SóProvas


ID
1788970
Banca
CAIP-IMES
Órgão
IPREM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Deu Branco

Branco é o papel antes da ideia, a tela do computador antes da letra, da crônica, do poema, do romance, da carta, da sentença!
Que coisa é o branco? O branco é vário, diz uma coisa a cada um. Branco é o lençol antes da noiva. É o bilhete de loteria de quem não teve sorte. É o voto desiludido.
Branco é o quadro abstrato do pintor russo Kazimir Malevich, Branco sobre Branco, a provar que sempre existe um branco mais branco que outro branco, e outro menos branco, e então como é que fica, meu branco? Branca era a Grécia antes de Roma — acrópole de mármore ao sol, barcos brancos riscando o azul, claras casas calcificadas, mulheres de túnica branca à espera de qualquer tragédia.
Branca é a bandeira da trégua, a pomba da paz, a tela antes da lambida do pincel, a toalha da mesa antes do molho, é a carne da dieta, a zebra nos intervalos.
É a falha da fala, ficar sem rumo: deu branco! Branco é o envelope antes do endereço, o roupão do hotel cinco-estrelas, o avental do cirurgião antes do corte!
O leite, o arroz, o ovo, o açúcar, o sal, a farinha, cada qual tem seu branco particular e distintivo: o branco aprisionado do leite no copo, o aconchegado do arroz fumegante, a enganosa vestimenta do ovo, o brilho à Swarovski do açúcar cristal, o solúvel amontoado do sal, o domingueiro da farinha — brancos só até a chegada da fome, que é negra.
Havia coisas cujo branco nos marcou, e onde estão, hein? Onde estão: a roupa íntima, cuja brancura foi destronada pelo arco-íris; o terno branco de linho, coitado, relegado a figurino; a banda externa dos pneus de luxo; a lua cheia urbana, que a poluição amarelou; o hábito das freiras, que já não é um hábito; a luva pop de Michael Jackson; a camisa branca dos escritórios, de perdida unanimidade; as paredes e os muros preferidos pelos pichadores, em que mais nos agride sua insânia.
Brancos símbolos de dignidade restam esmaecidos, como os cabelos de tantos velhinhos marotos...
Há boas-vindas perturbadoras nos dentes brancos de um sorriso... Há brancas surpresas nos escondidos do corpo de certas mulheres... Há a calma branca do silêncio após a eloquência amorosa...
Nós nos habituamos à simbologia do branco: paz, castidade, pureza, fé, iniciação, a pomba, o vestido da noiva, a camisolinha dos anjinhos mortos, a toalha do altar, as vestes do batismo, da primeira comunhão, do candomblé. Mas há representações mais grandiloquentes, como o cavalo branco dos heróis, símbolo de majestade e beleza vitoriosa: o alado Pégaso mitológico, o vistoso cavalo do mocinho dos bangue-bangues, o fogoso corcel do quadro Napoleão Cruzando os Alpes, pintado por Jacques-Louis David, empinando-se glorioso no alto da montanha nevada. (Quando meninos, perguntavam-nos: “Qual é a cor do cavalo branco de Napoleão?”. Se dizíamos “branco”, levávamos vaia, o certo era “branca”, a cor.)
Branca de Neve não é só uma historinha do folclore medieval do norte europeu, compilada junto com outras lendas pelos irmãos Grimm, alemães. A menina-moça branca como a neve, adormecida por uma maçã enfeitiçada e mantida num caixão de vidro como se morta estivesse, vestida de branco dos pés à cabeça, é símbolo da pureza feminina que guarda-se para iniciação. Entrada na adolescência, Branca de Neve hiberna, espera, adormecida, a chegada do seu momento de desabrochar, aguarda o príncipe que a fará despertar com um beijo, para ser mulher.
Ah, faltou falar do lenço branco do adeus. Está falado.
Ivan Angelo 
Disponível em: Disponível em: http://vejasp.abril.com.br/

Analise os itens abaixo, coloque (C) para correto ou (E) para errado.

( ) Todas as palavras, retiradas do texto, dependendo do contexto, podem ser usadas com ou sem acento. “hábito" – “silêncio" – “até" – “vário" – “está".

( ) Todas as palavras abaixo se escrevem com “sc" como “adolescência". fa__ínio – mi__igenação – plebi__ito – tran__ende.

( ) Todas as palavras, retiradas do texto, estão corretas quanto à divisão silábica. ci-rur-gião – a-pri-si-o-na-do – a-ma-re-lou – des-a-bro-chou.

( ) A pontuação está correta nos dois períodos abaixo. Os contratos e os outros documentos de natureza jurídica já foram redigidos? Os contratos e os outros documentos de natureza jurídica já foram redigidos!

( ) O uso do acento grave que indica a crase está correto na frase abaixo. Assuntos ligados à problemas jurídicos.

( ) O período abaixo se encontra na Voz Passiva. “... a roupa íntima, cuja brancura foi destronada pelo arco-íris;"

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Conjugados no Presente do Indicativo - primeira pessoa do singular: Habito do verbo habitar; silencio do verbo silenciar; vario do verbo variar. Conjugado no Presente do Subjuntivo - primeira pessoa do singular ate do verbo atar .

    Esta é pronome demonstrativo.


    De-sa-bro-chou


    Assuntos relacionados aos problemas jurídicos.


    O arco-íris destronou a brancura...


  • Nao entendi o porquê do erro de pontuação. Quem souber, poderia comentar!

  • Também nao....:(

  • Deveria ter usado ponto final e não exclamação.

    Ponto de Exclamação ( ! )

    O ponto de exclamação é utilizado após as interjeições, frases exclamativas e imperativas. Pode exprimir surpresa, espanto, susto, indignação, piedade, ordem, súplica, etc. Possui entoação descendente.

    Exemplos:

    Como as mulheres são lindas!
    Pare, por favor!
    Ah! Que pena que ele não veio...

    Ponto Final ( . )

    O ponto final representa a pausa máxima da voz. A melodia da frase indica que o tom é descendente. Emprega-se, principalmente:

    - Para fechar o período de frases declarativas e imperativas.

    Exemplos:

    Contei ao meu namorado o que eu estava sentindo. 
    Façam o favor de prestar atenção naquilo que irei falar.

  • Eric, "ATE sem acento" é a conjugação do verbo atar no presente do subjuntivo. Bons estudos!


  • Que você "ate" o nó daquele cadarço.

  • Problemas é uma palavra do genero masculino e por isso a crase não esta correta ali

  • Fiquei com dúvida em alguns pontos na segunda proposição. Mas o lado bom desta questões é o de se poder fazer eliminações. Neste caso específico precisei apenas saber com certeza da resposta da primeira e da terceira. A partir disso ficou fácil identificar a resposta. Pois, apenas a letra B tem a 1ª como certo e a terceira como errada.

  • Poucos dias atrás fiz uma questão semelhante a essa. Cai na pegadinha da palavra "até", que para mim, não existe sem acentuação, me esquecendo do termo ate (do verbo ater). 

    Fiz essa questão agora e achei fácil, pois já estava ciente da pegadinha. Por essa razão e diversas outras que temos sempre que fazer exercícios... tem que ter conteúdo, mas junto com isso, a prática. 



  • GABARITO: B (pra quem tem limite de 10/dia)

  • Também não entendi a questão da pontuação,o que há de errado em relação a pontuação?

  • Embora tenha conseguido por eliminação, também fiquei na dúvida quanto a questão da pontuação.

    Indiquem para comentário, que eu já indiquei.


  • NO TERCEIRO ITEM ESTÃO COM DIVISÃO SILÁBICA ERRADA: CIRURGIÃO (CI-RUR-GI-ÃO) E DESABROCHOU (DE-SA-BRO-CHOU). AS DEMAIS ESTÃO CORRETAS.

    GABARITO: B

  • a depender do contexto eu acho que poderia sim o item 3 estar correto.... uma resposta agressiva de uma pessoa que escutou a mesma pergunta varias vezes ao dia por exemplo...

    "- Os contratos e os outros documentos de natureza jurídica já foram redigidos? 

    -já sim, eles estão prontos. 

    e então 20 minutos depois, o colega ao lado, sem saber do dia estressante que o Pedro teve, faz a mesma pergunta :

    - Pedro, me responda uma coisa: os contratos e os outros documentos de natureza jurídica já foram redigidos? 

    - Os contratos e os outros documentos de natureza jurídica já foram redigidos! vê se me deixa em paz."

  • LETRA B - APRISIONADO: a-pri-si-o-na-do (Errado). O Segredo é que não se separam em silabas um ditongo decrescente. O Correto é A-PRI-SIO-NA-DO.

    Note aqui nos comentarios que alguns estão apontando o erro na palavra "cirurgião" e "desabrochou", mas estão bem divididas, sem erro. Ex: CI-RUR-GIÃO (como mostrado na questao), correto pois não se separam tritongos - i (semivogal) + ã (vogal que por ser tonica recebe acentuação devido a junção do som com a semivogal o) + o (semivogal), ou seja - IÃO permanecem!

  • ''Ate'' pode ser redigido sem o acento em caso de forma verbal do verbo Atar (subs: Atadura).

    Conjuntivo / Subjuntivo: Presente

    "(...)que eu ate"

  • O ATE, pode ser ainda o imperativo do verbo atar. -Vamos atar esse cordão? - Eu,não. Ate você!

    Mas, por favor, algum professor de português para explicar por que a exclamação não poderia ser utilizada no item 4, uma vez que a frase por (supostamente) ter sido repetida diveras vezes pode ganhar entonação de raiva (emoção) ou até de felicidade ou surpresa (ao descobrir que os documentos já haviam sido assinados).

  • vá·ri·o 
    (latim varius, -a, -um)

    adjectivo

    1. De cores ou matizes diversos. = MATIZADO, VARIEGADO

    2. Cujas características apresentam diversidade. = DIVERSO, VARIADO, VARIEGADO

    3. Alternado, revezado.

    4. Que muda de opinião ou de ideias. = CAPRICHOSO, INCONSTANTE, VARIÁVEL, VOLÚVEL

    5. Que hesita. = CONTRADITÓRIO, HESITANTE, INDECISO

    6. Desvairado; delirante.

    7. Buliçoso, desassossegado.


    "vário", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/v%C3%A1rio [consultado em 28-06-2016].

  • Em relação a letra a. Correto.

    Todas as palavras, retiradas do texto, dependendo do contexto, podem ser usadas com ou sem acento. “hábito" – “silêncio" – “até" – “vário" – “está". 

    Hábito: substantivo.

    Habito: presente do indicativo do verbo Habitar.

    Silêncio: interjeição e substantivo masculino

    Silencio: presente do indicativo do verbo silenciar.

    Vário: adjetivo e pronome (Diz-se de coisas ou pessoas que apresentam diferenças; diferente, diverso: espécies várias. Sinônimo de diverso ou variado).

    Vario: Presente do indicativo do verbo variar.

    Até: preposição.

    Ate: do verbo atar.

    Está: verbo estar.

    Esta: pronome demonstrativo.

  • A pontuação está correta nos dois períodos abaixo. Os contratos e os outros documentos, de natureza jurídica, já foram redigidos? Os contratos e os outros documentos de natureza jurídica já foram redigidos!  (APOSTO). Percebi assim. 

  • Acredito que o erro de pontuação se deva ao fato da frase não estar na ordem direta. Ex. Deveria ser: Já foram redigidos.... Como está inversa, deve ser colocado vírgula após o verbo. Assim que eu entendi. Sugiro que procurem como funciona no caso de inversão da ordem da frase.
  • OK.

  • Não entendi o porquê da pontuação estar errada.