SóProvas


ID
2117290
Banca
CETRO
Órgão
CREF - 4ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

De acordo com o Código Penal brasileiro, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • (E)

    (A)Correta: Art. 21 - O desconhecimento da lei é inescusável. O erro sobre a ilicitude do fato, se inevitável, isenta de pena;

    (B)Correta: Art. 21 - O desconhecimento da lei é inescusável. O erro sobre a ilicitude do fato, se inevitável, isenta de pena; se evitável, poderá diminuí-la de um sexto a um terço

    (C)Correta    Art. 26 - É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

    (D)Correta:Art. 2º P.Único: A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.

    (E)INCORRETA: Art. 4º - Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado.
    Tempo=Atividade

  • LUTA

    Lugar= UBIQUIDADE

    Tempo= ATIVIDADE

  • EXCLUDENTES DE ILICITUDE

    As causas justificantes têm o condão de tornar lícita uma conduta típica praticada por um sujeito. Assim, aquele que pratica fato típico acolhido por uma excludente, não comete ato ilícito.

    As excludentes de ilicitude estão previstas no artigo 23 do Código Penal brasileiro. São elas:

    o estado de necessidade= constitui no sacrifício de um bem jurídico penalmente protegido, visando salvar de perigo atual e inevitável direito próprio do agente ou de terceiro - desde que no momento da ação não for exigido do agente uma conduta menos lesiva. Para que se caracterize a excludente de estado de necessidade é necessário dois requisitos: existência de perigo atual e inevitável e a não provocação voluntária do perigo pelo agente.

    a legítima defesa= ação praticada pelo agente para repelir injusta agressão a si ou a terceiro, utilizando-se dos meios necessários com moderação.

    o estrito cumprimento do dever legal = O agente que cumpre o seu dever proveniente da lei, não responderá pelos atos praticados, ainda que constituam um ilícito penal.

    o exercício regular de direito= Aquele que exerce um direito garantido por lei não comete ato ilícito .

  • E)  Art. 4º - Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado.
    Tempo=Atividade

     

  • Alternativa A e B tratam do ERRO de PROIBIÇÃO.

    Erro de proibição trata de uma interpretação erronea da realidade;

    Ex: o sujeito leva a carteira de outrem achando que é a sua.

    se INEVITÁVEL isenta de penal, se EVITÁVEL pode ser diminuída de 1/6 a 1/3.

  • KKK LER A LETRA DA LEI É FUNDAMENTAL KKK FÁCIL GABARITO E.

  • GABARITO LETRA E

    OBS: NA LETRA A e B

    ERRO SOBRE A ILICITUDE DO FATO - ART 21 DO CP

    ATENÇÃO PARA O "EDII"!!!!

    EVITÁVEL - DIMINUI

    INEVITÁVEL - ISENTA

  • Sobre a alternativa C)

    Considerar-se-á embriaguez involuntária COMPLETA quando resultar de caso fortuito (desconhece que determinada substância produz embriaguez) ou força maior (é constrangido à embriaguez)Se se tratar de embriaguez involuntária completa, excluir-se-á a culpabilidade do agente que praticar um fato típico e ilícito. 

    Nesse exato sentido dispõe o art. 28, § 1º, do CP: “é isento de pena o agente que, por embriaguez completa, proveniente de caso fortuito ou força maior, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento” 

     Contudo, se for o caso de embriaguez involuntária incompleta, hipótese em que, não obstante isso, preserva-se uma certa capacidade de autodeterminação, a culpabilidade subsistirá, mas com pena reduzida de 1/3 a 2/3 (CP, art. 28, II, §2°).

    EM SÍNTESE:

    1. A embriaguez involuntária completa é excludente de culpabilidade, razão pela qual isenta o autor de pena.

    2. A embriaguez involuntária incompleta é apenas atenuante de culpabilidade, importando na diminuição da pena.

  • Artigo 4 do CP==="Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado"