-
A) ... VEM a nossa mente a imagem de professores e estudantes. (A imagem vem a nossa mente. O sujeito aqui é simples, seu núcleo é "Imagem")
B) ... como DEVERIA ser a família. (...de como a familia deveria ser)
C) Correta (Inúmeras formas podem variar)
D) ... ESTÁ se refletindo (esse SE é Indice de Indeterminação do Sujeiro, o que deixa o verbo na 3ª pessoa do singular)
E) É ainda com parametros tradicionais QUE se avaliam todo tipo de famílias. (As expressoes É QUE, além de serem INVARIÁVEIS são expletivas, sua retirada não alterará o sentido original.
-
Atualmente, (adj adv de tempo deslocado) -> vírgula facultativa (pequeno corpo)
há inúmeras formas de relacionamento ( verbo "haver" no impessoal, portanto, sempre no singular)
,que podem variar de pessoa a pessoa. ( vírgula isolando uma oração subordinada ADJ explicativa. O verbo "poder", neste caso, flexiona-se para concordar com o referente do pronome relativo "que", ou seja, "inúmeras formas de relacionamento").
-
Na letra C a vírgula "...relacionamento, que..." está correta?
-
Alternativa D: Eu acredito que não seja sujeito indeterminado..
Ao discutirmos família, estão se refletindo ainda sobre as relações entre homens e mulheres.
Ao discutirmos (Oração Subordinada Adverbial Temporal Reduzida de Infinitivo) possui a desinência de 1º pessoa do plural (Nós)
Então o correto seria:
Ao discutirmos família, ESTAMOS NOS refletindo ainda sobre as relações entre homens e mulheres. VOZ RECÍPROCA.
-
a) Ao mencionarmos a palavra “escola”, vêm à nossa mente a imagem de professores e estudantes. (ERRADO) OBS. "VÊM" deve ficar no singular, pois concorda com "A imagem" e está no singular. VEM.
b) Entre nós perdura um modelo mais tradicional de como deveriam ser a família. (ERRADO) OBS. O verbo "dever" deve ficar no singular, pois concorda com "Um modelo". Deveria.
c) Atualmente, há inúmeras formas de relacionamento, que podem variar de pessoa a pessoa. (CORRETO) OBS. Vrebo haver no sentido de existir, acontecer e ocorer é impessoal, logo ficará no singular. O verbo "poder" concordar com Inímeras de formas, o qual está sendo expressão pelo pronome relativo "QUE", logo tem que ficar no plural.
d) Ao discutirmos família, estão se refletindo ainda sobre as relações entre homens e mulheres. (ERRADO) OBS. O "se" pis, partícula de índice de indeterminação do sujeito, logo devera o verbo ficar no sngular. "Está"
e) São ainda com parâmetros tradicionais que se avaliam todo tipo de famílias. (ERRADO) OBS. O verbo "ser" concorda com O.S.S.S. Oraçao Subordinada Substantiva Subjetiva, pois isso que ficará no singular. É.
-
HAVER no sentido de exitir É INVARIAVEL.
-
-
alguém pode me tirar uma duvida ?
a palavra RELACIONAMENTO da letra C não deveria estar no plural?
alguém sabe essa regra?
-
Manuela, a vírgula indica que ali temos uma oração subordinada adjetiva explicativa, mas, creio eu, que ela é facultativa porque sua eliminação não comprometeria a ideia anterior. mas em alguns casos ela compromete seriamente, como em:
as mulheres, que são vítimas de violência doméstica, devem procurar a delegacia.
as mulheres que são vítimas de violência doméstica devem procurar a delegacia.
percebe a diferença?
-
Sabe aquele gabarito que pode marcar o que quiser? Pois é esse aqui.
Pronome relativo retoma o termo anterior e produz um sentido lógico, né?
c) Atualmente, há inúmeras formas de relacionamento, que podem variar de pessoa a pessoa.
O pronome relativo retoma relacionamento ou inúmeros formas de relacionamento?
O pronome "que" tem a possibilidade retomar qualquer uma das duas e produzir um sentido lógico. Ai queria saber o que o examinador pensa.