SóProvas


ID
1724236
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto
                                                                       A Globalização

A partir da segunda metade do século XX, o mundo parece ter ficado cada vez menor. Os avanços nos sistemas de comunicação tornaram possível que pessoas de diferentes lugares passassem a se falar e a estar em contato o tempo todo. As pessoas começaram a viajar mais e, com isso, alteraram o seu modo de ver o mundo e de se relacionar.
Os satélites, a televisão e a Internet possibilitam que uma pessoa que mora no Brasil seja informada de um fato que esteja ocorrendo do outro lado do mundo quase no exato momento em que ele está acontecendo.
A globalização modificou a vida das pessoas no mundo e trouxe aspectos positivos, como o maior contato entre indivíduos de lugares distantes e notícias em tempo real. Porém, também trouxe aspectos negativos, entre os quais o aumento do desemprego, da pobreza e de problemas sociais, como a violência urbana.
Alguns aspectos da globalização, como o acesso ao computador, ainda não são uma realidade para milhões de pessoas no Brasil. Alguns programas sociais, porém, têm procurado levar informação e conhecimento a todo o país.

(Cláudia Carvalho Neves)

"Os avanços nos sistemas de comunicação tornaram possível que pessoas de diferentes lugares passassem a se falar e a estar em contato o tempo todo. As pessoas começaram a viajar mais e, com isso, alteraram o seu modo de ver o mundo e de se relacionar".

As duas ocorrências do pronome "se" sublinhadas indicam, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Para lembrar:

    - Sujeito indeterminado: é aquele que existe, todavia não se pode indicar exatamente quem é.

    Há 3 formas de indeterminar um sujeito:

     a) Verbo na 3ª p. do plural. Ex.: Procuraram você por todos os lugares.

     b) Verbo na 3ª p. do singular (verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligação) + índice de indeterminação do sujeito "SE". Ex.: Vive-se melhor no campo. (verbo intransitivo).

    c) Verbo no infinitivo pessoal. Ex.: Era penoso estudar todo aquele conteúdo.


    - Voz passiva: é aquela onde o sujeito é paciente, portanto recebe a ação expressa pelo verbo. A voz passiva subdivide-se em dois tipos:

    a) Analítica: Verbo SER + particípio do verbo principal. Ex.: A escola será pintada.

    b) Sintética: constrói-se com o verbo na 3ª pessoa, seguido do pronome apassivador "SE". Ex.: Destruiu-se o velho prédio da escola.


    - Pronomes reflexivos: São pronomes pessoais oblíquos que, embora funcionem como objetos direto ou indireto, referem-se ao sujeito da oração. Indica que a ação do sujeito reflete nele próprio. Ou seja, o pronome reflexivo é usado quando quem faz a ação é ao mesmo tempo quem a recebe. Ex.: Eu me cortei ontem (Eu cortei. Cortei quem? Eu mesmo).


    - Pronomes recíprocos: O pronome recíproco indica ação mútua entre os sujeitos. Atenção! No caso do pronome recíproco, uma observação inicial é necessária: todo pronome recíproco é um pronome reflexivo, nem todo pronome reflexivo é um pronome recíproco. Portanto, os pronomes reflexivos são gênero do qual os pronomes recíprocos fazem parte.

     

    Fontes:

    http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf46.php

    http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf72.php

    http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint8.php

    http://ligadosbetas.blogspot.com.br/2014/07/pronome-reflexivos-e-pronomes-reciprocos.html

    Bons estudos! ;D

  • Falando somente do "se", temos que ver o contexto; ou seja, está havendo reciprocidade em ambos porque as pessoas falam entre si e também só podem relacionar-se entre sim. Logo os dois "se" têm esse papel.

  • Tudo contexto e lógica gente, não adianta ficar decorando textos de sites de português, organizem suas ideias na mente, não no papel, o papel deve ser apenas um lembrete da forma que sua mente armazena as informações.

  • Primeiro, a norma culta não reconhece pronome recíproco. Pela conduta de postar questões no canal, esta aqui está "avariada". Pois a forma como foi pedido o exercício só podemos levar a crer que o pronome recíproco é invenção de banca ou pode ser uma questão de regras gramaticais anteriores, mas vale lembrar que o pronome reflexivo é conhecido por estar ao lado do verbo ou depois dele e a voz passiva, é uma conjugação verbal apassivadora (coisa que é muito pouco cobrado em concursos públicos). Só fazer o bem pessoal, não adianta esquentar a cabeça com as bulas que vivem dando por aí. 

  • Devemos observar a reciprocidade quando existem mais de um ser no sentido da frase, nesse caso "Pessoas".
    Exemplo de reflexividade sem reciprocidade = Jorge CORTOU-SE com a faca. Reparem que não envolve outro "ser" mas envolve reflexividade.

    Fonte: Prof.a Rose Viana

  • GAB. D 

    PRONOME RECÍPROCO - quando dois seres trocam uma ação, de modo que seja agente em relação ao outro - paciente.

    Como no caso da questão de pessoas que se falam e se relacionam (reciprocidade)

    - > passassem a se falar

    - > se relacionar

    CUIDADO: diferente do reflexivo - em que o agente pratica a ação sobre si mesmo.

    Exemplo: A garota se machucou.

    Machucou a si mesma.

  • D

    pronome recíprico: com valor de um ao outro, referem-se ao sujeito no plural ou composto.

  • Gabarito: D

    Por quê? Direto ao ponto:

    ...pessoas passassem a se falar => umas com as outras, de forma recíproca.

    As pessoas alteraram o seu modo de se relacionar => umas com as outras, de forma recíproca.

  • D. pronome recíproco e pronome recíproco. correta

  • pronome recíproco e pronome recíproco.

  • pronome reciproco

    ações ocorrendo entre as pessoas

    pronone reflexivo

    ação sobre si mesmo

  • "Os avanços nos sistemas de comunicação tornaram possível que pessoas de diferentes lugares passassem a se falar e a estar em contato o tempo todo. As pessoas começaram a viajar mais e, com isso, alteraram o seu modo de ver o mundo e de se relacionar".,

    • QUEM SE FALA E SE RELACIONA ? = as pessoas, pronome reciproco = o sujeito pratica e sofre uma mesma ação

    GAB.: D