-
Olá pessoal (GABARITO = LETRA B)
---------------------------------------------------------
Item I = ERRADO.
Caso o ponto de interrogação for excluído, a frase ( Será que a internet está a matar a democracia? ) perde o caráter de pergunta, de reflexão e passa a ser uma afirmação. A correção vai se prejudicar.
Item II = CERTO. As vírgulas isolam o aposto.
Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão.
O aposto se revela na seguinte passagem: Vyacheslav W. Polonski, um acadêmico da Universidade de Oxford, faz essa pergunta na revista Newsweek.
Item III = CERTO. Na última frase do parágrafo, o pronome “que” retoma "argumentos".
A finalidade do pronome relativo é evitar a repetição do termo antecedente na oração em que ocorre.
Item IV = CERTO.No contexto, o verbo “desaguar” está empregado em sentido figurado.
Desaguar = Drenar, Enxugar, Lançar as águas em (falando do curso dos rios).
---------------------------------------------------------
Fé em Deus, não se renda.
-
A alternativa I. é muito absurda
Pergunta retórica
É feita não com objetivo de obter resposta, mas sim de fazer a outra pessoa pensar sobre o conteúdo, o objetivo é a reflexão.
+ em http://www.faq.inf.br/educacao-basica/pergunta-retorica-conceito-exemplos-e-diferenca-de-pergunta-comum/
-
Quem fez esse aplicativo deve voltar para escola porque não aprendeu nada. Muito ruim
-
Será que a internet está a matar a democracia? Vyacheslav W. Polonski, um acadêmico da Universidade de Oxford, faz essa pergunta na revista Newsweek. E oferece argumentos a respeito que desaguam em águas tenebrosas.
I. O ponto de interrogação pode ser excluído, sem prejuízo para a correção e o sentido, por se tratar de pergunta retórica. (ERRADO) OBS. Prejudicaria o sentido.
II. As vírgulas isolam o aposto (CORRETO) OBS. ...Vyacheslav W. Polonski, um acadêmico da Universidade de Oxford,.... É um aposto, pois explica quem é o termo anterior.
III. Na última frase do parágrafo, o pronome “que” retoma "argumentos". (CORRETO) OBS. ... E oferece argumentos a respeito que desaguam QUe é um pronome relativo, o qual retoma o termo argumento, logo podemos obervar, pois o verbo está no plural.
IV. No contexto, o verbo “desaguar” está empregado em sentido figurado. (CORRETO) OBS. ....E oferece argumentos a respeito que desaguam em águas tenebrosas. o Autor não está falando em desaguam no sentido de lançar água de um rio, mas sim no sinto de um ideia semelhando.
Gabarito: B
-
Impossível lê o texto pelo tamanho da letra esse filho da p. Que fez esse aplicativo não tem previsão pra fazer as coisas, como se pode lê um texto desse em um tablet imagina em um celular
-
Alternativa correta: B.
Dica: colocar ou retirar pontuação em uma frase sempre vai alterar o sentido. A única exceção é quando é colocada uma outra pontuação no lugar. Neste caso, tem que verificar se a subtituição é adequada.
-
II - Aposto explicativo
III - "Que" é pronome relativo e retoma "argumentos"
IV - desaguam está no sentido conotativo (figurado)
-
Alguém pode dizer se é "desaguam" ou "deságuam"?
-
Há variação de pronúncia em alguns verbos terminados em “-guar”, “-quar” e “-quir”, visto que admitem duas pronúncias em algumas formas do presente do indicativo, subjuntivo e imperativo. Assim, no caso de os verbos serem pronunciados com “a” ou “i” tônicos, essas formas deverão ser acentuadas. Exemplificando, temos os verbos aguar, averiguar, apaziguar, desaguar, enxaguar, obliquar e delinquir.
Exemplos:
Presente do indicativo
Eu deságuo
Tu deságuas
Ele/eles deságua (m)
Subjuntivo
Que eu deságue
Que tu deságues
Que ele/eles deságue (m)
Imperativo
deságues tu
deságue você
deságuem eles
- Caso os verbos forem pronunciados com o “u” tônico, essas formas não serão acentuadas. Assim como:
Eu desaguo / Que eu desague / Desagues tu
Fonte|: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/acentuacao-no-novo-acordo-ortografico.htm
-
GABARITO B
Aposto explica, esclarece e acrescenta algo ao sujeito;
Vocativo serve para invocar o receptor da mensagem.
-
Quando a percebemos que a I está errada , eliminamos duas alternativas, ai já sabemos que a II e III estão corretas, bastando analisar se a IV está correta ou não.