SóProvas


ID
1141078
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2

                              O Brasil como problema

Ao longo dos séculos, vimos atribuindo o atraso do Brasil e a penúria dos brasileiros a falsas causas naturais e históricas, umas e outras imutáveis. Entre elas, fala-se dos inconvenientes do clima tropical, ignorando-se suas evidentes vantagens. Acusa-se, também, a mestiçagem, desconhecendo que somos um povo feito do caldeamento de índios com negros e brancos, e que nos mestiços constituíamos e cerne melhor de nosso povo.

Há quem se refira à colonização lusitana, com nostalgia por uma mirífica colonização holandesa. É tolice de gente que, visivelmente, nunca foi ao Suriname. Existe até quem queira atribuir o nosso atraso a uma suposta juvenilidade do povo brasileiro, que ainda estaria na minoridade. Esses idiotas ignoram que somos cento e tantos anos mais velhos que os Estados Unidos. Dizem, também, que nosso território é pobre - uma balela. Repetem, incansáveis, que nossa sociedade tradicional era muito atrasada - outra balela. Produzimos, no período colonial, muito mais riqueza de exportação que a América do Norte e edificamos cidades majestosas como o Rio, a Bahia, Recife, Olinda, Ouro Preto, que eles jamais conheceram.

Trata-se, obviamente, do discurso ideológico de nossas elites. Muita gente boa, porém, em sua inocência, o interioriza e repete. De fato, o único fator causal inegável de nosso atraso é o caráter das classes dominantes brasileiras, que se escondem atrás desse discurso. Não há como negar que a culpa do atraso nos cabe é a nós, os ricos, os brancos, os educados, que impusemos, desde sempre, ao Brasil, a hegemonia de uma elite retrógrada, que só atua em seu próprio benefício.


RIBEIRO, Darci. O Brasil como problema. Brasília: Editora da UnB, 2010. p. 23-24. [Adaptado]


Considere o trecho abaixo, extraído do texto 2.

Dizem, também, que nosso território é pobre – uma balela. Repetem, incansáveis, que nossa sociedade tradicional era muito atrasada – outra balela. Produzimos, no período colonial, muito mais riqueza de exportação que a América do Norte e edifcamos cidades majestosas como o Rio, a Bahia, Recife, Olinda, Ouro Preto, que eles jamais conheceram.”

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:E

    No 3º parágrafo temos: "Trata-se, obviamente, do discurso ideológico de nossas elites" 

    Bons Estudos !


  • Vamos lá amigos, analisando:

    a) INCORRETA. Devemos recorrer ao texto , o parágrafo 2ª  em "[..] Existe até quem queira atribuir o nosso atraso a uma suposta juvenilidade do povo brasileiro, que ainda estaria na minoridade. Esses idiotas ....( =eles) .  Podemos verificar que de fato eles é um pronome substantivo de valor anafórico ( retomando um termo ANTERIOR), porém essa retomada faz menção a essas pessoas citadas nesse período transcrito acima ( pessoas que querem atribuir o atraso do país a uma suposta juventude ...........)


    b) INCORRETA. Não tem sentido de outra pessoa do discurso. Apenas um comentário, uma enfatização a mais por parte do locutor. Poderia ser substituído por uma vírgula. Balela = sinônimo de Falsidade, mentira.


    c)INCORRETA  . Existe uma relação de supremacia ou superioridade do Brasil em relação a América do Norte. "[..] Produzimos, no período colonial, muito mais riqueza de exportação que a América do Norte 


    d) INCORRETA. Novamente  a palavra balela  que refere-se á = MENTIRA, FALSIDADE


    e) CORRETO, observe o ultimo parágrafo ... o início do mesmo tem valor anafórico, ou seja o leitor determina quem são os sujeitos dos verbos na 3ª pessoa do plural. " Trata-se, obviamente, do discurso ideológico de nossas elites."


    DEUS NOS ABENÇOE!!!

  • Acabei de fazer essa mesma questão (Q433653) e o gabarito é "c". Errei porque achei que o gabarito era realmente "e".

    E agora, nessa questão, o gabarito é "e".

     

    E ai QC, qual o gabarito?

  •  E a questao Q383426, o gabarito é A. Afinal, qual é a resposta certa?

  • A) ERRADA - não falou nada de portugueses do período colonial no texto.
    B) ERRADA - não tem segunda voz estranha ao texto
    C) ERRADA - COMPARAÇÃO e não conformidade
    D) ERRADA - como que você vai trocar balela por traição?
    E) CORRETA - olha pro último parágrafo, tá falando sobre elites e tal, dai se vc for lendo o texto, vc percebe que tá falando neles várias vezes...