-
Alternativa C
o erro na afirmativa dois está em dizer que a parceria público -privada consiste em um empreendimento cooperativo entre o primeiro Setor e o terceiro Setor. É só saber a definição de primeiro, segundo e terceiro setor.
A quem interessar possa: Primeiro Setor como sendo o Estado, representado pela prefeituras municipais, governos dos estados e a presidência da república, além das entidades a estes entes ligadas. Em outras palavras, denominamos de Primeiro Setor o "setor público". O Segundo Setor é o mercado constituído pelo conjunto das empresas que exercem atividades privadas, ou sejam, atuam em benefício próprio e particular. O Terceiro Setor é constituído de organizações sem fins lucrativos, atuando nas lacunas deixadas pelos setores públicos e privados, buscando o bem-estar social da população. No caso, o Terceiro Setor não é nem público nem privado.
Em termos financeiros, o Primeiro Setor (Estado) aplica o dinheiro público em ações para a sociedade. O Segundo Setor (mercado) investe o dinheiro privado nas suas próprias atividades. Já o Terceiro Setor (ONGs) utiliza o dinheiro privado em atividades públicas.
-
De fato, o Estado pode executar serviços públicos pelos regimes de parceria caracterizados pela aliança entre o Poder Público e entidades do 3º setor, com o objetivo de fazer chegar aos mais diversos segmentos da população os serviços de que esta neccessita e que, por várias razões, não lhe são prestados. Tais regimes de parceria podem ser classificados em 3 grupos: 1) regime de convênios administrativos; 2) regime de contratos por gestão; 3) regime da gestão por colaboração.
Esses regimes de parceria, contudo, diferem da Parceria Público-Privada (PPP), que é uma espécie de concessão especial de serviço público, na qual o denominado parceiro privado nada mais é do que uma pessoa comum do setor privado que, como tal, persegue lucros e vantagens na execução do serviço ou da obra pública (2º setor). Dentro dos objetivos da lei, pode o contrato especial sob regime de PPP ser conceituado como o acordo firmado entre a Administração Pública e pessoa do setor privado com o objetivo de implantação ou gestão de serviços públicos, com eventual execução de obras ou fornecimento de bens, mediante financiamento do contratado, contraprestação pecuniária do Poder Público e compartilhamento dos riscos e dos ganhos entre os pactuantes.
-
A princípio todas pareciam certas, até que eu li com cuidado a afirmativa 2 e dizia terceiro setor, percebi que ela estava errada então a resposta certa é a C. V