das concepções da descrição de cargo, correto?



  • Complementando o que o eminente Carlos Futuro AFT nos trouxe, a fase agregar pode entendida como  Prover Pessoas


    Pode ser bobo, mas eu já errei isto na prova. 

  • Senhores, todas as questões parecem estar certas e essa é uma caracteristíca da IADES (e elas estao certas, mas nao para o que o enunciado pede). Entao, é necessário prestar muita atençao ao enunciado da questao e entender bem o que ele quer. 

     

    "A fim de atingir uma situação ideal, um órgão público pretende afastar as mazelas do paradigma de tempo de serviço para progressão funcional dos próprios servidores" ou seja, nessa questao, o examinador quer saber qual a maneira de fazer com que o servidor entendar que a progressao nao se dará apenas por meio do tempo de serviço

     

    Assim, a única alternativa que fala sobre isso é a letra E, as outras falam de outras coisas totalmente desconexas, como a letra A q fala da descriçao do cargo e a letra C q fala da avaliaçao do servidor para encaixá-lo em um dado cargo.