SóProvas


ID
202414
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2

Os incentivos existem em três tipos de sabores básicos: econômico, social e moral. É muito comum que um único esquema de incentivos inclua as três varieda­des. Tomemos a campanha antitabagista dos últimos anos. O acréscimo da "taxa do pecado" de $ 3 em cada maço é um forte incentivo econômico contra a compra de cigarros. A proibição do fumo em restaurantes e bares é um poderoso incentivo social. E a afirmação do governo americano de que os terroristas angariam fundos com a venda de cigarros no mercado negro atua como um incentivo moral bastante estridente.

LEVITT, Steven D., DUBNER, Stephen J. Freakonomics. O lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta. Tradução Regina Lyra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005, p. 23.

Considere as afirmativas abaixo.

1. O sinal de dois-pontos, no primeiro período do Texto 2, precede um aposto e poderia ser substituído por uma vírgula, sem ferir a norma culta da língua portuguesa.

2. Os vocábulos "acréscimo" e "econômico" são acentuados devido à mesma regra de acentuação gráfica.

3. O vocábulo "antitabagista" apresenta o prefixo anti, que sugere oposição, da mesma forma que o prefixo in (ou im), como em "imberbe", sugere negação, carência.

4. Se a oração "Tomemos a campanha antitabagista como exemplo" fosse re-escrita na segunda pessoa do singular, no negativo, sem qualquer outra alteração, ela ficaria corretamente redigida da seguinte forma: "Não toma a campanha antitabagista como exemplo".

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Como esta inserindo uma citação ao escrito anteriormente não há como transformá-lo em aposto CORRETÍSSIMA, ambas proparoxitona; corretíssima O correto seria "NÃO TOME......."
  • Quanto ao item 4,  o correto seria: "Não tomes a campanha antitabagista como exemplo".
  • CORRETAS: 

    2. Os vocábulos "acréscimo" e "econômico" são acentuados devido à mesma regra de acentuação gráfica. 
    As duas são proparoxítonas.

    3. O vocábulo "antitabagista" apresenta o prefixo anti, que sugere oposição, da mesma forma que o prefixo in (ou im), como em "imberbe", sugere negação, carência. 
    Imberbe = que não possui barba. Im (negação).
  • "Não tomes" seria o correto:


    -
    toma tunão tomes tu
    tome ele/elanão tome ele/ela
    tomemos nósnão tomemos nós
    tomai vósnão tomeis vós
    tomem eles/elasnão tomem eles/elas


  • Imberbe = sem barba

  • Alguém poderia explicar porque a 1 está errada?

  • Alternativa (B).
    O sinal de pontuação dois-pontos é empregado em diferentes finalidades: introduzir uma enumeração, introduzir um resumo/conclusão, introduzir fala de personagem ou citação, para esclarecer ou explicar uma ideia/conceito que o precede. Em quase todos os casos, o “dois-pontos” pode ser substituído por vírgula, desde que não prejudique a coesão, o encadeamento das informações contidas no texto. Como seu emprego já orienta o uso ao leitor, a substituição deve vir acompanhada de um elemento coesivo para reorganizar a progressão do texto.

  • 1. É UMA ENUMERAÇÃO E NÃO APOSTO.