SóProvas


ID
1877113
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Feira Grande - AL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No enunciado “Um grupo de vinte estudantes desenvolveu um carro adaptado de um modelo antigo para ser movido por eletricidade e abastecido pelas redes sociais.”, os termos destacados são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Bombando sempre!
  • A certa

     

  • DIFERENÇAS ENTRE O ARTIGO INDEFINIDO E O NUMERAL

    EX.:

    Nestas férias eu consegui ler um livro.

    Em se tratando do contexto comunicativo em questão, inferências nos provam se tratar daquilo que foi lido, ou seja, a espécie “livro”.

    Vejamos o segundo deles, agora manifestado de forma diferente:

    Nestas férias eu consegui ler  um livro.

    Ora, é bem verdade que o emissor pudesse ter lido dois ou mais livros, mas não, ele conseguiu ler apenas um. Dessa forma, conclusões a que chegamos nos indicam se tratar, desta vez, de quantidade do que foi lido, ou seja, um somente.

    Mediante os exemplos nos quais nos apoiamos, nitidamente podemos definir que quando a ideia expressa pelo emissor não é ressaltar a quantidade, mas sim indicar a espécie, trata-se de um artigo indefinido. Agora, quando a intenção se revela por enfatizar a quantidade, não é descabido afirmarmos que estamos diante de um numeral.

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/diferenca-entre-artigo-indefinido-numeral.htm

     

     

  • Distinção entre “um” numeral e “um” artigo

    Na prática, descobre-se que "um" é numeral cardinal quando estiver acrescido de termo que indica quantificação ("apenas", "único", "suficiente"). 

    Ex: 

    Um único homem consegue erguer isso. (numeral)

    Um homem é suficiente para erguer isso. (numeral)

    Basta um homem para erguer isso. (numeral) 

    Um homem consegue erguer isso. (artigo)

    http://www.portuguesxconcursos.com.br/p/emprego-das-classes-numeral.html

  • Deve-se evitar a confusão entre o numeral cardinal um e o artigo um. Quando é numeral cardinal, realmente indica número e seu plural é dois. Na prática, pode ser acompanhado das palavras só, apenas, único. Quando é artigo indefinido, o plural é uns e pode ser substituído por outro.

    Fonte: Almeida, Nilson Teixiera de. Gramática da língua portuguesa para concursos, 9 ed. São Paulo, saraiva, 2009, p. 143

  • •Quando não estamos nos preocupando DEFINITIVAMENTE com a quantidade (exemplo: receitas, etc) os numerais, passam a ser ARTIGO indefinido.

    •As palavras que mudam os substantivos são ADJETIVOS

    Alternativa: A

  •  "Adaptado de um modelo" ...   dá para trocar por "dois"? deu não né? ....então é artigo !

    tempo é ouro na prova ! bons estudos !

  • fui trocar o um pelo numeral dois realizando a troca "de" pelo "por", encaixou bonito e por conta disso errei,acho que tem que fazer a substituição no cru, pelo visto. aqui eu errei mais na prova acertarei!

  • Distinção entre “um” numeral e “um” artigo

    Na prática, descobre-se que "um" é numeral cardinal quando admite o acréscimo de "só", "apenas", "único", como em "Um  homem é suficiente para erguer isso" ou "Apenas um homem é suficiente...". Veja também que o “um” numeral pode ser substituído por “dois”, “três”, “quatro”, etc. Assim, “Tomei um banho terapêutico ontem e mais um hoje. Portanto, tomei dois banhos”.

    Quando se trata de artigo indefinido, “um” tem por plural “uns” e sua contraparte é o adjetivo “outro”: “Fiquei conhecendo um advogado de que há muito ouvia falar” e “Fiquei conhecendo uns advogados de que há muito ouvia falar”. E mais: “Vou tomar um banho hoje/Vou tomar uns (alguns) banhos hoje”. E ainda: "Um quer vinho; outro, cerveja". Neste último exemplo, “um” significa alguém, uma pessoa.

    No geral, o artigo indefinido pode ser suprimido sem prejuízo para a clareza, como em “Estamos preparando um relatório para o diretor” e “Tenho uma coisa para contar-lhe”. Sem o artigo, as orações ficam: “Estamos preparando relatório para o diretor” e “Tenho coisa para contar-lhe”. Com a supressão do indefinido, não só o sentido do texto mantém-se preservado como se verifica melhora na qualidade da escrita. (Leia também sobre isso clicando .)

    Quando alguém me diz que vai tomar "um banho", pergunto brincando: "Um ou dois?". Aí ocorre trocadilho com "um", artigo e numeral.

    Devemos reconhecer que às vezes não se torna fácil a distinção de que tratamos. Assim, em “Vi um homem na estrada”, o “um” tanto pode ser considerado numeral (vi apenas um homem) como indefinido (vi um homem = vi certo homem). O mesmo se passa com “Peguei um CD na estante, está bem?”. O contexto ampliado ajudará a precisão do sentido textual.

  • A) art e adj.

  • Artigo> antecede o substantivo indicando o gênero e o número em que ele se encontra.

  • Artigo definido> a, o, as, os

    Defini o substantivo

  • Artigo indefinido> indefini o substantivo: um, uma. Uns, umas

  • Ah, isso que eu fiquei na dúvida. Na verdade, quanto ao que esteja a serviço da União, Estados ou Município não tem sequer o prazo início.