SóProvas


ID
1167082
Banca
UFMT
Órgão
MPE-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O Instituto Cultural Flauta Mágica (ICFM) surgiu em 1998, quando o maestro Gilberto Mendes apresentou à Secretaria Municipal de Cuiabá/MT um projeto que visava trabalhar teoria e prática musical com crianças das escolas públicas do local. O trabalho tem como base a utilização de uma metodologia pautada no prazer que a música e a dança oferecem, além de focar na aprendizagem em grupo, o que, segundo a metodologia, proporciona um aprendizado mais prazeroso e rápido. Já no ano seguinte, o projeto contava com 40 alunos que, com apenas seis meses de aulas e ensaios, já realizavam apresentações para o público da cidade. O maestro usou sua metodologia como agente transformador de realidades, como elemento de desenvolvimento social e cultural na comunidade do bairro Jardim Vitória, na periferia de Cuiabá/MT.

Sobre o trecho dado, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O verbo visar possui regências diferentes conforme o sentido que assume; no texto, o sentido é examinar, olhar, e exige preposição a.

( ) Os termos seguinte e cidade estabelecem coesão exofórica, pois retomam sentidos que se encontram fora do texto dado.

( ) Se o segmento com apenas seis meses de aulas e ensaios fosse colocado no final do período, não haveria exigência gramatical para o uso de vírgula.

( ) A palavra já, na primeira ocorrência, integra-se à expressão temporal no ano seguinte; na segunda, funciona como advérbio, indicando circunstância de tempo ao verbo realizar.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • (F) visar, no contexto, apresenta - como já dito - o sentido de almejar (lembrando, a título de complementação, que nesse caso não se usa o POA lhe como OI);

    (F) "seguinte" e "cidade" estabelecem coesão ENDOFÓRICA - dentro do texto;


    (V) o "já", na segunda ocorrência, é advérbio, pois modifica e amplia o verbo, apresentado um - dentre vários - valores semânticos.
  • Endofórica – relaciona termos dentro do texto.

    Exofórica – relaciona termos de fora do texto para dentro. Também é chamada de dêitica, díctica - (faz referência a algo externo, que não está no texto).

    Anafórica – faz referência a algo já dito anteriormente no texto.

    EX: Matei o presidente. Aquele homem governava com sangue.

    Catafórica – faz referência a algo que ainda será dito no texto.

    EX: Nossa meta é esta: PASSAR NO CONCURSO E SER NOMEADO!