SóProvas


ID
1158502
Banca
FAFIPA
Órgão
Câmara Municipal de Guairáça - PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                  Da timidez

                                                                      Luís Fernando Veríssimo


          Ser um tímido notório é uma contradição. O tímido tem horror a ser notado, quanto mais a ser notório. Se ficou notório por ser tímido, então tem que se explicar. Afinal, que retumbante timidez é essa que atrai tanta atenção? Se ficou notório apesar de ser tímido, talvez estivesse se enganando junto com os outros e sua timidez seja apenas um estratagema para ser notado. Tão secreto que nem ele sabe. E como no paradoxo psicanalítico: só alguém que se acha muito superior procura o analista para tratar um complexo de inferioridade, porque só ele acha que se sentir inferior é doença.
          Todo mundo é tímido, os que parecem mais tímidos são apenas os mais salientes. Defendo a tese de que ninguém é mais tímido do que o extrovertido. O extrovertido faz questão de chamar atenção para sua extroversão, assim ninguém descobre sua timidez. Já no notoriamente tímido a timidez que usa para disfarçar sua extroversão tem o tamanho de um carro alegórico. Daqueles que sempre quebram na concentração.
Segundo minha tese, dentro de cada Elke Maravilha existe um tímido tentando se esconder e dentro de cada tímido existe um exibido gritando "Não me olhem! Não me olhem!", só para chamar a atenção.
          O tímido nunca tem a menor dúvida de que, quando entra numa sala, todas as atenções se voltam para ele e para sua timidez espetacular. Se cochicham, é sobre ele. Se riem, é dele.           Mentalmente, o tímido nunca entra num lugar. Explode no lugar, mesmo que chegue com a maciez estudada de uma noviça. Para o tímido, não apenas todo mundo, mas o próprio destino não pensa em outra coisa, a não ser nele e no que pode fazer para embaraçá-lo.
          O tímido tenta se convencer de que só tem problemas com multidões, mas isto não é vantagem. Para o tímido, duas pessoas são uma multidão. Quando não consegue escapar e se vê diante de uma plateia, o tímido não pensa nos membros da plateia como indivíduos.           Multiplica-os por quatro, pois cada indivíduo tem dois olhos e dois ouvidos. Quatro vias, portanto, para receber suas gafes. Não adianta pedir para a plateia fechar os olhos, ou tapar um olho e um ouvido para cortar o desconforto do tímido pela metade. Nada adianta. O tímido, em suma, é uma pessoa convencida de que é o centro do universo, e que seu vexame ainda será lembrado quando as estrelas virarem pó.

Disponível em: http://ainagaki.sites.uol.com.br/textos/timidez.htm



Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Por que a alternativa C encontra-se errada?


    Desde já agradeço pela colaboração!

  • A - ERRADA - Isto é pronome demonstrativo, não relativo. Além disso, se o pronome está recuperando a frase que o precede, ele é elemento anafórico, portanto deveria ser isso.
    B - ERRADA - O pronome se refere-se ao tímido.
    C - CORRETA
    D - ERRADA - Suas é pronome possessivo.


  • Ressalva na Letra A, conseguimos resolver já eliminando isto como pronome relativo, sendo que NÃO É. É um pronome demonstrativo.

  • Aula muito boa! 

  • GABARITO- C 

    Quando não consegue escapar e se vê diante de uma plateia, o tímido não pensa nos membros da plateia como indivíduos.  Multiplica-os por quatro, pois cada indivíduo tem dois olhos e dois ouvidos. Pode ser observado na frase acima que continua falando da PLATEIA, Pronomes pessoais do caso oblíquo São os que desempenham a função sintática de complemento verbal (objeto direto ou indireto), complemento nominal, agente da passiva, adjunto adverbial, adjunto adnominal ou sujeito acusativo (sujeito de oração reduzida). Os pronomes pessoais do caso oblíquo se subdividem em dois tipos: osátonos, que não são antecedidos por preposição, e ostônicos, precedidos por preposição. Pronomes oblíquos átonos- Os pronomes oblíquos átonos são os seguintes:me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes


  • Carlos, o problema não está do fato da frase usar ISTO ao invés de ISSO, pois é assim que está escrito no texto original. O problema é a questão dizer que ISTO é um pronome RELATIVO quando ele é DEMONSTRATIVO

  • A - ERRADA

    Dica.: Usam-se as formas com "ss / Isso" para remeter àquilo que já foi dito. "Que nunca a decepcionasse. Foi isso o que ela lhe pediu".

    E as formas com "st / Isto" para apontar para o que será dito posteriormente. "Ouça isto: nunca me decepcione!"

    Fonte.: http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/noutraspalavras/ult2675u20.shtml

  • letra A errada-  ISTO-pronome demostrativo -Não Relativo como afirma a questão.

  • Sabiam que esta é a única questão da FAFIFA que trata de pronomes em todas as provas de nível superior já aplicadas? Difícil crer né, mas é o resultado do filtro.

     

    Ow Qcon, vamos dar uma melhoradinha nas classificações?