SóProvas


ID
1988437
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o item subsequente, com relação à classificação de documentos de arquivo.

A classificação, a descrição e a difusão são funções diretamente vinculadas às políticas de acesso aos documentos de arquivo.

Alternativas
Comentários
  • Correta.

  • Gab.: CERTO

     

    De acordo com Santos (2008, P. 178), são sete as funções arquivísticas voltadas para a gestão de documentos e dentre elas, segue abaixo apenas três:

     

    CONSERVAÇÃO / PRESERVAÇÃO Aspectos relacionados à manutenção da integridade física e/ou lógica dos documentos ao longo do tempo, bem como as tecnologias que permitem seu processamento e recuperação; ao arquivista cabe estudar os suportes
    diversos de registro da informação arquivística e suas fragilidades e definir políticas de preservação para cada um deles. Nesta função estão inseridos os planos de prevenção de desastres e os planos de contingência para minimizar a interrupção das atividades da instituição em caso de desastres e sinistros e, mais importante, salvar vidas.


    CLASSIFICAÇÃO Refere-se à criação e à utilização de planos de classificação que reflitam as funções, atividades e ações ou tarefas da instituição acumuladora dos documentos arquivísticos nas fases corrente e intermediária e a elaboração de quadros de arranjo da fase permanente. A classificação orienta a organização intelectual do acervo de forma a refletir a estrutura organizacional e decisória da instituição acumuladora e facilitar o acesso aos documentos produzidos. Também abrange fiscalização e controle da utilização correta do plano bem como contato com os setores produtores a fim de identificar possíveis necessidades de revisão deste instrumento.


    DESCRIÇÃO A descrição é uma ação que perpassa todo o ciclo de vida do documento, devendo ter seus elementos adequados a cada uma das suas fases, à unidade documental a qual se refere e às necessidades do usuário. A indexação, componente da descrição, é o processo de estabelecimento de pontos de acesso para facilitar a recuperação dos documentos ou informação. A descrição compreende a criação e utilização de índices e de vocabulários controlados.

     

    P.s.: Desculpem-me por ter ficado muito grande o comentário! kkk

  • FUNÇÕES ARQUIVÍSTICAS 


     Produção -> Criação ou recebimento de informações dentro da instituição, evitando a criação de documentos com informações desnecessárias e atentando para sua veracidade e autenticidade. Momento que o documento passa a existir para a instituição.


     Avaliação -> Processo que consiste na atribuição de valores (primário ou secundário) para os documentos, assim como prazos de guarda e destinação final (guarda permanente ou eliminação).


     Aquisição -> Entrada dos documentos nos arquivos corrente, intermediário e permanente.

     

    Classificação -> Forma como os documentos serão reagrupados de acordo com características comuns.


     Descrição -> Conjunto de elementos facilitadores na recuperação e localização dos documentos. Também abrange a elaboração de instrumentos de pesquisa e meios de busca, utilizando termos específicos, palavras-chave, indexadores, dentre outros.


     Conservação -> Conjunto de procedimentos que visa à manutenção da integridade física do documento, desacelerando o processo de degradação.


     Difusão -> Está relacionada à divulgação do acervo, bem como a acessibilidade dos documentos, aproximando o arquivo e o usuário da informação.

  • Resolução:

    Se eu classifico, eu promovo o acesso, pois a classificação envolve a reunião de documentos que dizem respeito às mesmas funções institucionais. Além disso, a partir da classificação + tabela de temporalidade, eu faço com que cada documento fique pelo tempo necessário em cada fase do ciclo, além do fato de que os documentos podem ser eliminados ou guardados permanentemente. Então, eu só vou ter no arquivo permanente, ou seja, eu só vou precisar promover acesso do que é realmente importante pro cidadão.

    Se eu descrevo, eu produzo instrumentos de pesquisa. Esses instrumentos vão guiar o cidadão rumo à informação necessitada.

    Se eu aplico a difusão, eu promovo o acervo, ou seja, promovo o acesso.

    Resposta: certa

  • Gab C. Quando se fala em acesso a informação e publicização as três funções arquivísticas mais importantes são: CLASSIFICAÇÃO, DESCRIÇÃO E DIFUSÃO.

    Abraços!

  • GABARITO CERTO.

    A classificação (permite a recuperação da informação), a descrição (instrumentos de pesquisa, elo entre o pesquisador e o acervo) e a difusão (divulgação do acervo, traz o cidadão para perto do acervo) são funções diretamente vinculadas às políticas de acesso aos documentos de arquivo.

    Questão comentada pela professora Daliane Aparecida Silvério de Sousa.