SóProvas


ID
2234077
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Anápolis - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O tempo amarrota a lembrança e subverte a ordem.

  Parecia muito pequeno o ideal de meu pai, naquele tempo, lá. A escola, onde me matriculou também na caixa escolar – para ter direito a uniforme e merenda –, devia me ensinar a ler, escrever e a fazer conta de cabeça. O resto, dizia ele, é só ter gratidão, e isso se aprende copiando exemplos. 

  Difícil não conferir razão a meu pai em seus momentos de anjo. Ele pendia a cabeça para a esquerda, como se escutando o coração, e falava sem labirintos. Dizia frases claras, acordando sorrisos e caminhos. Parecia querer argumentar sem ele mesmo ter certeza, tornando assim as palavras cuidadosas.

  Um pesar estrangeiro andou atordoando meu pouco entendimento. Ir para a escola era abandonar as brincadeiras sob a sombra antiga da mangueira; era renunciar o debaixo da mesa resmungando mentiras com o silêncio; era não mais vistoriar o atrás da casa buscando novas surpresas e outros convites. 

Contrapondo-se a essas perdas, havia a vontade de desamarrar os nós, entrar em acordo com o desconhecido, abrir o caderno limpo e batizar as folhas com a sabedoria da professora, diminuir o tamanho do mistério, abrir portas para receber novas lições, destramelar as janelas e espiar mais longe. Tudo isso me encantava.

  Por definição minha, perseguindo respostas, eu desconfiava ser a escola um lugar de muito respeito. Era preciso ter as unhas limpas e aparadas, cabelo penteado, caderno caprichado dentro do embornal, uniforme lavado – calça azul-marinho e camisa de fustão branco – e passado com ferro de brasa, goma de polvilho rala na gola, para não arranhar o pescoço.

  A professora, quando os alunos ainda na fila e do lado de fora da sala, lia a gente como se fosse um livro. E mãe nenhuma gostaria de ser chamada de desmazelada pela mulher mais respeitada do lugar. [...] 

  Eu carregava comigo um chocalho de cascavel amarrado em um cordão encardido, preso no pescoço. Simpatia de minha mãe para eu não urinar na cama. A gola engomada de minha camisa não escondia essa sentença peçonhenta. Eu vivia como a canção: “camisa aberta ao peito, pés descalços e braços nus”. [...] 

  Eu corria pelos matos cheio de carrapichos e carrapatos, saltando córrego, me equilibrando em pinguelas, descobrindo frutas maduras, suspeitando ninhos e passarinhos. Trazia, ainda, uma vergonha de todo mundo, mas deixar sumir na “campina” o chocalho, simpatia de mãe, seria brincar com sua fé. Então eu andava devagarinho, pisando certo,aprumado e manso, para evitar o chiquechique do chocalho. Cascavel anda em dupla, me diziam, e o chocalho serve para chamar o outro.

[...]

  Vi meu pai cochichar com minha mãe, e de início enredei ser carinho, como o de Dr. Júlio Leitão e Dona Pequenina. Abri bem os ouvidos, pois os olhos não dava. Ele dizia ser o Dr. Jair, seu patrão, como uma cobra: mordia e soprava. Eu balançava a cabeça, com força, de vez em quando, acordando a simpatia de minha mãe. Vontade de chamar outra cascavel só para ver uma cobra mordendo e soprando, se frio ou quente seu bafo.

  Dr. Jair visitou minha mãe, uma noite [...]. Não saí de perto dele nem tirei os olhos de sua boca, esperando o homem morder e soprar. Ele falou foi muito de riqueza e de como contava com o trabalho de meu pai, seu melhor empregado, capaz de carregar água em peneira. Perdi meu tempo.

BARTOLOMEU CAMPOS QUEIRÓS.Ler, escrever e fazer conta de cabeça.São Paulo: Global, 2004.

Vocabulário

destramelar: destrancar

embornal: sacola

peçonhenta: venenosa 


Sintaticamente, o termo destacado está corretamente analisado em:

Alternativas
Comentários
  • a) “O resto, dizia ELE.” / objeto direto. APOSTO

     b) “Eu carregava comigo UM CHOCALHO DE CASCAVEL amarrado em um cordão encardido” / OBJETO DIRETO

     c) “Parecia muito PEQUENO o ideal de meu pai.” / predicativo do sujeito.  (CORRETO) "O ideal de meu pai parecia muito pequeno.

     d)  “A gola ENGOMADA de minha camisa não escondia essa sentença peçonhenta.”  ADJUNTO ADNOMINAL

     e) Eu corria pelos matos cheio DE CARRAPICHOS E CARRAPATOS” /  (COMPLEMENTO NOMINAL

  • No texto o verbo correr é intransito, o que já inviabilizaria a transposição para voz passiva tendo em vista que somente os verbos transitivos direitos e diretos e indiretos adimitem essa conversão.

     

    A gola ENGOMADA jamais sera complemento nominal, pois "gola" é substantivo concreto.Importa lembrar que o Complemento nominal completa o sentido de substantivos abstratos, advérbios e adjetivos.

     

    Em sintese, a questão pode ser resolvida por eliminação. Ganha-se tempo para outras mais complicadas.

  • Parecer é verbo de ligacao. O verbo de ligacao liga o sujeito ao predicativo.

  • A oração está apenas invertida. Em ordem direta:

     

    "O ideal de meu pai PARECIA muito pequeno.”

     

    É predicativo do sujeito, conforme expresso. 

     

    Gabarito C

  • A gola ENGOMADA... ENGOMADA é adjunto adnominal tendo em vista que Complemento nominal começa com preposição.

  • Na ordem direta fica mais fácil.

     

     

    “Parecia muito PEQUENO o ideal de meu pai.” 

     

    "O ideal de meu pai parecia muito pequeno"

     

                    VL + Predicativo do Sujeito

  • Inverte a ordem.

    O ideal de meu pai - Sujeito

    parecia muito pequeno - predicativo do sujeito

  • ser, estar, parecer, ficar, tornar, andar, permanecer, continuar... Verbos de ligação que geralmente estão acompanhados de predicativo. Não confundir com objeto direto, predicativo remete a qualidade ou estado (morfologicamente seria classificado como o famoso adjetivo), portanto além de tudo é essencial DECORAR esses VL.

  • Corrigindo o comentário da Vanessa:

    A) é um sujeito e não um aposto --> pois passando para a ordem direta teríamos --> Ele dizia o resto --> Quem dizia ? ele

    logo "ele" é o sujeito.

  • #CASCAAA

  • GABARITO C

    a) “O resto, dizia ELE.” /  SUJEITO

     b) “Eu carregava comigo UM CHOCALHO DE CASCAVEL amarrado em um cordão encardido” / OBJETO DIRETO

     c) “Parecia muito PEQUENO o ideal de meu pai.” / predicativo do sujeito. (CORRETO) "O ideal de meu pai parecia muito pequeno.

     d) “A gola ENGOMADA de minha camisa não escondia essa sentença peçonhenta.”  ADJUNTO ADNOMINAL

     e) Eu corria pelos matos cheio DE CARRAPICHOS E CARRAPATOS” / (COMPLEMENTO NOMINAL

  • #CASCAA só quem acompanha sabe..

  • A e B são de fácil entendimento, vejamos as outras 2 erradas; a letra D, a gola engomada..... pq não pode ser complemento nominal? Pq ele está dentro da estrutura do sujeito, portanto deve ser necessariamente um adjunto adnominal, confirmado pelo fato q se eu retirar o substantivo, núcleo do sujeito, o adjunto adnominal irá embora, irão embora os 2, o artigo e o adjetivo; na letra E, é verdade q o agente da passiva pode ser indicado pela preposição DE, repare, uma terra povoada por índios mas tb uma terra povoada de índios, mas teria q ter um verbo q seria a ação exercida pelo agente da passiva, no caso está completando o sentido de mato cheio..cheio de? Complemento nominal.

  • Lucas PCDF.

    A letra a não é sujeito, pois não pode ter vírgula entre sujeito e predicado.

  • Termo relacionado ao sujeito por meio de um verbo de ligação, predicativo. Letra C