-
1- da qual; 2- e é; 3- seguiu-se; 4- como; 5- a;
[Gab. B]
Bons estudos!
-
no 1 não é possível o uso de "onde" (exclusivo de lugar físico ou metafórico) muito menos "de quem" ( exclusivo para pessoas)
-
queria saber pq pode usar DA QUAL na primeira sendo que ele remete ao termo masculino patrono alguem poderia me explicar?
-
Acredito que o uso do "da qual" na primeira parte se refere a ele ter recebido a patente apenas da força aérea.
-
Aeronáutica é o estudo e atividade da locomoção aérea . As Forças Armadas do Brasil , tem suas divisões : Exército, Marinha e FAB( Força Aérea Brasileira ). No caso da questão , a patente concedida foi através da FAB - que está no feminino...DA QUAL.
-
Respendi essa questão, apenas verificando a concordância.
Uso do avião como...
-
pronome relativo retoma o seu antecedente:
Da qual - esta ligado a Força Aérea Brasileira
-
Quem oferece, oferece alguma coisa A alguém...
-
Letra B
-
No meu entender, " da qual " se refere a "Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira" que são palavras femininas, foi aí que entendi a concordância. Resposta B
-
-
Se estivesse em dúvidas tiraria ela logo na ___5___.
Quem oferece, oferece algo ( um prêmio de US$ 25.000,00 ) A alguém.
-
Aeronáutica e Força Aérea Brasileira São coisas diferentes, mesmo sendo usadas, erroneamente, como sinônimos.
Em:
"Ao voo de Santos Dumont __3__ um período de competição entre países da Europa e os Estados Unidos na conquista de recordes de velocidade e distância."
percebemos que "Ao voo de Santos Dumont" está preposicionado não podendo assumir então a função de sujeito, o termo seguinte à lacuna está na função de sujeito paciente, devendo a lacuna ser preenchida de forma tornar este termo sujeito paciente, mesmo parecendo a todos objeto direto.
voz passiva sintética ou pronominal (VTD + SE): Seguiu-se.
-
Me ajudem a esclarecer uma dúvida: não deveria existir uma VÍRGULA após "Força Aérea Brasileira" para evidenciar que a patente se refere apenas à esta? Deixando sem a vírgula não nos obrigaria a utilizar pronome para retornar tanto à Força Aérea Brasileira, quanto à Aeronáutica? Que no caso seria "das quais".
-
Obs: da qual refere-se " a patente "
-
Acho que não em. Da qual/dos quais concorda em gênero e número com termo antecessor...
-
"Patrono da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira(refentente) da qual recebeu a patente de Marechal do Ar
"...recebeu a patente de Marechal do Ar da Força Aérea Brasileira."
-
É uma questão fácil, porém requer atenção, tem que ir encaixando até o final que chega na alternativa correta.
-
- D (preposição) ONDE / DE ONDE = ORIGEM, quem vem, vem de algum lugar
D + ONDE = DE QUE / DA QUAL
- ONDE (ESTÁTICO)= EM QUE/NA QUAL: retoma LUGAR (adjunto adverbial de LUGAR)
- A(preposição)ONDE = A+ ONDE MOVIMENTO – QUEM VAI, VAI A ALGUM LUGAR
AONDE / A QUE À QUAL
-
Poderia ser "da qual", se ele recebeu apenas da Força Aérea; poderia ser "das quais", se recebeu da Aeronáutica e da Força Aérea.
O que acontece é que se deve levar em conta o restante das possibilidades de concordância e de regência apresentadas nas opções.
Independentemente de se escolher "da qual" ou "das quais" (o que somente influenciaria o campo semântico), a única alternativa que oferece a possibilidade de completar corretamente a sentença é a letra B.
-
Patrono da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira ________ recebeu a patente...
Pronomes possíveis: de onde, da qual, de quem, do qual, das quais.
Pergunta-se: de quem Santos Dumont recebeu a patente? Santos Dumont recebeu a patente da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira.
Verificando um por um dos pronomes:
a) De onde: "onde" somente pode retomar lugar, portanto não pode ser esta a alternativa, visto que ele recebeu a patente da Aeronáutica e da FAB.
b) Da qual: "qual" é um pronome relativo que pode retomar algo ou alguém, assim como o pronome "que". Nesse caso, como Aeronáutica é algo, poderia se encaixar aqui. Mas antes, para ter certeza, observa-se o verbo receber: quem recebe, recebe de alguém ou de alguma coisa. Como aeronáutica é uma palavra feminina, de (de receber de) + a (artigo da palavra feminina Aeronáutica) = da (preposição). Assim, por aqui já se saberia que a única alternativa cujo pronome tem essa preposição, seria o "da qual".
c) De quem: pronome relativo que retoma alguém, portanto não retoma Aeronáutica, que é algo.
d) Do qual: apesar do pronome retomar algo, como Aeronáutica é uma palavra feminina, a preposição neste caso não pode ser do.
e) Das quais: mesmo que Aeronáutica e FAB são duas instituições, na frase, usa-se a preposição da (tanto para Aeronáutica quanto para FAB - observe que a preposição é colocada para cada uma das palavras, indicando que esta também não poderia ser a alternativa correta.
Resposta: alternativa b
-
da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira. 2 substantivos femininos. Eliminamos 'c' & 'd'. "De quem" pressupõe uma pessoa, o que nao é o caso.
____considerado, até hoje....Semanticamente, "tendo sido" e "vem sendo" resultam em construções confusas em relação ao contexto. "vem sendo" parece que se trata de alguem ainda vivo.
____ um período de competição. Tanto seguiu como segui-se se encaixam para completar o sentido.
EM uso dos aviões ____ arma, a única opção que faz sentido é "como", confirmando 'b' como resposta correta.
Oferecer é verbo transitivo direto e indireto. Quem oferece, oferece algo a(ou para) alguem
-
Glória a Deus!
-
Assertiva B
1 - da qual/
2 - e é /
3 - seguiu-se
4 - como
5 - a
No período de 1907 a 1910, Santos Dumont realizou inúmeros voos com o monoplano Demoiselle. Patrono da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira __1__ recebeu a patente de Marechal do Ar, __2__ considerado, até hoje, o brasileiro que mais se destacou na história da aviação mundial.
Ao voo de Santos Dumont __3__ um período de competição entre países da Europa e os Estados Unidos na conquista de recordes de velocidade e distância. Com a I Guerra Mundial, a aviação tomaria considerável impulso, em virtude do uso dos aviões __4__ arma de grande poder ofensivo, mas seria na década de 1920/1930 que esse avanço se consolidaria.
Desde antes da I Guerra Mundial, atravessar o Atlântico sem escalas era a meta dos aeronautas e projetistas de aviões. Em 1919, Raymond Orteig, de Nova Iorque, ofereceu um prêmio de US$ 25.000,00 __5__ quem voasse de Nova Iorque a Paris, sem escalas.