SóProvas


ID
1196179
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que concerne aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, Saviani (1985, 1997, 2005, 2006, 2007) e Libâneo (1983,1990,1994, 2006) propõem uma reflexão sobre tendências pedagógicas. De acordo com a bibliografia referente à temática, julgue os itens a seguir:

I. A tendência tradicional foi a primeira a ser instituída no Brasil. Nesta, o professor é a figura central e o aluno é um receptor passivo dos conhecimentos considerados como verdades absolutas. Há repetição de exercícios com exigência de memorização.

II. A Tendência Renovadora Não-Diretiva é caracterizada por centralizar-se no aluno, de modo a valorizar as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta e o estudo do meio, tendo no professor a figura de um facilitador. Já na tendência Renovadora Progressiva, que tem em Anísio Teixeira o grande pioneiro, por meio da Escola Nova no Brasil, o método é centrado no aluno e a escola tem o papel de formadora de atitudes, preocupando-se mais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica.

III. A tendência Tecnicista (ou behaviorista) tem em Skinner o expoente principal. Neste método de ensino, o aluno é visto como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados através de associações. O professor é quem deposita os conhecimentos, pois ele é um especialista na aplicação de manuais, sendo sua prática controlada. Tal tendência articula-se diretamente com o sistema produtivo, com o objetivo de aperfeiçoar a ordem social vigente, que é o capitalismo, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho

IV. No que tange às Tendências Progressistas, tem-se que partem de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação e são condizentes com as ideias implantadas pelo capitalismo. O desenvolvimento e popularização da análise marxista da sociedade possibilitou o desenvolvimento da tendência progressista, que se ramifica em três correntes: libertadora, libertária, histórico-crítica.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Letra (C) correta.
    A tendência renovadora  não diretiva tem como defensor Anísio Teixeira, não a Renovadora progressiva como diz o texto II

    A tendência progressiva NÃO condizem com as ideias implantadas pelo capitalismo.
  • Gabarito: Letra C
    I. Na tendência tradicional o professor é a figura central e o aluno é um receptor passivo dos conhecimentos.
    III. A tendência Tecnicista articula-se diretamente com o sistema produtivo, ou seja, o aluno é visto como depositário passivo dos conhecimentos, e o professor é a figura que deposita os conhecimentos.

  • item II:

    os conceitos estão trocados e Anísio Teixeira é sim referência na tendência renovada progressivista. 

  • A II está bem bagunçada misturou tradicional com a as progressistas e a IV diz que a progressista é CONDIZENTE( A FAVOR DO CAPITALISMO) E NÃO É.

  • Renovadora não diretiva (Escola Nova) – Anísio Teixeira foi o grande pioneiro da Escola Nova no Brasil.

  • Conforme Libâneo e Saviani , existem 2 grandes linhas de pensamento pedagógico:Tendencias liberais e tendencias progressistas .

    TRADICIONAL:Nesta tendência o professor é a figura central e o aluno é um receptor passivo dos conhecimentos

    RENOVADORA PROGRESSIVA: Caracteriza-se por centralizar no aluno, considerado como ser ativo e curioso. Dispõe da ideia que ele “só irá aprender fazendo”, valorizam-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social. Aprender se torna uma atividade de descoberta, é uma autoaprendizagem.O professor é um facilitador.

         Renovadora não diretiva (Escola Nova) – Anísio Teixeira foi o grande pioneiro da Escola Nova no Brasil.É um método centrado no aluno. A escola tem o papel de formadora de atitudes, preocupando-se mais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica. E para aprender tem que estar significativamente ligado com suas percepções, modificando-as.

         Tecnicista – Skinner foi o expoente principal dessa corrente psicológica, também conhecida como behaviorista.o ALUNO é visto como depositário passivo.

    libertadora:Conhecida também como a pedagogia de Paulo Freire .Essa tendência vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido.

    Libertária: Parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático.

    Crítico social ou histórico-crítica:, acentua a prioridade de focar os conteúdos no seu confronto com as realidades sociais, é necessário enfatizar o conhecimento histórico.

    https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/tendencias-pedagogicas-brasileiras.htm

  • A (I) ESTÁ CORRETA.

    A ( II) ELES TROCARAM AS BOLAS.

    A(III) ESTÁ CORRETA.

    E A (IV) ESTÁ INCORRETA.