SóProvas


ID
1477390
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Eleições no Brasil

   As eleições no Brasil são realizadas através do voto direto, secreto e obrigatório. A primeira eleição da qual existem registros no Brasil, ocorreu em 1532, por meio da qual foi escolhido o representante do Conselho da Vila de São Vicente.

   Atualmente no Brasil ocorrem eleições a cada dois anos, sempre nos anos pares. À exceção do cargo de senador, que tem mandatos com duração de oito anos, os demais cargos eletivos têm mandatos de quatro anos. Como as eleições ocorrem a cada dois anos, os cargos eletivos são disputados em dois grupos, da seguinte forma: eleições federais e estaduais – para os cargos de: Presidente da República (e vice), Senador, Deputado Federal, Governador (e vice) e Deputado Estadual; eleições municipais – para os cargos de Prefeito (e vice) e Vereadores.

   As eleições ocorrem no primeiro domingo de outubro. Os cargos correspondentes ao Poder Legislativo (Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais e Vereadores) são disputados em turno único. Para os cargos do Poder Executivo (Presidente, Governadores e Prefeitos), pode haver segundo turno, a ser realizado no último domingo de outubro.

   Os candidatos a qualquer cargo são filiados a algum dos mais de 30 partidos políticos legalizados existentes no país, cada um com uma ideologia política. Todos os partidos recebem recursos do fundo partidário, acesso aos meios de comunicação (rádio e TV), e direito ao horário eleitoral durante as campanhas.

   O processo eleitoral é organizado pela Justiça Eleitoral, que é composta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cuja sede é em Brasília, pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE), sendo um em cada estado, território ou Distrito, pelos Juízes Eleitorais e pelas Juntas Eleitorais. Todos estes órgãos são regidos pelo Código Eleitoral, que estabelece as competências de cada órgão/segmento.

   Segundo a Constituição Federal, em seu artigo 14, o voto é facultativo para os analfabetos, aos maiores de 70 anos e para os maiores de 16 anos e menores de 18 anos. É obrigatório para os cidadãos entre 18 e 70 anos, sendo necessário justificar a ausência em qualquer seção eleitoral, no dia da eleição, sob pena de multa.

   Desde 2000, com o uso das urnas eletrônicas, as eleições brasileiras passaram a ser totalmente informatizadas, o que permite que atualmente sejam consideradas as eleições mais rápidas e atualizadas do mundo.

(Disponível em: http://www.infoescola.com/direito/eleicoes‐no‐brasil/. Acesso em: 10/03/2015.)

“Todos os partidos recebem recursos do fundo partidário, acesso aos meios de comunicação (rádio e TV), e direito ao horário eleitoral durante as campanhas.” (4º§). Quanto à transitividade, o verbo receber pode ser classificado como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B - o  verbo receber é transitivo direto. Não há complemento com o objeto indireto (preposição).

  • Pessoal, estou com grande dificuldade em entender o porquê "do fundo partidário" ser adjunto adnominal de "recursos".  Acho que estou viajando na dica do Abstrato e concreto. Alguém poderia ajudar-me a esclarecer ou parar de viajar? Obrigada.

  • caro amigo!

    o recurso dá ideia de posse ,entao, é adj adnominal . repare que o recurso é de quem ? do fundo partidário(posse)

    e o verbo receber é vtd ok! 

  • O verbo “receber” é, aparentemente, bitransitivo, pois Quem recebe, recebe algo de alguém. Há, porém, a indicação de posse, portanto “algo de alguém” é o objeto direto do verbo “receber”: Quem recebe, recebe algo; o “algo” – objeto direto – é “recursos do fundo partidário”, em que " recursos ” é o núcleo do objeto direto e “do fundo partidário” é o adjunto adnominal.

  • A analise de um verbo depende do ambiente sintatico em que ele se encontra. Um verbo que aparentemente seja transitivvo direto pode ser na verdade intransitivo, caso nao haja complemente.

    ex.: o pior cego e aquele que nao quer ver.

    ver: aparentemente VTD( quem ve, ve algo). Ocorre porem que nao ha algo.  o "algo " nao aparece na oracao. Nao ha portantto objeto direto. Assim o verbo e inttransito. 

    o msm acontece com o verbo receber na questao

    fonte: http://www.gramaticaonline.com.br/page.aspx?id=9&iddetalhe=265&idsubcat=58&idcateg=3

  • recurso no caso e somente VTD e nao VTDI. tambem errei. Porem, e com os erros que aprendemos.

  • Gostaria que o professor esclarecesse o motivo de 'do fundo partidário' não ser objeto indireto

  • Nos casos de "Algo de alguém", o verbo parece ser bitransitivo; porém há relação de posse com o "algo". Neste caso, o verbo é, unicamente, transitivo direto; e o "de alguém" é um adjunto adnominal (função sintática dentro de outra). 

    Gabarito LETRA B:

  • GABARITO LETRA B,


                     Colegas, tentarei fazer uma análise bem simples para tentar dirimir as dúvidas que restaram, na minha opinião, questão de difícil raciocínio. Vamos à análise: primeiramente, ressalto que errei a questão, raciocinei erroneamente como muita gente, acreditando que o verbo receber, no contexto, era VTDI: "Receber algo de alguém".  Como alguns colegas bem mencionaram, a transitividade do verbo é analisada no contexto em que está empregado, não possuindo uma classificação totalmente isolada da frase. No caso em tela, o verbo é Transitivo Direto, pois o seu objeto é recursos. O fragmento: "do fundo partidário", é classificado como adjunto Adnominal porque está  determinando, especificando, explicando o substantivo. Porque o termo não é um Complemento Nominal? Porque seu valor é ativo, vejam: O recurso é do fundo partidário e não o contrário. Espero ter contribuído!


    BONS ESTUDOS.

  • Todos os partidos recebem ISSO (algo). VTD

    Do fundo partidário, todos os partidos recebem recursos (...) "Do fundo partidário" - AD ADV. 

    Analisar de maneira fria e estrutural dentro de um contexto.

  • Gente; didaticamente: "do fundo partidário é adjunto adverbial de lugar". Todos os partidos é o sujeito da oração cujo verbo "recebem/receber" tem como  complemento (algo) - objeto direto = "recursos". O verbo é transitivo direto.

  • Alguém poderia explicar o porquê do verbo   não ser VTDI..pois fazendo a pergunta: recebendo o quê?  Recursos----- De quem ?  Do fundo partidário...

  • BEM, VOU FAZER UM COMENTÁRIO AQUI.

    LETRA B, 

    O ASSUNTO É PREDICAÇÃO VERBAL

    TODOS OS PARTIDOS RECEBEM RECURSOS DO FUNDO PARTIDÁRIO. 

    Explicação:  todos os partidos ( sujeito)   recebem algo ( recursos é OD) agora do fundo partidario é adj adnominal ( = adjetivo, é a função do próprio adjeitvo é caracterizar os recursos são do tipo fundo partidario).

    recursos partidários ( = do fundo partidário) *

    (*) substitui ( perceberam que "partidários caracterizou o tipo de recursos)

    bons estudos! 

     

    (adriano camilo) ver o comentário aqui para lhe ajudar nessa duvida...

  • Minha dúvida é quanto a isso:

    Todos os partidos recebem recursos do fundo partidário, acesso aos meios de comunicação(...)

    ...recebem acesso aos meios de comunicação...

    Neste caso não teríamos um verbo transitivo direito e indireto?

  • T.D, sempre olha o verbo ( os partidos recebem) ... recebem o que, quem recebe, recebe alguma coisa !!!1

  • Já saí procurando o "OD",sem dúvida!

  • Fernando Souza, sobre sua dúvida: "aos meios de comunicação" não está relacionado ao verbo receber e sim a "acesso". Portanto, não é complemento do verbo.

    As perguntas nesse caso são: recebem o quê? acesso. Acesso ao quê? aos meios de comunicação. Note que a última pergunta foi feita ao termo "acesso" e não ao verbo "receber". Espero ter ajudado. 

  • Gabarito B

    Observe: Neste caso, quem recebe, recebe algo.

    Todos os partidos [sujeito] recebem [verbo transitivo direto - V.T.D.] recursos do fundo partidário [objeto direto - O.D.].

    http://portuguescomentado.blogspot.com.br/2015/04/consulplan-transitividade-verbal.html

     

  • ... do fundo partidário    - não seria OI do verbo receber???    

     

    recebeu algo "de" alguém... 

     

    fiquei na dúvida com o gabarito LETRA B

  • Acredito que muita gente (assim como eu) achou que se tratava de VTDI por causa da preposição no objeto. No entanto, o objeto direto também pode conter preposição. É o caso do objeto direto preposicionado. Vejamos a diferença:

     

    - O objeto indireto é precedido de preposição exigida por verbo transitivo indireto;

     

    - O objeto direto preposicionado é precedido de preposição exigida por ele mesmo (pelo objeto), ou seja, a preposição não provirá do verbo, que continua sendo transitivo direto.

  • Questão não clara.... quanto à transitividade, está se referindo a essa questão então? A esse contexto??

    Complicado, pois pode ser VTD ou VTDI.. mas pelo comentário do Arenildo, são OD em séries.

  • Todos os partidos recebem recursos do fundo partidário

    Quem recebe, recebe alguma coisa: RECURSOS de alguém: DO FUNDO PARTIDÁRIO não é alguém.

  •  

                IDENTIFICAR OS VERBOS: 

     

    -            VTI  =       PEDE PREPOSIÇÃO !!!!      PREPOSIÇÃO  DE /EM

     

                  QUEM PROTESTA, PROTESTA CONTRA ALGO OU A ALGUEM.    

                                     

                 Elas protestam contra os fatos da realidade, os poderes.

     

     

              -       VTD            O QUÊ  = ALGUÉM ou ALGUMA COISA =    

     

      SEM o "A" alguém

     

                                              QUEM COMPARTILHA, COMPARTILHA O QUÊ

     

                                                     QUEM CELEBRA, CELEBRA ALGO.

     

     

     

    -         VTDI         =                        QUEM

     

    -            VI  =        NÃO PEDEM COMPLEMENTOS

     

                             

    -         VERBOS INTRANSITIVOS:    caiu, comeu, morreu, chegou, acordou ...    

     

    -     VERBOS DE LIGAÇÃO:     ser, estar, ficar, andar, parecer, continuar

     

     

    -        VERBOS IMPESSOAIS:      Exemplo: haver com sentido de existir    

     

     

     

     

     

    OBJETO DIRETO  PREPOSICIONADO      

     

                                                                           QUEM AMA, AMA A DEUS

                                                                           QUEM AMA, AMA AO PRÓXIMO

                                                                            QUEM CULPA, CULPA ALGUÉM

     

    Q644949

    O objeto regido ser constituído de oração infinitiva. 

     

    Normalmente, a regência do verbo "aprender" é a de um verbo transitivo direto (não tem preposição): "aprendi inglês"; "aprendi cálculo". Porém, quando seu objeto é uma oração infinitiva (que tem como núcleo um verbo no infinitivo - "ler", no caso apresentado), o verbo deve ser regido por preposição: "aprendi a ler (...)".

  • recebem recursos do fundo partidário

    recursos = OD

    do fundo partidário - não é OI, mas complemeta substantivo recursos

  • A questão é falha pois não faz referência à transitividade do verbo no contexto da frase, mas em sua forma "pura" sendo assim infere-se que repeita a transitividade e intransitividade, ou seja, se o enunciado se restringirsse à oração em destaque o gabarito seria B, mas como não faz especificação, cabe a regra geral. Qualquer banca séria, como ESAF e CESPE consideram suas questões neste sentido.

  • Questão mal formulada e deveria ser anulada, pois dá margem a dupla interpretação. O verbo "receber" pode ser VTDI, porém, no contexto da oração em questão, seria apenas VTD. Caberia à banca especificar que a análise desejada se referia apenas ao contexto dessa oração citada.

  • Todos os partidos recebem(VTD)  recursos(OD)  do fundo partidário.

     

    " Do fundo partidário " refere-se a recursos. Recursos é substantivo concreto, ao meu ver isso é Adjunto Adnominal.

     

     

    Algum prof. confere?

  • Às vezes ao fazer pergunta ao verbo acabamos errando, conforme dito pelo colega, dependerá do contexto. Aprendi com um professor que a melhor forma de identificar se é objeto direto, sujeito, obj. indireto, é tentar substituir o termo por um substantivo, nesse caso, para resolver a questão, substitui da seguinte forma:

     

    Todos os partidos recebem DINHEIRO

    Todos os partidos recebem  PRESENTES

     

    Dessa forma, no contexo só é verbo transitivo direto. 

  • Bo tarde,

     

    Em relação a regência dos verbos, deve-se tomar muito cuidado para não achar que os adjuntos são objetos (indiretos)

     

    “Todos os partidos recebem (quem recebe, recebe algo VTD) recursos do fundo partidário (de que lugar vem os recursos ? "do fundo partidário" adjunto adnominal), acesso aos meios de comunicação (rádio e TV), e direito ao horário eleitoral durante as campanhas.”

     

    Bons estudos

  • Verbos transitivos diretos----->    Comprar, ter fazer, colher, nascer, viver, e nosso exemplo( Receber)

  • Professor de português falando "SEJE" aos 03:00.... Acaba nao mundão!!11!um!1

  • Como identificar se o verbo é transitivo direto?Pelo Objeto?Como assim?

     

  • Recebem (VTD) recursos (OD) dos fundos partidários (Adjetivo) No contexto se torna adjetivo pois restringe de onde vem os recursos
  • Resposta do professor do QC: Não existe classificação fixa de transitividade verbal. Sempre vai depender do contexto. Do fundo partidário= adjunto adnominal de recursos. .... recursos do fundo partidário = objeto direto de receber. Questão classificada como difícil pelo professor. Foco Força e Fe!!!
  • Autorizaram a construção do prédio. (aqui temos autorizar como verbo transitivo direto. "Do prédio" é um adjunto adnominal. Aqui só especifica: construção de que? de um prédio) autorizaram a construção do engenheiro. (Aqui temos autorizar como verbo transitivo direto e indireto. "Do engenheiro" funciona como complemento nominal. De quem é a construção? Do engenheiro.) Na questão, "do fundo partidário" só está especificando o recurso. É recurso de que? Do fundo partidário. O fundo partidário não é o dono do recurso. Mas, venhamos e convenhamos, frase super ambígua.
  • VERBOS TRANSITIVOS

    São vernos nocionais (exprimem uma noção), não tendo sentido completo, necessitam de um complemento para que possam constiruir o predicado. Os verbos transitivos subdividem-se em transitivos diretos, transitivos indiretos e transitivos diretos e indiretos.

    a. transitivo direito: exigem complemento sem preposição obrigatória (objeto direto).

    Os alunos (sujeito) compraram (vtd) livros (od).

    b. transitivos indiretos: exigem complementos com preposição obrigatória (objeto indireto).

    Os alunos (sujeito) gostam (vti) de jogos (oi).

    c. transitivos direitos e indiretos: exigem dois complementos: um sem e outro com preposição obrigatória (objeto direito e indireto).

    Os alunos (sujeito) ofereceram (vtdi) flores (oi) a todas as mães (oi).

    Fonte: Minigramatica Ernani Terra.

     

  • "Todos os partidos recebem recursos do fundo partidário"

    do fundo partidário é um termo restritivo, quem exerce essa função na língua são os ADJETIVOS, portanto não poderia jamais ser objeto. É adjunto adnominal.

    _______________________________________________________

    Um exemplo no qual o verbo seria VTDI é: 

    "Todos os partidos entregaram recursos aos políticos"

    Aí sim teríamos 2 objetos, pois a preposição "a" não restringe, mantendo "políticos" com a classificação de objeto na oração. 

  • enfim, CONSULPLAN

  • Caberia recurso, visto que a banca não deixou claro se era pra analisar quanto ao contexto ou no sentido amplo.

    Conforme o gabarito, o enuniado deveria ser assim: Quanto à transitividade NO REFERIDO CONTEXTO, o verbo receber pode ser classificado como". Aí sim, o gab B estaria correto, porque quem recebe, recebe ALGUMA COISA = VTD

     

    Seria a "D" se o contexto fosse GERAL, pois quem recebe, RECEBE ALGO DE ALGUÉM = VTDI

     

  • Como ter certeza de que "do fundo partidário" não é objeto indireto de "receber"?

    Repare que, nos verbos bitransitivos, é possível inverter a ordem dos objetos, sem prejuízo à correção gramatical ou ao sentido.

    Exemplo 1: Ele ofereceu comida aos pobres. Ele ofereceu aos pobres comida.

    Exemplo 2: Ele disse ao amigo que amava a namorada. Ele disse que amava a namorada ao amigo

    É possível deslocar o termo "do fundo partidário"?

    Não, não é. "Do fundo partidário" é adjunto adnominal de "recursos", devendo ser lido como um único objeto. Fica bastante estranho ler "Todos os partidos recebem do fundo partidário recursos".

    Conclusão: "receber" só pode ser transitivo direto.

  • Precisamos ficar esperto com os adjuntos adnominais, os complementos nominais e os adjuntos adverbiais. São verdadeiras cascas de banana em relação aos complementos verbais.