-
Gabarito: e) Balanced Scorecard - BSC, no qual são utilizados os mapas estratégicos, onde devem ficar clara a visualização da estratégia e as relações de causa e efeito.
-
Os outros itens não se referem a "avaliação de desempenho organizacional". Alt. E
-
Gabarito E
O "x" dessa questão é se ater a avaliação de desempenho organizacional. Realmente das alternativas só o BSC que se remete a avaliação de desempenho.
-
Lembrando que a ferramenta que viabiliza o "mapa" de causa e efeito (espinha de peixe) é o Diagrama de Ishikawa.
O mapa estratégico permite que se relacione as ações estratégicas dentro das 4 perspectivas, o que, por consequência, se interpreta uma relação de "passo a passo" (causa e efeito).
-
Qual é o erro da C? Outra: BSC tem como premissa o alinhamento estratégico, mas a FCC foi cruel ao falar relações de causa e efeito. Aí é demais...
-
Uma das principais críticas ao BSC é a dificuldade de visualizar causa e efeito... Não entendi a banca...
-
"A partir de uma visão balanceada e integrada de uma organização, o BSC permite descrever a estratégia de forma muito clara, por intermédio de quatro perspectivas: financeira; clientes; processos internos; aprendizado e crescimento. Sendo que todos se interligam entre si, formando uma relação de causa e efeito."
Sobre a letra C, acho que que erro está em dizer que o ERP se vale de sistemas integrados, já que os sistemas são independentes e interligados por um servidor.
http://osistemaerp.blogspot.com.br/
-
GAB - E
- ..."o grande diferencial do BSC está em possibilitar a comunicação da missão e da estratégia da empresa de forma objetiva, através de indicadores financeiros e não financeiros definidos a partir dos objetivos estratégicos e de metas que interagem entre si em uma estrutura lógica de causa e efeito; ou seja, seu diferencial não está na aplicação de indicadores não financeiros, pois estes já eram utilizados amplamente, mas sim na interação entre estes indicadores e a visão e estratégia da empresa. _ Silva (2003, p. 62) baseando-se em Kaplan e Norton (1997)"...
A seguir quadro com base em Silva (2003) e em Prado (2002) para exemplificar as perspectivas abordadas pelo BSC e a relação de causa e efeito entre os diferentes indicadores que o compõem: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/09/BSC.jpg
http://www.infoescola.com/administracao_/balanced-scorecard/
-
VANESSA IPD,
É copia e cola do Paludo:
O BSC corresponde a um sistema de avaliação de desempenho organizacional que contempla indicadores financeiros e não financeiros, que fornecem uma visão equilibrada das diversas áreas da organização, com vistas a avaliar a sua efetividade...
A metodologia do BSC foi aprimorada mediante a inserção de “mapas estratégicos”, com o objetivo de melhorar “a visualização da estratégia” e as “relações de causa e efeito entre as perspectivas, proporcionando a integração dos objetivos de cada uma delas de acordo com o foco de metas financeiras e dos clientes”
A FCC só foi sacana de parar na parte "relações de causa e efeito"...o que deixa a alternativa com margem para várias interpretações...
No meu entendimento, a letra C está errada porque ERP NÃO é uma metodologia de avaliação de desempenho organizacional! Um exemplo de ERP é o sistema SAP, que contém todas as informações das diversas áreas da empresa de forma integrada, mas não consigo vê-lo como uma metodologia de AVALIAÇÃO de DESEMPENHO organizacional.
-
A letra c) pode chamar a atenção num primeiro momento, mas trata-se de tecnologia e não de metodologia. Portanto, a resposta mais adequada está na e).
-
O Kaizen é uma filosofia de qualidade. Diagrama de Ishikawa está relacionado a causa e efeito. Tanto a FCC quanto a CESPE adoram entrelaçar o Kaizen com o ciclo PDCA.