SóProvas


ID
1707778
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância do ato de ler

Paulo Freire 

1º      Rara tem sido a vez, ao longo de tantos anos de prática pedagógica, por isso política, em que me tenho permitido a tarefa de abrir, de inaugurar ou de encerrar encontros ou congressos.  

2º   Aceitei fazê-lo agora, da maneira, porém, menos formal possível. Aceitei vir aqui para falar um pouco da importância do ato de ler. 

3º   Me parece indispensável, ao procurar falar de tal importância, dizer algo do momento mesmo em que me preparava para aqui estar hoje; dizer algo do processo em que me inseri enquanto ia escrevendo este texto que agora leio, processo que envolvia uma compreensão crítica do ato de ler, que não se esgota na descodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto. Ao ensaiar escrever sobre a importância do ato de ler, em que senti levado – e até gostosamente – a “reler” momentos fundamentais de minha prática, guardados na memória, desde as experiências mais remotas de minha infância, de minha adolescência, de minha mocidade, em que a compreensão crítica da importância do ato de ler se veio _____ mim constituindo. Ao ir escrevendo este texto, ia “tomando distância” dos diferentes momentos em que o ato de ler se veio dando na minha experiência existencial. Primeiro, a “leitura” do mundo, do pequeno mundo em que me movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo de minha escolarização, foi a leitura da “palavra mundo”. 

4º    A retomada da infância distante, buscando _____ compreensão do meu ato de “ler” o mundo particular em que me ouvia – e até onde não sou traído pela memória –, me é absolutamente significativa. Neste esforço a que me vou entregando, re-crio, re-vivo, no texto que escrevo, a experiência vivida no momento em que ainda não lia a palavra. Me vejo então na casa mediana em que nasci, no Recife, rodeada de árvores, algumas delas como se fossem gente, tal a intimidade entre nós – à sua sombra brincava e em seus galhos mais dóceis à minha altura eu me experimentava _____ riscos menores que me  preparavam para riscos e aventuras maiores. A velha casa, seus quartos, seu corredor, seu sótão, seu terraço – o sítio das avencas de minha mãe –, o quintal amplo em que se achava, tudo isso foi meu primeiro mundo. Nele engatinhei, balbuciei, me pus de pé, Andrei, falei. Na verdade, aquele mundo especial se dava a mim como o mundo de minha atividade perceptiva, por isso mesmo como o mundo de minhas primeiras leituras. Os “textos”, as “palavras”, as “letras” daquele contexto – em cuja percepção me experimentava e, quanto mais o fazia, mais aumentava a capacidade de perceber – se encarnavam numa série de coisas, de objetos, de sinais, cuja compreensão eu ia apreendendo _____ meu trato com eles, nas minhas relações com meus irmãos mais velhos e com meus pais.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 12. ed. São Paulo: Cortez, 1986. p. 11-3.  

Assinale a alternativa em que o valor semântico da conjunção destacada no texto (enquanto) está indicado de forma correta em:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNA B.


    ENQUANTO EMPREGADO NO TEXTO TRAZ A IDEIA DE TEMPO.

  • A termo enquanto é uma conjunção  TEMPORAL


    Gabarito: B
  • QUESTÃO CERTA LETRA B

    Conjunções Temporais 

    • quando, antes que, depois que, até que, logo que, sempre que, assim que, desde que, enquanto, todas as vezes que, cada vez que, apenas, mal, que [= desde que], etc.


  • Enquanto ia, me baseei no verbo "ir" que dá um sentido de Tempo. Logo, a resposta é a "B" Tempo!!! Fiquem com Deus, bons estudos

  • TEMPORAIS→ INTRODUZEM UMA ORAÇÃO QUE ACRESCENTA UMA CIRCUNSTANCIA DE TEMPO AO FATO EXPRESSO NA ORAÇÃO PRINCIPAL .

    SÃO ELAS→ QUANDO, ENQUANTO, ANTES QUE, DEPOIS QUE, LOGO QUE, TODAS AS VEZES QUE, DESDE QUE, SEMPRE QUE, ASSIM QUE, AGORA QUE,MAL (=ASSIM QUE ), ETC.


    CONJUNÇÃO NA VEIA.

  • Temporais: exprimem tempo.

     

    Quando                   assim que

    enquanto                agora que

    mal (= logo que)     todas as vezes que

    apenas (= logo que; não usual)          cada vez que

    depois que                                            ao mesmo tempo que

    antes que                                               primeiro que (= antes que; não usual)

    sempre que                                           até que

    logo que                                                desde que (verbo no indicativo)

    Quando respeitamos nossos pais, isso nos identifica como pessoas de honra.

    No início do século passado, as mulheres ficavam em casa, enquanto os homens ficavam na

    rua.

    Mal entrei em sala, começaram os aplausos!

    Ela me reconheceu apenas apertei sua mão.

    Depois que a sala de cinema ficou lotada, ninguém quis sair de lá.

    Antes que o mundo acabe, quero marcar meu nome na história.

    Ficas excitada sempre que Augusto te olhas?

    Logo que os índios viram os portugueses, assustaram-se.

    Assim que você acordar, peço que me ligue, urgentemente.

    Agora que vocês chegaram, podemos ir.

    Todas as vezes que dançam bolero, os velhinhos sentem-se realizados.

    Cada vez que a Lua completa uma volta no céu, o Sol muda de signo.

    Come ao mesmo tempo que lê.

    Primeiro que falecesse, deixou um legado.

    Até que se cumpram suas palavras, continuarei confiando em ti.

    Desde que essas explicações chegaram à minha vida, nunca mais fui o mesmo estudante.


    Fonte: A Gramática para Concursos Públicos, Fernando Pestana.