SóProvas


ID
2113297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A liberação comercial da Internet, no início dos anos 1990, desencadeou uma das maiores revoluções culturais da história. Acerca das novas tecnologias de informação resultantes desse processo, julgue o item a seguir.

A utilização de redes sociais representa uma forma poderosa, rápida e de baixo custo para a prática profissional do publicitário, para quem é mais adequada a criação de fanpages do que perfis para a atuação profissional.

Alternativas
Comentários
  • Artigo de empresa. É comercial, mas tem explicação institucional, bastante isenta:

     

    8 motivos para sua empresa possuir uma página de fãs e não um perfil no Facebook

     

    http://www.estrategiadigital.com.br/blog/rede-social/8-motivos-para-sua-empresa-possuir-uma-pagina-de-fas-e-nao-um-perfil-no-facebook/

  • As fanpages se firmaram e mostraram a força que têm de fazer com que o conteúdo das empresas alcance pessoas de vários cantos do Brasil e do mundo. Apesar disso, muitos empresários ainda se mantêm resistentes à ideia e continuam alimentando perfis de seus negócios, ao invés de migrarem para o formato próprio para esse tipo de trabalho, que é muito mais vantajoso.

    Antes de tudo, a questão legal

    Consta no regulamento da rede social que apenas pessoas podem criar um perfil. Às empresas cabe a fanpage, cuja proposta é outra bem diferente e bem mais atraente. Se no perfil só é permitido aceitar até 5.000 amigos e a fanpage pode receber números incontáveis de fãs, não há razão que explique a preferência por um perfil com um enfoque empresarial, digamos, ao invés de uma página oficial que tem o mesmo propósito, mas é, tecnicamente, muito mais vantajoso. Para que se contentar com esse número restrito? Por que não optar pela fanpage e permitir que um número ilimitado de pessoas curta e acompanhe de perto as ações da sua empresa?

    Possibilidade de fazer marcações

    No perfil, esta função é limitada, visto que apenas os amigos conseguem marcar um outro perfil. Marcações de fanpages, por sua vez, podem ser feitas tanto pelos fãs quanto por outras páginas. A mesma coisa acontece com os check-ins, uma ação muito importante que ajuda a disseminar a sua empresa na rede.

    Investimento em anúncios

    Quando o assunto é aumentar a audiência, a página também apresenta vantagens. Os anúncios podem se dar de diversas formas e todas elas representam oportunidades de se conectar e de se comunicar com um número maior de pessoas. Promover a página, aumentar o número de conversões do site, motivar que as pessoas baixem o aplicativo da empresa e impulsionamento de publicações são apenas alguns exemplos de como os anúncios podem ser muito bons para fortalecer uma marca dentro do Facebook. No perfil, isso não é possível.

    Material para relatórios de desempenho

    As fanpages fornecem dados de desempenho que são fundamentais para direcionar quais ações são as mais interessantes para uma empresa dentro da rede social. Que tipo de publicação costuma ter maior repercussão? Quais foram os números de interações obtidos? E os alcances? E as impressões? Como estão as suas taxas de engajamento? Estas e outras perguntas são respondidas e apontam o melhor caminho a seguir. Apenas as páginas lidam com esses dados.

    Gerenciamento em várias mãos

    A administração de uma página não se limita a uma só pessoa. Ela pode ser compartilhada entre várias de uma mesma equipe. Cada pessoa, através de seu próprio perfil, tem acesso aos dados de desempenho da página, bem como tem a permissão para lançar ou programar as publicações. Vale ressaltar, portanto, que o poder que cada um tem nesse processo de gerenciamento pode ser limitado e isso é previamente definido.

    Fonte: https://www.agenciatsuru.com.br/blog/fanpage-x-perfil-para-as-empresas/

  • Concordo. Pensei a mesma coisa assim que resolvi. questão mal redigida.