SóProvas


ID
197920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A respeito da redação de expediente, julgue os próximos itens.

Em ofício dirigido a uma senadora e cujo signatário seja um diretor de um órgão público, deverão ser empregados o vocativo "Senhora Senadora," e o pronome de tratamento "Vossa Excelência", devendo estar flexionados no feminino os adjetivos que se refiram à destinatária, como se verifica no seguinte enunciado: "Vossa Excelência ficará satisfeita ao saber que foi indicada para presidir a sessão."

Alternativas
Comentários
  • ITEM CERTO

    A concordância com o pronome de tratamento vossa excelência se faz na terceira pessoa.

  • CERTO

    Segundo o Manual de Redação da Presidencia da República:

    Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa: "Vossa Senhoria nomeará seu substituto" (e não "Vossa ... vosso...").

    Já quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se nosso interlocutor for homem, o correto é "Vossa Excelência está atarefado", "Vossa Senhoria deve estar satisfeito"; se for mulher, "Vossa Excelência está atarefada", "Vossa Senhoria deve estar satisfeita".
     

  • Obs: em comunicações dirigidas aos 'Chefes de Poder' o vocativo a ser empregado é 'Excelentíssimo Senhor', seguido do cargo respectivo:
    ex: Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,

  • Certo, pois com pronomes de tratamento ocorre concordância ideológica(silepse). A concordância é feita com a ideia, o sentido - não com a forma gramatical da palavra. No casso de pronome de tratamento ocorre silepse de gênero.

  • Minha dúvia é quanto ao uso de " senhora senadora", isto é cooreto? me parece errado na questão.  

  • Cuidado,
    O uso de Exelentíssimo no vocativo refere-se apenas aos chefes de poder. Nesse sentido está correto o uso de Senhora Senadora no vocativo supramencionado.

  • A concordâncias do pronomes e adjetivos quando empregados com pronome de tratamento se deve ser na pessoa de quem lhe será enviada a conrespondência (destinatário), na questão como explicitava que se tratava de "uma senadora"  os pronome e adjetivos foram CORRETAMENTE empregados no feminino.

  • O vocativo Senhora Senadora está correto... Observe no texto do Manual de Redação:
    O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo:

    Excelentíssimo Senhor Presidente da República,

    Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,

    Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.

            As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo:

    Senhor Senador,     [SENADORA, SE ENCAIXARIA AQUI...]

    Senhor Juiz,

    Senhor Ministro,

    Senhor Governador.

  • Eu marquei errado pelo fato de que em: Vossa Excelência ficará satisfeita ao saber que foi indicada para presidir a sessão...
    achei que não esta impessoal. Ou esta?
    Concordo que a questão fala da flexão no feminino dos adjetivos para concordar com a destinatária e isso sim considero correto.
    Será que eu viajei muito ou está fora dos padrões da Redação Oficial?
  •       RESUMINDO:

         1.   Vossa Excelência, para as seguintes autoridades:

    b) do Poder Legislativo:

    Deputados Federais e Senadores;

    Ministro do Tribunal de Contas da União;

    Deputados Estaduais e Distritais;

    Conselheiros dos Tribunais de Contas Estaduais;


           2. Já quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se nosso interlocutor for homem, o correto é "Vossa Excelência está atarefado", "Vossa Senhoria deve estar satisfeito"; se for mulher, "Vossa Excelência está atarefada", "Vossa Senhoria deve estar satisfeita".

      3. As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo:

    Senhor Senador,

    Senhor Juiz,

    Senhor Ministro,

    Senhor Governador,

         4.  No envelope, o endereçamento das comunicações dirigidas às autoridades tratadas por Vossa Excelência, terá a seguinte forma:

    A Sua Excelência o Senhor
    Senador Fulano de Tal
    Senado Federal
    70.165-900 – Brasília. DF
    FONTE:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

  • você erra por saber a matéria que  é o sofrido. o trecho citado esta claramente errado, mas você, que já deve estar malandro, marca CERTO pois sabe que a cespe em RO é trapaceira.

  • Comentário:

     

    Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, os Senadores devem ser tratados como Vossa Excelência, tendo como vocativo “Senhor(a)”, seguido do respectivo cargo: Senhor(a) Senador(a).

    Com relação aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução.

     

    Logo, é correta a redação: "Vossa Excelência ficará satisfeita ao saber que foi
    indicada para presidir a sessão".

     

    Gabarito: Certo.

     

    Prof: Fabiano Sales