SóProvas


ID
1868617
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito de Estado, governo e sociedade, analise as afirmativas abaixo, classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) O Estado brasileiro, ao longo de sua história, passou por três modelos de gestão (Administração Pública Patrimonialista, a Burocrática e a Gerencial). Isso aconteceu sem que houvesse um rompimento com algumas práticas do modelo substituído. Portanto, hoje, o país vive um Modelo Gerencial, apoiado na burocracia, com certa flexibilidade, mas com fortes traços de patrimonialismo.

( ) A estrutura organizacional do Estado brasileiro se divide em três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e em três níveis (União, Estados-membros e municípios). Mesmo em Modelo de Administração Gerencial fortemente burocratizado, o Estado consegue atender bem as demandas da sociedade brasileira, principalmente nas áreas de educação, saúde e transporte.

( ) O aparelho do Estado é constituído pelo governo, isto é, pela cúpula dirigente nos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), por um corpo de funcionários e pela força militar. O Estado, por sua vez, é mais abrangente que o aparelho, pois compreende adicionalmente o sistema constitucional-legal, que regula a população nos limites de um território.

( ) A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, constituindo-se em Estado Democrático de Direito, e tem como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.

( ) O paradigma gerencial contemporâneo, fundamentado nos princípios da confiança e da descentralização da decisão, exige formas flexíveis de gestão, horizontalização de estruturas, descentralização de funções e incentivo à criatividade, o que não contrapõe o formalismo e o rigor técnico da burocracia.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. Erros em negrito.

    (V) O Estado brasileiro, ao longo de sua história, passou por três modelos de gestão (Administração Pública Patrimonialista, a Burocrática e a Gerencial). Isso aconteceu sem que houvesse um rompimento com algumas práticas do modelo substituído. Portanto, hoje, o país vive um Modelo Gerencial, apoiado na burocracia, com certa flexibilidade, mas com fortes traços de patrimonialismo.

    (F) A estrutura organizacional do Estado brasileiro se divide em três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e em três níveis (União, Estados-membros e municípios). Mesmo em Modelo de Administração Gerencial fortemente burocratizado, o Estado consegue atender bem as demandas da sociedade brasileira, principalmente nas áreas de educação, saúde e transporte.

    (V) O aparelho do Estado é constituído pelo governo, isto é, pela cúpula dirigente nos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), por um corpo de funcionários e pela força militar. O Estado, por sua vez, é mais abrangente que o aparelho, pois compreende adicionalmente o sistema constitucional-legal, que regula a população nos limites de um território.

    (V) A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, constituindo-se em Estado Democrático de Direito, e tem como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.

    (F ) O paradigma gerencial contemporâneo, fundamentado nos princípios da confiança e da descentralização da decisão, exige formas flexíveis de gestão, horizontalização de estruturas, descentralização de funções e incentivo à criatividade, o que não contrapõe o formalismo e o rigor técnico da burocracia.

  • I - Certo. Começou com o modelo patrimonialista, foi para o burocrático e hoje está na gerencial, mas sem negar os princípios dos dois modelos anteriores.

    II - Errado. O Estado não consegue atender às demandas da sociedade, principalmente na saúde e na educação.

    III - Certo.

    IV - Certo. Literalidade do art. 1° da CF.

    V - Errado, isso contrapõe a burocracia tradicional.

    C

  • O item 4 esta como verdadeiro, mas a Republica Federativa do Brasil é formada pela união indissoluvel da União, estados, municípios e do Distrito Federal. Eu consideraria errada pois não tem "União".

    Alquem poderia comentar sobre isso?

  • Diana, falando em Estrutura Politica, tem-se os 3 niveis: União, Estados, Municipios e Distrito Federal. 

    Quando falamos em estrutura Fisica-Geografica, temos os Estados, Municipios e DF. 

    Além do que, o item 4 é exatamente o que está na CF 88:

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    V - o pluralismo político.

  • Sobre o item 5, estamos falando do Paradigma Pós Burocratico. 

    Este constitui-se num meio-termo entre gestão publica burocratica e administração gerencial.

     

  • Olá colegas, em relação ao item V, a afirmativa  foi retirada do PDRAE de Bresser, e seu único erro foi a negação do trecho final da frase, que a tornou falsa. Veja a seguir o trecho no seu formato original. 
    O paradigma gerencial contemporâneo, fundamentado nos princpios da confiana e da descentralização da decisão, exige formas flexíveis de gestão, horizontalização de estruturas, descentralização de funções, incentivos  criatividade. Contrapõe-se  ideologia do formalismo e do rigor técnico da burocracia tradicional.

    fonte: Estratégia Concursos

     

  • ou você burocrático ou você é criativo.

  • Diana Barreto o item 4 está correto, veja o artigo 1º da CF/88.

  • o que não contrapõe o formalismo e o rigor técnico da burocracia.

    Depende do ponto de vista que vc olha.

    Se o gerencialismo convive com a burocracia , de certo modo , ele não é contraposto.

    Agora,se for comparar conceitos, é óbvia a resposta