-
Gabarito ( B )
A) ERRADA - esse conceito é da pespectiva do Cliente.
B) CERTO
C) ERRADO - pespectiva de processo interno que é análise dos processos internos da organização, incluindo a identificação dos recursos e das capacidades necessárias para elevar o nível interno de qualidade.
D) ERRADO - pespectiva financeira é de longo prazo.
E) ERRADO - Os planos elaborados para procedimentos relacionados a métodos, programações e regulamentos para dar cobertura à realização de tarefas são típicos do planejamento operacional (palavra chave tarefas).
Fonte: http://www.portal-administracao.com
-
Segundo Chiavenato, são características da APO:
1) Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e o seu superior;
2) Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição;
3) Interligação entre os vários objetivos departamentais;
4) Ênfase na mensuração e no controle de resultados;
5) Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos;
6) Participação atuante das gerências e dos subordinados;
7) Apoio intensivo do staff
-
Complementando:
O erro da alternantiva D está em afirmar que Planos Financeiros fazem parte do Planejamento Estratégico. Na verdade fazem parte do Planejamento Tático.
Fonte: http://pt.slideshare.net/MarcosCruz8/planejamento-estrategico-ttico-e-operacional
Gabarito: Letra B
-
A perspectiva Financeira
Toma o conteúdo que tradicionalmente é atribuído às medidas financeiras para se avaliar das consequências económicas da acção desenvolvida ou da estratégia adoptada. A perspectiva Financeira trata das necessidades de satisfação dos accionistas (criação de valor sustentável) e dos clientes e geração de cash-flow. A utilização isolada de indicadores financeiros faz centrar as atenções da gestão em resultados de curto prazo que podem prejudicar a criação de valor a longo prazo.
A perspectiva do cliente
Traduz-se o alinhamento pretendido entre os clientes e segmentos de mercado. Relaciona-se com factores como a satisfação, fidelidade, retenção, aquisição e rendibilidade dos clientes e traduzem objectivos orientados para mercados ou segmentos específicos. A perspectiva do Cliente avalia a nossa actuação relativamente à nossa principal fonte de receita da empresa. Para obter resultados financeiros é preciso oferecer valores aos clientes e para saber se estamos de facto a caminhar neste sentido é indispensável medir.
A perspectiva interna
Centra-se nos processos internos que produzem maior impacto na satisfação do cliente e na consecução dos objectivos financeiros de uma organização para que ela seja considerada excelente. Os Processos Internos são eles que condicionam o funcionamento da empresa e estão orientados no sentido de satisfação do cliente. Para oferecer valor aos clientes é necessário que os processos internos sejam optimizados de modo a baixar os custos para tornar a empresa mais competitiva.
Exemplos de indicadores utilizados na perspectiva interna: desenvolvimento do produto, serviço pós-venda, marketing, processo produtivo, etc.
A perspectiva de aprendizagem e crescimento
Identifica as necessidades da organização para que seja possível o crescimento e desenvolvimento a longo prazo. Esta metodologia reforça a visão de investimento para o futuro, ou seja, em áreas como os recursos humanos, sistemas e procedimentos, como condição necessária ao sucesso financeiro a longo prazo. É um conjunto de indicadores relacionado com os empregados, com a sua satisfação, formação profissional, permanência na organização. É esta perspectiva que oferece fundações para que as restantes perspectivas do Balanced Scorecard tenham êxito. Por isso é necessário manter e desenvolver estruturas básicas da organização como pessoas e tecnologias. Para cada uma das quatro perspectivas deverá haver uma série de indicadores segundo os nossos objectivos estratégicos, isto é, a estratégia interfere com as opções relativamente às finanças, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento dos empregados.
http://www.portalwebmarketing.com/Gest%C3%A3o/BalancedScorecard/tabid/376/Default.aspx
-
Letra (b)
Segundo Paludo (2016) “A administração por objetivo corresponde a uma espécie de contratualização dos serviços públicos em que os gestores negociam com a autoridade superior os objetivos a serem alcançados. É um sistema de administração que vincula objetivos e metas organizacionais com o desempenho individual, em todos os setores. Corresponde a um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos e metas comuns, definem os resultados esperados nas diferentes áreas de responsabilidade e procuram identificar a contribuição de cada membro no alcance dos resultados.
-
APO apresenta algumas críticas. Entre elas, teríamos uma excessiva preocupação
com o curto prazo, a perda da noção do “todo” com o desmembramento dos
objetivos e uma excessiva preocupação com os objetivos individuais e
departamentais em contraponto aos objetivos estratégicos gerais.
a cespe nao concorda....
-
-
Letra B
Q677613 Na administração por objetivos, convém estabelecerem-se objetivos verificáveis e mensuráveis nos níveis estratégico, tático e operacional, com o propósito de controlar e motivar as pessoas a alcançarem resultados. CORRETO
-
APO - Nela, a alta administração busca fixar objetivos claros para a organização com base no que é requerido pelo acionista. Esses objetivos são desdobrados para todos os níveis organizacionais de forma a criar elos entre os objetivos individuais e os organizacionais.
-
Outra questões parecidas, bbres:
A respeito de aspectos inerentes ao planejamento, julgue o próximo item.
Na administração por objetivos, convém estabelecerem-se objetivos verificáveis e mensuráveis nos níveis estratégico, tático e operacional, com o propósito de controlar e motivar as pessoas a alcançarem resultados. CORRETA
-
LETRA B