SóProvas


ID
1938136
Banca
IOBV
Órgão
Câmara de Barra Velha - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale o item incorreto a respeito da Administração Pública:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO     D

     

    Súmula 473 STF - A ADMINISTRAÇÃO PODE ANULAR SEUS PRÓPRIOS ATOS, QUANDO EIVADOS DE VÍCIOS QUE OS TORNAM ILEGAIS, PORQUE DELES NÃO SE ORIGINAM DIREITOS; OU REVOGÁ-LOS, POR MOTIVO DE CONVENIÊNCIA OU OPORTUNIDADE, RESPEITADOS OS DIREITOS ADQUIRIDOS, E RESSALVADA, EM TODOS OS CASOS, A APRECIAÇÃO JUDICIAL.

     

    ANULAÇÃO >>> VÍCIOS QUE OS TORNAM ILEGAIS,

    REVOGAÇÃO >>> POR MOTIVO DE CONVENIÊNCIA OU OPORTUNIDADE

     

     

    " Se tem um sonho..., treine sua mente para protegê-lo ''

     

     

  • artigos da Lei 9.784/99

     

     a) Um órgão é a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta e uma entidade é unidade de atuação dotada de personalidade jurídica. 

    CORRETO -  Art. 1o, § 2o Para os fins desta Lei, consideram-se:

    I - órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;

    II - entidade - a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica;

     

    b) A competência administrativa é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria pela lei, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

    CORRETO - Art. 11. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

     

     c) Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.

    CORRETO - Art. 22 - Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.

     

     d) A Administração deve revogar seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode anulá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

    ERRADO - Súmula 473, STF - A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque dêles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.

     

  • Não entendi porque a letra A está correta, pois afirma que o órgão tem personalidade jurídica. Alguém pode me explicar ?

  • poxa essa alternativa A não ficou legal, faltou uma vírgula... Deu duplo sentido e eu errei :(

  • vírgula facultativa depois da conjunção "e" . Não entendo que deu duplo sentido. 

  • Sim marcos, mas no momento da minha leitura fiquei confuso. Pelo menos EU me confundi. O erro foi meu.. Um órgão é a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta e uma entidade é unidade de atuação dotada de personalidade jurídica. 

  • Posso estar enganado, mas essa alternativa D está estranha quando afirma que "pode anulá-los por motivo de conveniência ou oportunidade", mas anulação de atos só ocorre por motivo de ilegalidade do ato. Se alguém mais entendido discordar, por favor me explique.

  • Alamir, sim, você está correto!

     

    A assertiva D está incorreta, e era exatamente isso que o comando da questão pedia, "Assinale o item incorreto"

  • A REVOGAÇÃO DO ATO SE DA POR MOTIVO DE CONVENIÊNCIA E OPORTUNIDADE...(DISCRICIONARIDADE)

    A ANULAÇÃO DO ATO SE DA PORQUE SUA ENTRADA SE DEU DE MANEIRA ILEGAL NO ORDENAMENTO JURIDICO.

    Súmula 473 STF - A ADMINISTRAÇÃO PODE ANULAR SEUS PRÓPRIOS ATOS, QUANDO EIVADOS DE VÍCIOS QUE OS TORNAM ILEGAIS, PORQUE DELES NÃO SE ORIGINAM DIREITOS; OU REVOGÁ-LOS, POR MOTIVO DE CONVENIÊNCIA OU OPORTUNIDADE, RESPEITADOS OS DIREITOS ADQUIRIDOS, E RESSALVADA, EM TODOS OS CASOS, A APRECIAÇÃO JUDICIAL.

  • GABARITO - LETRA D

     

    A alternativa D inverteu os conceitos de revogação e anulação. Sendo assim, ela está incorreta.

     

    DISCIPLINA, DISCIPLINA, DISCIPLINA.

  • Súmula 473 STF - A ADMINISTRAÇÃO PODE ANULAR SEUS PRÓPRIOS ATOS, QUANDO EIVADOS DE VÍCIOS QUE OS TORNAM ILEGAIS, PORQUE DELES NÃO SE ORIGINAM DIREITOS; OU REVOGÁ-LOS, POR MOTIVO DE CONVENIÊNCIA OU OPORTUNIDADE, RESPEITADOS OS DIREITOS ADQUIRIDOS, E RESSALVADA, EM TODOS OS CASOS, A APRECIAÇÃO JUDICIAL.

  • Falta de atenção, não li "Incorreta".

  • Ao fazer questões de bancas "Diversas" é como procurar a mais certa ou mais errada, a depender do comando da questão, por isso é preciso tomar cuidado!

     

    Força, pessoal! 

  • Até onde eu sei se revogam os inconvenientes e inoportunos e se anulam os ilegais.

  • Essa primeira preposição muito mal formulada.

  • ''Assinale o item incorreto"

  • A devida questão 'A' apresenta ERRO material em sua formulação, e concurseiro não é ou não deveria ser obrigado a descobrir o que se passa na cabeça do avalidaor...

  • GABARITO: D

    Súmula 473 do STF: A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque dêles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.