SóProvas


ID
1375024
Banca
FUNCAB
Órgão
SEFAZ-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Em 2013, uma autarquia estadual prestadora de serviços públicos, localizada em imóvel de sua propriedade, recebeu notificação de cobrança amigável do Município de Salvador para pagamento do IPTU e da TRSD, respectivamente aos anos de 2010 a 2013. Em processo administrativo, a autarquia estadual alega que a cobrança é indevida, pois goza de imunidade recíproca. Esse entendimento não foi acatado totalmente pelo Município, que reconheceu a imunidade somente ao IPTU após a verificação dos requisitos constitucionais e legais. Marque a alternativa que justifica o entendimento do Município.

Alternativas
Comentários
  • CF/88 Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

    VI - instituir impostos sobre:a) patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros; 
  •  TRSD (Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares) ''Taxa do Lixo''

  • De acordo com o STF (RE 613.287), " a imunidade tributária recíproca não engloba o conceito de taxa, porquanto o preceito constitucional (CF, art. 150, VI, "a") só faz alusão expressa a imposto".

  • a) CORRETO

    b) ...restituição total ou parcial do tributo que pagou, inclusive da TRSD. (não há imunidade recíproca para taxas)

    c) eis que isenção e imunidade são (ERRADO) autoaplicáveis aos entes públicos. 

    d) ...pois goza de imunidade recíproca sobre tributos. (somente impostos)

    e) ...que abrangerá as taxas e as obrigações acessórias. (somente impostos)

  • CÓDIGO TRIBUTÁRIO DE PALMAS/TO

    Art. 93 São isentos:

    I - da Taxa de Coleta de Lixo os mesmos contribuintes que forem considerados isentos do IPTU, na forma do art. 20 desta Lei Complementar;

    II - de todas as Taxas de Expediente e Serviços, os órgãos municipais, estaduais e federais dos poderes executivo, legislativo e judiciário, inclusive suas autarquias e fundações.