SóProvas


ID
1709302
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise o texto abaixo:

___________________é uma divisão do trabalho por especialização dentro da estrutura organizacional da empresa. Trata-se, portanto, de um agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e recursos (humanos, financeiros, materiais) em unidades organizacionais.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A - (Chiavenato, Introdução à Teoria Geral da Administração, 2011.))

    A departamentalização é a forma como uma organização pode juntar e integrar pessoas, tarefas e atividades em unidades, tendo como objetivo facilitar a coordenação da empresa.8

    O departamento é, portanto, uma unidade de trabalho que agrega um somatório de atividades semelhantes ou coerentes entre si. De acordo com Chiavenato,9 a departamentalização é um meio de se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão.

    A departamentalização deve facilitar o trabalho dos administradores, pois possibilita um aproveitamento mais racional dos recursos da organização. Assim sendo, os critérios devem ser os mais racionais, visando atingir os objetivos da organização

  • Complementando...

    ALTERNATIVA A) CORRETA. Para DAFT 2005, departamentalização é o modo encontrado de alorcarmos pessoas, atividades ou tarefas em unidades, com objetivo de melhorar a coordenação dos esforços.

    ALTERNATIVA B) INCORRETA. Segundo Kaplan e Norton, Balanced Scorecard é uma técnica que visa a integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros/administrativos até os relativos aos processos internos, estabelecendo objetivos da qualidade (indicadores) para funções e níveis relevantes dentro da organização, ou seja, desdobramento dos indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas. 

    ALTERNATIVA C) INCORRETA. Estrutura informal é aquela que nasce da interação das pessoas

    ALTERNATIVA D) INCORRETA. FeedBack é a resposta a um determinado estímulo.

    ALTERNATIVA E) INCORRETA. É um método de gestão organizacional que se baseia na melhoria contínua.


    SOBRAL 2008/RENNó

  • A questão trata da departamentalização. Esta é um modo encontrado para alocarmos pessoas, tarefas e atividades em unidades, com o objetivo de melhorar a coordenação de esforços.

     

    De acordo com Oliveira: "Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais".

     

     

    Gabarito: A.
     

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.

  • Para Rennó (2013, p. 98) a departamentalização é a forma como uma organização pode juntar e integrar pessoas, tarefas e atividades em unidades, tendo como objetivo facilitar a coordenação da empresa. O departamento é, portanto, uma unidade de trabalho que agrega um somatório de atividades semelhantes ou coerentes entre si.

    Já Djalma de Oliveira (2009, p. 101) a departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos - humanos, financeiros, tecnológicos, materiais e equipamentos - em unidades organizacionais.

     

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

  • falou em agrupamento de atividades é DEPARTAMENTALIZAÇÃO

  • Para responder corretamente à questão em apreço, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre alguns elementos relacionados às organizações. Marquemos a alternativa que completa corretamente a lacuna do enunciado.

    A - correta. Departamentalização é uma divisão do trabalho por especialização dentro da estrutura organizacional da empresa. Trata-se, portanto, de um agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e recursos (humanos, financeiros, materiais) em unidades organizacionais.

    B - incorreta. O Balanced Scorecard é uma técnica que visa integrar e balancear todos os principais níveis de desempenho existentes em uma organização. O BSC está disposto em 4 perspectivas, são elas:

    • Financeira: Envolve indicadores e medidas financeiras e contábeis, visando trazer lucro. Esta é colocada no topo do BSC.
    • Cliente: responsável por identificar quais fatores são importantes para os clientes. Entre as variáveis dessa perspectiva estão: participação no mercado, crescimento, retenção, captação, tempo, qualidade e desempenho do serviço.
    • Processos internos: atua na identificação dos processos críticos e em como podem ser aprimorados, visando a excelência. Envolve, basicamente, os processos operacionais e de inovação.
    • Aprendizagem e crescimento: refere-se aos ativos intangíveis das organizações, à base para o alcance dos seus objetivos, por meio de: retenção e satisfação das pessoas, motivação, liderança, clima e cultura organizacional, sistemas de informação e infraestrutura tecnológica.

    C - incorreta. Segundo Chiavenato (p. 137, 2014), "a organização informal tem sua origem na necessidade de conviver com outras pessoas. Em sua associação com outras na empresa, as pessoas criam relações sociais e se integram em grupos informais nos quais adquirem uma posição ou status."

    D - incorreta. Feedback: é um mecanismo pelo qual parte da energia de saída de um sistema volta à sua entrada para alterá-la. É também denominada servomecanismo, retroalimentação ou realimentação.

    E - incorreta. PDCA (também conhecido por ciclo de melhoria contínua) é uma ferramenta que busca a melhoria contínua dos processos e correção de problemas (Rennó, 2013) e garantir o alcance de metas organizacionais. Os resultados obtidos em uma passagem do ciclo são considerados no planejamento da passagem seguinte. Representa uma sequência de atividades (Plan, Do, Check, Act) que buscam a melhoria contínua dos processos de trabalho.

    Tendo visto as opções, concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.