SóProvas


ID
1467091
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão tomou   por base o seguinte texto, de Ana Paula de Oliveira e Claudia Lima de Albuquerque:

                      UM PANORAMA DO RECÔNCAVO BAIANO: SOCIEDADE, ECONOMIA E CULTURA

       A região conhecida como Recôncavo Baiano, localizada no estado da Bahia, mais precisamente ao entorno da Baía de  Todos os Santos, é um dos primeiros pedaços de terra pisados pelos portugueses, logo que aportaram em solo americano. Deu-se aí a origem de uma das mais ricas regiões do nosso país, tanto em relação à natureza, como culturalmente, a qual  comporta em seu território uma ampla mistura de povos, que aqui se uniram deixando suas marcas na cultura, na culinária e  na arquitetura, contribuindo para a complexidade e singularidade cultural existente. Relata este artigo um pouco da história,  economia e sociedade, dando ênfase à população local.
        Apontar exatamente as cidades que compõem esse território não é uma tarefa fácil (...). Para tal, é preciso levar em conta diferentes classificações de Recôncavo, seja ela a do Território de    Identidades, que considera 33 cidades ou a do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que identifica 20 municípios ocupando uma área de 5.250,51 km² do estado da Bahia. Porém, levando em consideração que muitas cidades da região estabelecem entre si importantes relações e  formam uma complexa rede urbana, consideraremos neste estudo alguns dos 89 municípios baianos localizados na área que  circunda a Baía de Todos os Santos e que mantêm relações econômicas, políticas, culturais, sociais e identitárias,  alavancadas principalmente pelos meios e veículos de comunicação e de tecnologia. Segundo CORRÊA (1997, p. 93)

         [...] a rede urbana constitui-se no conjunto de centros urbanos funcionalmente articulados entre si. É, portanto, um tipo particular de rede na qual os vértices ou nós são os diferentes núcleos de povoamento dotados de funções urbanas, e os caminhos ou ligações os diversos fluxos entre esses centros.

        Nesses municípios estão localizadas cidades de grande importância na região, como é o caso de Santo Antônio de  Jesus, que se destaca economicamente devido ao forte comércio e à geração de serviços. Conta hoje com mais de duas mil  empresas, sem considerar o comércio informal. Cruz das Almas e Cachoeira também têm grande relevância, ambas passam por mudanças econômicas e de organização territorial devido às influências causadas pela instalação da Universidade Federal  do Recôncavo da Bahia (UFRB).

                                           FONTE: http://www.narradoresdoreconcavo.com.br/index/reco... [adaptado]

Na frase final da citação colocada no artigo, lê-se: “É, portanto, um tipo particular de rede na qual os vértices ou nós são os diferentes núcleos de povoamento dotados de funções urbanas, e os caminhos ou ligações os diversos fluxos entre esses centros."

Observe as seguintes afirmações sobre ela:

I) A palavra “portanto" estabelece um elo lógico conclusivo em relação ao trecho precedente.
II) O pronome pessoal “nós" costuma ser empregado em textos acadêmicos.
III) A omissão da forma verbal “são" no segmento final da frase é um recurso estilístico.
IV) O demonstrativo “esses" retoma a palavra “povoamento".

Assinale a única alternativa que aponta quantas dessas afirmações estão corretas.

Alternativas
Comentários
  • Gab. B - Três delas estão corretas. 

    Acredito eu, que a única errada é quando se diz: II) O pronome pessoal “nós" costuma ser empregado em textos acadêmicos. 

  • GAB. B

    Já eu discordo da Gabrielli, Acredito que na assertiva IV o pronome "esse" refere-se aos "diferentes núcleos de povoamento dotados de funções urbanas" cujo núcleo da oração é a própria palavra 'NÚCLEO'

  • Discordo do gabarito. Apenas a I e a III estão corretas. A IV está errada porque não retoma povoamento e sim aponta (demonstra) centros. Gabarito C.

  • Rs ... aiai e eu que achava que o CESPE era o terror do mundo ... mas num é não 

  • Concordo com Você Adilson. O pronome demonstrativo "esses" no enunciado não retoma a palavra povoamento. Portanto, marcaria a letra C.

  • Eu nunca usei nos meus textos, sempre impessoal, além disso como comentado a IV está errada essa banca sei não.

  • O trabalho científico deve ter um caráter formal e impessoal. Por conta disso, deve-se evitar a construção da oração na primeira ou terceira pessoa do singular. Assim, por exemplo, deve-se utilizar as seguintes expressões: "conclui-se que", "percebe-se pela leitura do equipamento", "é válido supor", "ter-se-ia de dizer", "verificar-se-á" etc.

    Fonte: http://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/index.php/Dicas_para_escrita_de_texto_cient%C3%ADfico

  • até onde eu sei, devemos ser impessoais, mas tb temos que  evitar o uso de "nós" em textos academicos. 

  • Gabarito: B

    I, III e IV = Corretas

    II = Errada 

    Segundo Müller e Cornelsen (2003), [...] as qualidades exigidas da linguagem científica são: precisão, clareza, imparcialidade, coerência e impersonalidade. Assim, recomenda-se o uso de verbo na terceira pessoa, evitando-se pronomes da primeira pessoa tanto no plural como no singular [...]. (MÜLLER; CORNELSEN, 2003, 92, destaque nosso)

  • Discordo do gabarito. A meu ver, a II e a IV estão erradas.

  • Obs: "nós", na citação, é o plural da palavra nó, que está em conotação com núcleos de povoamento.

  • Também coloquei C como resposta, esse item IV não está certo nem aqui nem na China. MEO DEOS... CADA BANCA UMA PIOR QUE A OUTRA.

  • vamos pedir por favor comentários do PROFESSOR.

  • Endendi com Adilson Barbosa : " Discordo do gabarito. Apenas a I e a III estão corretas. A IV está errada porque não retoma povoamento e sim aponta (demonstra) centros. "

  • caralho... esses (no plural) retoma povoamento (no singular)...

    difícil hein, Funrio!!! VSF

  • Eu acertei o gabarito, pois considerei a assertiva IV como errada, e as demais como corretas. Eu estou errado? Se alguém puder esclarecer!!

  • Rapaz, essa banca bota pra lá no português, viu