-
Na voz passiva, o objeto direto da voz ativa se torna o sujeito da passiva e o agente da passiva é omitido. Exemplo: Vende-se casas, o agente seria o que vende as casas, mas na passiva não se é possível determiná-lo.
-
" em que são feitos altos investimentos"
A oração supra está na voz passiva analítica ( = verbo "ser" + particípio).Exemplo simples de voz passiva analítica: A casa de João e Paulo foram vendidas pela imobiliária ( pela imobiliária = agente da passiva).Logo na frase do texto, a locução verbal " são feitos " está na terceira pessoa do plural, então a minha dica para facilitar este caso é: sempre que o verbo estiver na 3ª pessoa do plural, é porque o agente da passiva está indeterminado , pois ao inverter a frase - altos investimentos são feitos ( por quem?) não se sabe ( porque seria um caso de sujeito indeterminado = verbo na 3ª pessoa do plural, quando o contexto não determinar o sujeito), logo na voz ativa a frase ficaria assim: " altos investimentos fazem ...o quê? o objeto direto ficaria indeterminado , já que o agente da passiva estava indeterminado na voz passiva ( logo: " altos investimento " é o sujeito paciente na frase do texto e não objeto direto; e na voz ativa " altos investimentos" também será sujeito , só que sujeito agente.
Exemplificando de forma bem simples:
1. Os meninos / quebraram o vidro do carro ( sujeito agente = voz ativa)
2. O vidro do carro/ foi quebrado pelos meninos ( sujeito paciente = voz passiva analítica e " pelos meninos" agente da passiva.
3. Foram quebrados os vidros do carro ( sujeito paciente " os vidros do carro" = foram quebrados por quem? não se sabe ( agente da passiva indeterminado ( verbo na 3ª pessoa do plural).
4. Os vidros do carro quebraram ... ( sujeito ativo "os vidros do carro" = quebram o quê? não se sabe ( o objeto direto ficou indeterminado)
DICA !!! VOZ PASSIVA ANALÍTICA NA 3ª PESSOA DO PLURAL = PODE DEIXAR OMISSO O AGENTE DA PASSIVA ( LEMBRAR DO SUJEITO INDETERMINADO COM VERBO NA 3ª PESSOA DO PLURAL PARA ENTENDER A QUESTÃO, porque o agente da passiva da voz passiva analítica é o sujeito agente da voz ativa.
Entenderam ? Boa sorte!
-
Parabéns pela explicação, João Ricardo! Bastante elucidativa!! Obrigada.
-
Melhor dizendo. VendeM-SE casaS.
-
só não concordo com a expressão OMISSÃO do agente. o mais correto seria dizer INDETERMINAÇÃO do agente da ação.
-
Excelente seu comentário joão Ricardo
gente para de colocar nos comentários o gabarito até pq já sabemos.Só uma ideia
-
Valeu João Ricardo agradeço a explicação foi bem clara, obrigada :)
-
Me desculpem, mas entendi diferente do raciocínio anterior, por não concordar simplesmente com a possibilidade de um termo ser sujeito nas duas vozes ativa e passiva. No meu entendimento o trecho : " “...em que são feitos altos investimentos", está na voz passiva em ordem indireta e portanto na ordem direta teríamos: " “...em que altos investimentos são feitos ". Altos investimentos é o sujeito paciente e não há agente da passiva determinado; logo na voz analítica altos investimentos é o objeto direto e não há sujeito indicado já que o agente da passiva estava indeterminado. Entendi assim.
-
Não compreendi o gabarito, pq a pergunta é a seguinte:
Na frase “...em que são feitos altos investimentos", a forma verbal na voz passiva permite a:
a) omissão do agente da ação;
o agente da passiva (sujeito) é "Altos investimentos", para ele ser omitido, a frase deve ir para a voz passiva sintética, contudo, é necessário o sujeito da voz ativa para omitir o sujeito da voz passiva. O sujeito da ativa foi omitida na construção frasal passiva analítica, logo não dá para omitir o agente (sujeito) da ação da frase apresentada (frase na voz passiva).
Obrigado!
-
É importante colocar o gabarito para que as pessoas que não possuem condições de assinar possam obter a resposta, já que só podem visualizar os comentários...
-
-
Quem for fazer FGV:
É melhor até escrever essa questão no caderno porque será certo na prova!
Mas isso fica entre a gente, pois a FGV não pode saber
rs
Quer prova disso?
Filtre todas as questões sobre voz passiva da banca FGV aqui mesmo no QC que tu verás....
Letra A
-
questao corriqueira toda prova tem kkk oremos por uma assim no ibge
-
( Q592792 ) e ( Q588112 ) Quem tiver interesse em conhecer a banca FGV é só digitar esses códigos na busca de questões. São questões no mesmo perfil dessa. Como já foi dito, a FGV adora cobrar este tipo de questão sempre com o mesmo gabarito. Ainda há outras, mas estou sem o código. Vale conferir.
-
FGV gosta muito de omitir o agente da ação. Fiquem atentos.
-
Letra A.
Comentário:
Observe que na voz passiva “são feitos” o agente da passiva não aparece. Como falamos na teoria acima, ele está
indeterminado, generalizado, pois a ênfase recai sobre a ação, não importa quem fez os altos investimentos.
Assim, a alternativa (A) é a correta.
A alternativa (B) está errada, pois a oração na voz passiva não tem relação com o tempo em que ocorre a ação. Verbos
e adjuntos adverbiais de tempo têm esse emprego na oração, não a voz verbal.
A alternativa (C) está errada, pois quem determina a localização dos fatos no presente é o verbo no presente do indicativo.
Apesar de a locução verbal “são feitos” encontrar-se nesse tempo, veja que a questão foi enfática em cobrar o emprego
do verbo na voz passiva. Assim, a locução verbal na voz passiva não transmite simplesmente a localização dos fatos
no tempo presente.
A alternativa (D) está errada, pois o verbo “são”, no presente do indicativo, demonstra uma regularidade, ações ainda
em vigor, e não o término de ação.
A alternativa (E) está errada, pois a oração na voz passiva não tem relação com o lugar em que ocorre a ação. Adjuntos
adverbiais de lugar têm esse emprego na oração, não a voz verbal.
Gabarito: A
Prof. Décio Terror
-
Perguntas semelhantes da FGV sempre com o mesmo padrão de resposta: omitir / não identificar / impossível identificar O AGENTE DA AÇÃO.
-
se você não souber qual a função da passiva numa questão como essa da fgv, vai em indeterminação do sujeito, geralmente essa é a resposta aceita por essa banca.
-
“Em que sao feitos altos investimentos.”
Quem faz os investimentos? Não sei. Não interessa. Omissão do agente.