SóProvas


ID
1154761
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As variáveis: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade, provocaram cada uma em seu tempo diferente, uma teoria administrativa; que privilegia ou enfatiza uma ou mais variáveis. Sobre o tema, analise as sentenças, atribua valores Falso (F) e Verdadeiro (V), e assinale a alternativa que representa a sequência correta de cima para baixo.

( ) Ênfase na Estrutura é quando o foco das teorias consideram a Administração uma ciência que cuida da confguração e da estruturação das organizações, como nos casos da Teoria Clássica e da Teoria da Burocracia.
( ) Ênfase nas Tarefas é quando o foco das teorias consideram a Administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais, como no caso da Administração Científca.
( ) Ênfase nas Pessoas é quando o foco das teorias consideram a Administração uma ciência aplicada sobre as pessoas e suas atividades dentro das organizações, como nos casos da Teoria das Relações Humanas e da Teoria Comportamental.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • O pulo do gato desse tipo de questão é: ler com calma e marcar as palavras-chaves. Estas servirão de gatilhos para lembrar dos conceitos preconizados pelos autores de Teoria Geral da Administração.  Em vez de inserir conceitos enormes, vou resumir dois que ajudam:


    Fayol —> Estrutura —> Teoria Clássica

    Taylor — Tarefa :D —> Teoria Científica —> Estudos dos Movimentos e Gastos, Conceito de Homu Economicus


    Sobre Relações Humanas e Teoria Comportamental: Aqui a banca não pediu diferenças, pediu a superficialidade. Apenas isso, mas fica a dica que a Teoria Comportamental é uma crítica —  porém bebe um pouco dessa fonte — à Teoria das Relações Humanas de Mayo. Esta era vista como não muito realista, ingênua (...).


    Gabarito D.

  • essa banca é doente mental, só pode, faz cada questão! de onde tiraram que a teoria clássica se situava na abordagem estruturalista? eu acertei fazendo uma força pra colocar a primeira como verdadeira... 

  • A Teoria Geral da Administração começou com ênfase nas tarefas (atividades executadas pelos operários em uma fábrica), por meio da Administração Científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a Teoria Clássica de Fayol e com a Teoria da Burocracia de Weber, seguindo-se mais tarde a Teoria Estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da Teoria das Relações Humanas, mais tarde desenvolvida pela Teoria Comportamental e pela Teoria do Desenvolvimento
    Organizacional.
    A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela Teoria da Contingência. Essa,
    posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Mais recentemente, as novas abordagens trouxeram à tona a emergente necessidade de competitividade das organizações em um mundo globalizado e carregado de mudanças e transformações. Assim, cada uma dessas seis variáveis tarefas, estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da teoria administrativa privilegia ou enfatiza uma ou  mais dessas seis variáveis.

     

    Introdução ateoria da adm. - Chiavenato - pag 11

     

    Bons estudos