-
B^O^M DIA!
Operacionalmente, os estudos socioeconômicos/estudo social podem ser definidos como o processo de conhecimento, análise e interpretação de uma determinada situação social. Sua finalidade imediata é a emissão de um parecer – formalizado ou não – sobre tal situação, do qual o sujeito demandante da ação/usuário depende para acessar benefícios, serviços e/ou resolver litígios. Essa finalidade é ampliada quando se incluem a obtenção e análise de dados sobre as condições econômicas, políticas, sociais e culturais da população atendida em programas ou serviços, partir do conjunto dos estudos efetuados como procedimento necessário para subsidiar o planejamento e a gestão de serviços e programas, bem como a reformulação ou a formulação de políticas sociais, (MIOTO, 2009). Logo, estudo socioeconômico é técnica descritiva da pesquisa qualitativa.
Resposta letra "E".
Ver Estudos Socioeconômicos.
-
Após uma breve leitura do texto da pesquisa, localizei o seguinte trecho: "Ainda cabem algumas considerações sobre as instituições Privadas (empresas lucrativas) e as do terceiro Setor (entidades filantrópicas, Organizações Não-Governamentais – ONGs, associações,Cooperativas, dentre outras)2 . Nos resultados nacionais as empresas privadas empregam mais assistentes sociais (13,19%) do que as instituições do Terceiro Setor (6,81%), embora seja importante perceber que os índices das primeiras (empresas privadas) são iguais aos das públicas federais."
No meu entendimento, há uma comparação entre empresas privadas e terceiro setor e em nenhum momento entendi que o texto diz ser o Assistente Social vinculado majoritariamente a elas.
Concordam?!
-
Realmente super motivada, a pesquisa sobre o perfil dos assistentes sociais no Brasil, promovida pelo Conselho Federal de Serviço Social, com base em dados em 2004 (CFESS, 2005), constata que, no nível nacional, 78,16% dos assistentes sociais atuam em instituições públicas de natureza estatal, das quais 40,97% atuam no âmbito municipal, 24%, estaduais e 13,19%, federais. Assim, assistente social no Brasil é majoritariamente um funcionário público, que atua predominantemente na formulação, planejamento e execução de políticas sociais com destaque às políticas de saúde, assistência social, educação, habitação, entre outras. O segundo maior empregador são empresas privadas com 13,19% (o mesmo índice que as instituições federais), seguido do “Terceiro Setor”, com 6,81% (englobando Organizações Não Governamentais (ONGs), Associações, Cooperativas, entre outras que viabilizam a chamada “responsabilidade social”).
Será que está questão foi anulada?
-
Erro da "a"
Os projetos profissionais são coletivos; apresentam a auto-imagem de uma profissão; elegem os valores que a legitimam; delimitam e priorizam seus objetivos e funções; formulam os requisitos (teóricos, institucionais e práticos) para o seu exercício; prescrevem normas para o comportamento dos profissionais; estabelecem as balizas da sua relação com os usuários dos serviços, com as outras profissões e com as organizações e instituições sociais, privadas e públicas; são construídos por um sujeito coletivo – a categoria profissional; e através da sua organização (que envolve os profissionais em atividades, as instituições formadoras, os pesquisadores, os docentes e estudantes da área, seus organismos corporativo e sindicais) que a categoria elabora o seu projeto profissional (NETTO,1999).
-
Questão confusa!
-
Esta Questão deveria ser anulada!
-
Quê?
-
O gabarito foi revisto de E para B, pela organização do Qconcurso.
-
Pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Serviço Social (2005) sobre o perfil do assistente social no mercado de trabalho, mostrou que esse profissional vincula-se majoritariamente às empresas privadas e ao terceiro setor.