-
A letra b também tem erros...
a oração pode até ficar entre vírgulas...mas existe um erro de pontuação pois não se coloca vírgula após o pronome relativo que. O " que " deveria estar entre vírgulas ou após ela.
Porém a letra D é a mais errada...não deixa dúvidas...
O pronome demonstrativo "isso" se refere ao cigarro, ao seu consumo, ao seu vício...Isso dá grandes lucros para a indústria do tabaco...isso o que ? não produz ambiguidade.
-
Luciano, pode haver vírgula após o pronome "que", como no texto. Se há um aposto explicativo ou uma oração deslocada, por exemplo, deverá haver vírgula. Já a vírgula antes é papo de oração subordinada explicativa (com vírgula) ou adjetiva (sem vírgula).
-
Apenas uma correção: o comentário da colega Daniele está perfeito, mas o gabarito é a letra D.
-
Luciano, quando há intercalação, o uso das duas vírgulas não há óbice. Agora, caso fosse retirada a segunda vírgula, realmente ocorreria o erro.
-
b) no caso há uma oração subordinada adverbial reduzida de particípio, que como veio no meio da oração principal, deve ser intercalda.
d) na minha interpretação, a ambiguidade está em "Os cigarros estão entre os produtos de consumo mais lucrativos do mundo... " e "viciam a maioria dos consumidores e muitas vezes os matam ."
qual dessas duas idéias é retomada pelo demonstrativo "isso" ?
por que dá mais lucro? o fato de serem mais lucrativos, ou de viciarem as pessoas..?
bons estudos.
-
Concordo com a ambiguidade apontada pelos colegas, so discordo do "inadequada"! Vejo que reforçou a ideia q autor quis passar, e talvez nem seja acidental... Claro, nao havia outra alternativa a marcar.
-
Isso , gera ambiguidade porque não se sabe se o cigarro gera lucro porque é um produto que vicia rapidamente e as pessoas compram ou se o cigarro é um dos produtos mais lucrativos, segundo a revista de economia, devido ao seu" custo de produção."
-
O termo isso não produz ambiuidade porque simplesmente ele se refere ao ciclo do cigarro que foi criado no trecho anterior. Como confirmação ele traz logo em seguida a relação da empresa e dos clientes com o cigarro.
Isso dá grandes lucros para a indústria do tabaco
, e
Isso dá enormes prejuízos para os clientes.
-
Se o treinamento for duro, o combate será fácil...
-
A FGV bota 30 milhões de questões em que temos que identificar a que se referem os pronomes demonstrativos, muitas vezes em situações absurdas, e então traz uma questão como essa falando em "ambiguidade". Sinceramente, o gabarito dessa questão deveria ser usado como argumento para anular metade das questões sobre pronome da FGV, dados os frequentes enunciados ambíguos.
-
Ambiguidade na cabeço do doente que fez essa questão !
-
Não tem nada de ambiguidade. O que gera lucro para indústria do tabaco? O consumo do cigarro que por consequência gera vício na maioria dos consumidores. Gera grandes prejuízos para as pessoal. O que? O vício no cigarro. Tudo gira em torno do vício. Porque se as pessoas consumissem o cigarro, mas não fossem viciadas, não geraria lucro e não causava tantos danos nem morte. Questões do cespe meu rendimento é de 80%, na FGV é de uns 20 a 30%.
-
E que a decisão é irrecorrível!