SóProvas


ID
1667866
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Facebook

Vimos que o Vale do Silício é um tecnopolo importante, com indústria avançada, de ponta, em que são feitos altos investimentos. Mas, às vezes, uma simples ideia pode valer mais do que muita tecnologia. É o caso da maior rede social do mundo, o Facebook.
Segundo o seu criador Mark Zuckerberg, em seu segundo ano da Universidade de Harvard (2004), ele e seus amigos tinham muito a compartilhar: suas fotos, o que estudavam, de que gostavam, entre tantas outras coisas que os amigos curtem. Pensando nisso, Mark elaborou – em duas semanas e com apenas 19 anos de idade – a primeira versão do que se tornaria essa famosa rede social.
Mas há quem diga que a história inicial não foi tão sublime, mas que tudo começou como uma brincadeira: Mark teria colocado as fotos das garotas da Universidade na internet, à revelia, para que os colegas escolhessem qual a mais bonita. Outro detalhe não menos importante seria que o desenvolvimento do Facebook contou com a colaboração de mais colegas, entre eles o brasileiro Eduardo Saverin, reconhecido como o co-fundador do site.
De qualquer forma, e intrigas à parte, inovação e agilidade transformaram esse pequeno projeto/brincadeira em uma empresa extremamente lucrativa, com mais de 500 milhões de usuários, faturamento bilionário e um valor de 50 bilhões de dólares, estimado pelo Banco Sachs em janeiro de 2011, maior do que o da Time Warner. (Paulo Roberto Moraes, Urbanização e Metropolização, São Paulo, 2011)

“Mas, às vezes, uma simples ideia pode valer mais do que muita tecnologia".

O emprego das vírgulas, nesse caso, se repete, pela mesma razão, em:

Alternativas
Comentários
  • "às vezes" locução adverbial de tempo ...." à revelia" locução adverbial de modo, ambos equivalem sintaticamente a adjuntos adverbiais intercalados, logo se emprega  a vírgula.

    Vamos exemplificar:

    1. Às pressas, saiu Ana. (adjunto adverbial  de modo " locução adverbial"  na ordem inversa = vírgula obrigatória)

    2. Apressadamente saiu Ana.(adjunto adverbial " advérbio de modo  = uma  só palavra"  na ordem inversa = vírgula facultativa)

    3. Apressadamente , saiu Ana.adjunto adverbial " advérbio de modo  = uma  só palavra"  na ordem inversa = vírgula facultativa)

  • Analisando as afirmativas:

    A frase exemplo: “Mas, às vezes, uma simples ideia pode valer mais do que muita tecnologia".

    O "às vezes", exerce função de adjunto adverbial. Vê-se que ele é um advérbio com ideia de tempo que se encontra deslocado na frase.

    a)  “Vimos que o Vale do Silício é um tecnopolo importante, com indústria avançada, de ponta,...";

    O termo "com indústria avançada" exerce função de aposto explicativo. uma vez que acrescenta uma informação.

    b) “Pensando nisso, Mark elaborou – em duas semanas e com apenas 19 anos de idade...";

    O termo "em duas semanas e com apenas 19 anos de idade..." exerce função de aposto explicativo, uma vez que acrescenta uma informação.

    c)  “... ele e seus amigos tinham muito a compartilhar: suas fotos, o que estudavam, de que gostavam, entre tantas outras coisas..."

    Os termos "...suas fotos, o que estudavam, de que gostavam, entre tantas outras coisas..." enumera o termo anteriormente citado "muito a compartilhar", logo exerce função de aposto enumerativo.

    d) “Mark teria colocado as fotos das garotas da Universidade na internet, à revelia, para que os colegas escolhessem qual a mais bonita";

    O termo "à revelia", assume função de adjunto adverbial. Assim como o termo de exemplo está deslocado na oração. Á revelia assume função de modo. ALTERNATIVA CORRETA

    e) “faturamento bilionário e um valor de 50 bilhões de dólares, estimado pelo Banco Sachs em janeiro de 2011, maior do que o da Time Warner".

    O termo "estimado pelo Banco Sachs em janeiro de 2011" exerce função de aposto explicativo, pois acrescenta uma informação.



  • A vírgula foi utilizada para separar o adjunto adverbial deslocado.

    Esse caso de vírgula separando adjunto adverbial é mais questão de estética,ou seja,poderia ser retirada sem problemas.

    O adjunto adverbial poderia ser deslocado para o início,meio ou final da oração sem que o mesmo interfira sintaticamente os termos presentes.

    A propriedade de ele ser termo acessório permite que se exclua o mesmo.Geralmente,é utilizado para intensificar o que foi dito,ou quando o autor quer dar especificidade ao tempo em que se fala:expressões de data:(Há muito tempo atrás,alguns dias antes e etc são exemplos clássicos),termos utilizados para intensificar o que foi dito:(muito,bastante e etc).

    Cuidado!

    Antes de classificar esse termo é preciso lembrar que o Adverbio é invariável em relação a gênero(masculino ou feminino) e em número(singular ou plural).

    É comum confundirem o adverbio com outras classes de palavras,como é o caso do pronome indefinido.O pronome pode ser flexionado no plural e concorda com o substantivo.Alguns casos como o da palavra bastante tem que prestar atenção.

    Bastante quando é Adverbio é sinônimo de suficiente e não vai para o plural nem concorda com o substantivo.

    Bastante quando é pronome indefinido é sinônimo de muito,pode ser flexionado no plural e concorda com o substantivo.

    Ex:A menina chorou bastante.(bastante aí é sinônimo de muito)Pronome Indefinido.

    Ex: Eles compraram bastante roupas.(bastante aí funciona como Advérbio e é sinônimo de suficiente.)

  • Normalmente quando resolvemos questões sobre termos deslocados e vírgula, encontramos: 

    PREDICATIVO DO SUJEITO DESLOCADO; 
    - Sereno e tranquilo, o condenado esperava a morte. 
    - O condenado, sereno e tranquilo, esperava a morte 

    ADJUNTOS ADVERBIAIS DESLOCADOS; 
    - A multidão foi, aos poucos, avançando para o palácio. (se for de curta extensão, é facultativo) 
    - A multidão foi aos poucos avançando para o palácio. 

    Mas questões sobre OBJETO DIRETO OU INDIRETO DESLOCADOS são mais raras e nesse caso a vírgula é FACULTATIVA !!!! 
    Parece estranho, mas estão corretas as duas formas: 

    - As explicações sobre vírgula, o professor procurou lhes dar. 
    - As explicações sobre vírgula o professor procurou lhes dar. 

    (CESPE/UnB - STJ- Técnico Judiciário -2012) O emprego da vírgula após "quartel" é facultativo. "A um coronel que se queixava da vida de quartel, um jornalista disse:..." 
    Gabarito - CERTO

  • Deslocamento dos adjuntos adverbiais "as vezes" e "à revelia".

  • corrigindo parte do comentário do colega Marcus Vinicius...

     

    Vimos que o Vale do Silício é um tecnopolo importante,

    com indústria avançada,

    de ponta,

    em que são feitos altos investimentos...

     

    Os termos em destaque compõem uma enumeração da expressão tecnopolo importante

  • Retificando o professor Adenilson, a alternativa B não tem valor de oração abverbial deslocado. Trata-se de de um APOSTO EXPLICATIVO

    " Mark, pensando nisso, elaborou..."

     

  • Esse professor não explica nada eu heim!

  • Mais uma vez a FGV utilizando a técnica da resposta menos errada. Nesse caso a letra "D" é a menos errada, pois um é locução adverbial de TEMPO, e o outro é locução adverbial de MODO. 

  • Fiquei em dúvida com relação a letra B. 

    Pensando nisso, Mark elaborou – em duas semanas e com apenas 19 anos de idade..."

    O "pensando nisso" parece ser uma expressão com valor de adjunto adverbial. Ao meu ver, trata-se de um adjunto adverbial de modo: Mark elaborou algo dessa forma (pensando nisso).

    Uma vez que não existe oração adverbial de modo, acho que essa expressão classifica-se como adjunto adverbial em forma de oração. Assumindo ser adjunto adverbial, essa expressão também se trata de adjunto adverbial deslocado, a rigor poderia ser o gabarito da questão. Porém o comando da questão usa uma mera locução adverbial deslocada (às vezes), como também é o caso da Letra D (à revelia), sendo a alternativa mais 'certa' e gabarito da questão.

    Gostaria de saber a opinião dos colegas sobre a letra B, ainda estou meio incerto...

     

  • d-

    isola adjunto adverbial deslocado

  • É aposto... Fim de conversa. Abraço, beijos e bom descanso.

  • GABARITO D

    “Mark teria colocado as fotos das garotas da Universidade na internet, à revelia, para que os colegas escolhessem qual a mais bonita";

  • Gabarito: D

  • Adjuntos adverbiais deslocados .

    Gab: D