SóProvas


ID
2229424
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

A língua do Brasil amanhã                

            (Mário Perini)

Ouvimos com frequência opiniões alarmantes a respeito do futuro da nossa língua. Às vezes se diz que ela vai simplesmente desaparecer, em benefício de outras línguas supostamente expansionistas (em especial o inglês, atual candidato número um a língua universal); ou vai se “misturar” com o espanhol, formando o “portunhol”; ou, simplesmente, que vai se corromper pelo uso da gíria e das formas populares de expressão (do tipo: o casaco que cê ia sair com ele tá rasgado). Aqui pretendo trazer uma opinião mais otimista: a nossa língua, estou convencido, não está em perigo de desaparecimento, muito menos de mistura. Por outro lado (e não é possível agradar a todos) acredito que nossa língua está mudando, e certamente não será a mesma dentro de vinte, cem ou trezentos anos.

(...)

O que é que poderia ameaçar a integridade, ou a existência de nossa língua? O primeiro fator, frequentemente citado, é a influência do inglês – o mundo de empréstimos que andamos fazendo para nos expressarmos sobre certos assuntos.

Não se pode negar que o fenômeno existe: o que mais se faz hoje em dia é surfar, deletar ou tratar do marketing. Mas isso não significa o desaparecimento da língua portuguesa; empréstimos são um fato da vida, e sempre existiram. Hoje pouca gente sabe disso, mas avalanche, alfaiate, tenor e pingue-pongue são palavras de origem estrangeira; hoje já se naturalizaram, e certamente ninguém vê ameaça nelas.

(...)

Quero dizer que não há o menor sintoma de que os empréstimos estrangeiros estejam causando lesões na língua portuguesa: a maioria, aliás, desaparece em pouco tempo, e os que ficam se assimilam. O português, como toda língua, precisa crescer para dar conta das novidades sociais, tecnológicas, artísticas e culturais; para isso pode aceitar empréstimos (...) – e também pode criar palavras a partir de seus próprios recursos – como computador, ecologia, poluição – ou então estender o uso de palavras antigas a novos significados – executivo ou celular, que significam coisas hoje que não significavam há vinte anos. Isso está acontecendo a todo tempo com todas as línguas e nunca levou nenhuma delas à extinção. (...)

(PERINI, M. A língua do Brasil amanhã e outros mistérios, SP: Parábola, 2004, p.11-14) 



Leia o fragmento seguinte para responder à questão.

“Não se pode negar que o fenômeno existe: o que mais se faz hoje em dia é surfar, deletar ou tratar do marketing. Mas isso não significa o desaparecimento da língua portuguesa; ...” (linhas 13-14)

O pronome “isso” tem função coesiva e retoma

Alternativas
Comentários
  • Não consegui entender que alternativa responde a consigna

    ....

  • Sinceramente, não há clareza no que a banca pede.
  • Eu boiei na questão! Ficou incompleto o texto é isso? O que seria empréstimos estrangeiros?

  • Sinceramente, vamos tirar esta questão!!

  • Talvez o erro seja do Qconcurso que não colocou o texto completo que estaria na prova, uma vez que no final do fragmento tem "(linhas 13-14)" e para compreender a questão precisaríamos do todo o texto. 

  • Correta letra B :

    O ISSO responde a pergunta feita no inicio do segundo parágrafo O que é que poderia ameaçar a integridade, ou a existência de nossa língua? O primeiro fator, frequentemente citado, é a influência do inglês – o mundo de empréstimos que andamos fazendo para nos expressarmos sobre certos assuntos. Faça a pergunta isso o quẽ ? e vc terá a resposta :

    O mundo de empréstimos que andamos fazendo para nos expressarmos sobre certos assuntos.

     

    Espero ter ajudado

    FOCO E FÉ

  • O pronome demonstrativo "isso" exerce função anafórica do termo supracitado "o mundo de empréstimos que andamos fazendo para nos expressarmos sobre certos assuntos.".

  • Resposta B

    O que andamos fazendo para nos expressarmos sobre certos assuntos?

    ISSO -  o mundo de empréstimos

  • A que fragmento a pergunta se refere? Não deu para entender o enunciado da questão. Tem tantos pronomes ISSO no texto.

  • A questão refere-se a dois aspectos: O usso do pronome demonstrativo e a retomada da idéia eposta no parágrafo. Desta forma, a questão além de abordar conhecimento sintático da língua portuguesa, trabalho a semântica e a coesão tetual.

     

    Resumindo: Gabarito: B

  • A questão não está completa.

  • Trata-se do "Isso" disposto na última frase do texto.
    Mas faltou mesmo o QC destacar a palavra, tal qual estava na prova.

  • Ainda bem que não fui o único a não entender, acho que está faltando alguma coisa, pois vira e mexe qc dá esses moles!!!

  • Sinceramente nem notei que a questão está incompleta. Talvez seja porque nem tenha lido o texto todo, que por sinal nem precisa fazê-lo para responder a questão com eficiência. Agora vamos ao que interessa...
    "...Mas isso não significa o desaparecimento da língua portuguesa;..."
    Pergunta a ser feita: isso o quê?
    Resposta: a influência do inglês
    Indo mais além...
    Pergunta: De que forma essa influência é explicitada?
    Resposta: "o mundo de empréstimos que andamos fazendo para nos expressarmos sobre certos assuntos."
    Pergunta: Quais empréstimos?
    Resposta "...é surfar, deletar ou tratar do marketing..."

  • GABARITO B

     

    Dica: Sempre retomem ao texto e leiam um parágrafo antes do trecho que pedirem a análise. Geralmente fazem isso pra induzir o candidato a erro mesmo. Já fiz muitas questões que a resposta nunca está no parágrafo e sim anteriormente, como essa.

  • Achei estranha a questão , fui na letra A.

  • bastava retomar o texto para fazer a questao 

  • Questão esquisita.

  • o mundo de empréstimos que andamos fazendo para nos expressarmos sobre certos assuntos.