SóProvas


ID
1569931
Banca
CEPERJ
Órgão
FSC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao abordar o tema dos estudos socioeconômicos no âmbito do Serviço Social, Mioto (2009) afirma que estes estudos, na trajetória do Serviço Social, tiveram um grande desenvolvimento técnico no período de consolidação da profissão, por meio da apropriação de um dado marco conceitual, o qual se refere:

Alternativas
Comentários
  • "Os estudos socioeconômicos na trajetória do Serviço Social brasileiro tiveram um grande desenvolvimento técnico no período da consolidação da profissão, através da apropriação do marco conceitual do Serviço Social americano e particularmente do Método do Serviço Social de Caso. De acordo com Nicholds (1969), tinha como objetivo realizar o ajustamento dos indivíduos a seu meio, cooperando com eles a fim de beneficiá-los e também a sociedade em geral. Enquanto “método de tratamento”, incluía a necessidade de diminuir ou resolver o problema trazido pelos “clientes” e, se possível, modificar as dificuldades e complicações fundamentais. Esse “método” previa que, quando um “cliente” pedia auxílio, era necessária a realização do estudo social de caso, numa primeira etapa, posteriormente o diagnóstico e por último o tratamento." Mioto, 2009

  • Os estudos socioeconômicos estão presentes como ação dos assistentes sociais desde os primórdios da profissão, quando a mesma era ainda conservadora, pautada em perspectivas positivistas. O Serviço Social constituído nos Estados Unidos e, especificamente, o método cunhado de Serviço Social de Casos, propunha a realização de estudos socioeconômicos como uma das etapas desse método. Esse método visava integrar o indivíduo na sociedade, minimizar os desajustamentos sociais, através da realização de um estudo social de caso e, após, o diagnóstico e o tratamento. A profissão ainda conservadora nesse período entendia  a questão social como fatos sociais e natural de toda sociedade, buscando promover o ajustamento dos indivíduos com desvios de caráter, personalidade, etc. Atualmente os estudos socioeconômicos constituem competência profissional do assistente social, conforme disposto na Lei de Regulamentação da Profissão (Lei n. 8.662/1993), em seu Art. 4º, inciso XI. Porém, destacamos que a direção impressa ao se realizar esse estudo na atualidade é completamente distinta daquela que possuía a profissão em sua gênese no país.


    RESPOSTA: A
  • Errei ... Mas a resposta correta é  letra A - Consolidação da profissão = conceitual S. S. Americano, método serviço social de caso.

  • Lembrando que os estudos socioeconômicos não são privativos do Serviço social e sim competências.

  • Texto: Estudos Socioeconômicos - Regina Célia Tamaso Mioto

    https://xa.yimg.com/kq/groups/22603673/2059814974/name/Texto-base_1.pdf