SóProvas


ID
1219828
Banca
FCC
Órgão
MPE-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à  questão. 

                                                        Juventudes

        Pois se ainda ontem eu era jovem, conforme me asseguravam, asseguro-lhes que ainda hoje minha juventude não acabou. Se viesse a acabar, estaria tão velho que não saberia disso – o que significa que serei eternamente jovem. Preciso acrescentar: nada tenho de especial, todos os jovens da minha idade (isto é, acima dos 60) sabem disso. Não adianta os espelhos (por que se espalham por toda parte?) pretenderem mostrar o contrário, jogar-nos na cara nossa imagem envelhecida. Nós sabemos que eles mentem, sabemos que não têm como refletir nosso espírito – daí se vingarem, refletindo tão somente o que aparece.

        Vou mais longe: não é que não envelheçamos, com essa mania que tem o tempo de nunca parar; na verdade, quanto mais anos vivemos, mais remoçamos. Alguns vivem até recuperar de vez – para nunca mais largar dela – a liberdade da infância. Enquanto lá não chego (esperando chegar), vou remoçando, remoçando, a ponto dos jovens de dezenove anos me pedirem mais moderação, mais compostura. Toda vez que fazem isso, surpreendo, no fundo de seus olhos, uma inveja incomensurável: inveja da minha adolescência verdadeira.

        É verdade que a natureza, que tem lá seus caprichos, gosta de brincar com nossa juventude de sexagenários. Ela faz, por exemplo, o chão parecer mais longe: custa-nos chegar a ele, para apanhar aquela moedinha. Brinca, ainda, com nosso senso de equilíbrio: um volteio mais rápido do corpo e parece que a Terra subitamente acelerou a rotação. E já não podemos saltar imitando um saci, sobre os quadrados marcados a giz na calçada das brincadeiras: mesmo duas pernas mostram-se insuficientes para retomar o equilíbrio.

        Enfim: valha esta mensagem para todos os jovens que ainda acreditam na velhice. Bobagem, meus amiguinhos: a velhice não chega nunca, é mais uma ilusão da juventude. Não adianta o corpo insistir em dar todos os sinais de mau funcionamento, inútil insistirem as bactérias em corromper nossos tecidos, inútil os olhos perderem a luz de dentro e a luz de fora: morremos sempre jovens, espantados por morrer, atônitos com essa insistência caprichosa e absurda da natureza, de vir ceifar nossa vida exatamente quando desfrutamos do esplendor de nossa juventude mais madura.

(Adamastor Rugendas, inédito)


O mau emprego do elemento sublinhado torna incoerente a seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • Significado de Conquanto:

    conj. Gramática. Conjunção utilizada para relacionar duas orações, sendo que a oração subordinada contém um fato contrário ao que foi afirmado na oração principal; embora, se bem que: continuou trabalhando, conquanto exausto; aparenta riqueza, conquanto seja pobre.
    (Etm. com + quanto)


    Significado de Obstante:

    adj. Algo ou alguém que impede; que obsta.
    loc. adv. Não obstante. Apesar de tudo isso; ao contrário do que se esperava.
    loc. prep. Não obstante (a). Apesar de; sem embargo de; a despeito de.
    (Etm. do latim: obstans)


    Significado de Porquanto:

    conj. coord. Utilizada para unir orações e/ou períodos que possuam as mesmas características sintáticas.
    Tendo em conta o sentido, pode ser utilizada como conjunção explicativa, explicando ou justificando aquilo que havia sido dito/escrito anteriormente; porque ou visto que: não foi ao casamento, porquanto perdeu o avião. 
    (Etm. por + quanto)


    Significado de Despeito:

    s.m. Sensação de ressentimento ocasionada por uma falta de consideração, por uma humilhação, por sofrer injúrias etc.
    Desprazer causado pela predileção dada a outra pessoa ou causada por uma decepção: o despeito que ele sentiu após ser abandonado foi enorme. 
    A despeito de. Apesar de: a despeito do bom resultado no jogo, o time não conseguiu avançar no campeonato. 
    (Etm. do latim: despectus.us)


    Significado de Benesse:

    s.m e s.f. Emolumento paroquial - gratificação recebida pelos eclesiásticos, pé-de-altar.
    Benefício, ganho, vantagem recebida sem trabalho ou empenho. 
    Ofício pelo qual se recebe bem, mas se trabalha pouco - sinecura. 
    Figurado. O que se oferece - dádiva. 
    Figurado. Lucro que não advém de trabalho ou esforço.
    Figurado. Circunstância vantajosa: a benesse da juventude. 
    (Etm. do latim: bene + esse)


    Fonte: dicionário online de português (http://www.dicio.com.br/)


    Gabarito: alternativa E.
  • e-

    PARA NAO ESQUECER PORQUANTO & CONQUANTO:

     

    porquanto - porque
    conquanto - contudo