SóProvas


ID
2246062
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto

Setenta anos, por que não?

    Acho essa coisa da idade fascinante: tem a ver com o modo como lidamos com a vida. Se a gente a considera uma ladeira que desce a partir da primeira ruga, ou do começo de barriguinha, então viver é de certa forma uma desgraceira que acaba na morte. Desse ponto de vista, a vida passa a ser uma doença crônica de prognóstico sombrio. Nessa festa sem graça, quem fica animado? Quem não se amargura?

    [...]

    Pois se minhas avós eram damas idosas aos 50 anos, sempre de livro na mão lendo na poltrona junto à janela, com vestidos discretíssimos, pretos de florzinha branca (ou, em horas mais festivas, minúsculas flores ou bolinhas coloridas), hoje aos 70 estamos fazendo projetos, viajando (pode ser simplesmente à cidade vizinha para visitar uma amiga), indo ao teatro e ao cinema, indo a restaurante (pode ser o de quilo, ali na esquina), eventualmente namorando ou casando de novo. Ou dando risada à toa com os netos, e fazendo uma excursão com os filhos. Tudo isso sem esquecer a universidade, ou aprender a ler, ou visitar pela primeira vez uma galeria de arte, ou comer sorvete na calçada batendo papo com alguma nova amiga.

    [...]

    Não precisamos ser tão incrivelmente sérios, cobrar tanto de nós, dos outros e da vida, críticos o tempo todo, vendo só o lado mais feio do mundo. Das pessoas. Da própria família. Dos amigos. Se formos os eternos acusadores, acabaremos com um gosto amargo na boca: o amargor de nossas próprias palavras e sentimentos. Se não soubermos rir, se tivermos desaprendido como dar uma boa risada, ficaremos com a cara hirta das máscaras das cirurgias exageradas, dos remendos e intervenções para manter ou recuperar a “beleza”. A alma tem suas dores, e para se curar necessita de projetos e afetos. Precisa acreditar em alguma coisa.

(LUFT, Lya. In: http://veja.abril.com.br. Acesso em 18/09/16)

A expressão “Desse ponto de vista,”, empregada no primeiro parágrafo, cumpre um papel coesivo à medida que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    a) a palavra "DESSE" retoma algo que foi anteriormente dito, e no contexto progride um desenvolvimento, como menciona a assertiva.

    b) não traz uma ideia completamente nova, é uma progressão.

    c) não antecipa, pois se fosse para antecipar teria usado "ESTE" ao invés "DESSE".

    d) não contesta, progride, continua.

    e) não a ideia já foi apresentada

     

     

    Bons estudos!!

  • Desse = antes

    Deste = depois

  • Como não inclui estas expressões em contextos, para que se veja mais claramente a acepção, só posso dizer o seguinte:


       a) Catáfora – dizemos que há catáfora, quando um termo se refere a outro que vem à frente e lhe dá, a partir deste, o seu sentido estricto, rigoroso.

    Dois exemplos:


       1. – Esta foi sempre a minha doutrina: tudo que há de bom e útil no mundo, se consegue procedendo por amor ao próximo.
       2. – Está na sala familiar, e entre todos nós, aquele irmão amigo que todos conhecemos e muito estimamos.

       Conclusão: referência catafórica pode ser uma referência em que haja uma catáfora. Ou uma referência semelhante a uma catáfora.
     

      b) Anáfora – consiste na repetição de uma ou mais palavras no princípio de enunciados sucessivos, em que sobressai com ênfase o elemento repetido.

    Um exemplo:


       Passou muito tempo... passou um tempo infinito de anos e anos, um tempo de sacrifício que me parecia eterno, até conseguir aquele bem que todos conheceis e experimentais.
       Na linguística textual, a anáfora é um procedimento sintáctico que consiste em repetir um elemento anteriormente expresso. Essa repetição faz-se frequentemente por meio dum pronome.

    Exemplo:


       Vi no outro lado da rua o João, chamei-o, disse-lhe o que pretendia, e ele acolheu a minha ideia e ajudou-me.
       Conclusão: referência anafórica pode ser uma referência em que haja anáfora; ou então uma referência semelhante a uma anáfora.

     

    https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/referencia-cataforica--referencia-anaforica/7015

  • Anaforico significa um termo que venha a se referir a outro colocado apos o termo referente. Ex:  João pasou na prova, ele esta muito feliz. note que Palavra " ele " se remete a o refente " joão" . João --------> Ele. Se fosse ao contrario: Ele -------- João seria Cataforico. 

    A palavra " Desse " resgata o refenente anterior.
    Quando se diz " Desse ponto de vista " esta se referindo ao refente antrior e logo apos continua o desenvolvimento. 

  • Toda vez que a pergunta vier propondo palavras como "Deste" ou "Desse" análise o conteúdo do texto e lembre-se!! ______________________________________________ Se for Desse: trata-se do que veio antes, algo que já foi dito. Se for Deste: trata-se do que ainda vai ser dito.
  • GABARITO A

     

    Acho essa coisa da idade fascinante: tem a ver com o modo como lidamos com a vida. Se a gente a considera uma ladeira que desce a partir da primeira ruga, ou do começo de barriguinha, então viver é de certa forma uma desgraceira que acaba na morte. Desse ponto de vista, a vida passa a ser uma doença crônica de prognóstico sombrio. Nessa festa sem graça, quem fica animado?

     

    Retoma a ideia anteriormente apresentada.

  • DESSE= DE +ESSE

    FUNÇÃO SEMÂNTICA DO ESSE> retormar um conjunto de ideias ou pensamento.

  • desse = retoma termo anterior = termo anáforico