SóProvas


ID
2293342
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Serviço público 

   Entre os serviços oferecidos pelo Estado (com recursos provenientes da arrecadação de impostos) e a população (sobretudo os que dependem inteiramente da qualidade desses serviços), está a figura do servidor público. Para fazer essa importante mediação, costuma-se garantir ao servidor a estabilidade e o salário que lhe permitam exercer sua função com a independência e a dignidade de quem não pode e não deve se submeter a troca de favores ou de vantagens que não as da legislação que rege seu contrato de trabalho. 
    Não convém esquecer que entre os servidores públicos, além dos que se entregam ao cumprimento da burocracia, estão aqueles que têm importância fundamental em áreas vitais como a Educação, a Saúde, a Segurança, o controle do meio ambiente e outras que concorrem diretamente para qualificar nosso nível de vida. Há quem julgue que todos os empreendimentos sociais deveriam regular-se pelo Mercado, e não pelo Estado. Para quem assim pensa, a figura do servidor público surge não como um cidadão operoso e eficiente, mas como um entrave à excelência dos negócios, que se regulamentariam por si mesmos.
    É nessa ordem de coisas que professores, médicos, agentes de segurança e tantos outros profissionais do setor público precisam tomar em suas mãos a responsabilidade de quem estabelece, na prática, o vínculo entre o cidadão e o Estado, o indivíduo e sua cidadania. O contato entre o servidor e a população deve espelhar uma relação de confiança em que, cidadãos ambos, reconhecem-se como integrantes de uma mesma ordem social mediada pelo direito público e não pelo privilégio privado. O equilíbrio entre o que o Estado tem o dever de oferecer e o Mercado tem o interesse em vender e comprar é um desafio a ser enfrentado pela sociedade moderna. A figura do servidor público é não apenas emblemática: é a encarnação do vínculo profissional e humano entre os direitos do povo e os deveres do Estado.



(Josimar Castelo, inédito

Os dois segmentos em que se dividiu a frase Para fazer essa importante mediação, / costuma-se garantir ao servidor a estabilidade e o salário representam, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E.

    Para - finalidade

  • Alternativa correta: E. 

     

    Em regra: para + verbo = finalidade.

     

    "costuma-se garantir ao servidor a estabilidade e o salário" é a explicação de como se atinge essa finalidade, ou seja, o meio necessário. 

  • Alterando a ordem da frase:

    Costuma-se garantir ao servidor a estabilidade e o salário     para fazer essa importante mediação

                              Meio necessário                                                        Finalidade

     

    Trata-se de uma oração subordinada adverbial final

    Entende-se por finalidade o objetivo, o propósito de um fato.

    Principais conjunções: A fim de, para que, para

     

  • Que o segundo fragmento é finalidade, não descordo. No entanto, que o primeiro fragmento seja meio necessário discordo plenamente, haja vista que a palavra costuma-se se contrapõe à necessidade. Para mim, o primeiro fragmento está mais para alternativa.

     

  • Errei a questão por falta de atenção. Não há dúvidas de que "garantir ao servidor a estabilidade e o salário" é um meio necessário "para fazer essa importante mediação".

    Faltou ler com mais cuidado a frase.

  • Confesso que a minha dúvidou pousou no segundo excerto: costuma-se (...). Lendo de primeiro, acreditei ser alternativa.

  • Pode substituir e achar a resposta!

    "Para fazer essa importante mediação, / costuma-se garantir ao servidor a estabilidade e o salário"

    [Com a finalidade de] fazer essa importante mediação

    [O meio necessário é] garantir ao servidor a estabilidade e o salário

  • Alternativa e meio necessário são quase a mesma coisa, meio confuso isso aí.

  • Frase: "Para fazer essa importante mediação, costuma-se garantir ao servidor a estabilidade e o salário que lhe permitam exercer sua função com a independência e a dignidade de quem não pode e não deve se submeter a troca de favores ou de vantagens que não as da legislação que rege seu contrato de trabalho."

     

    Segmento 1: "Para fazer essa importante mediação"

    Segmento 2: "costuma-se garantir ao servidor a estabilidade e o salário"

     

    Vamos analisá-los.

     

    segmento 1 é uma oração subordinada adverbial final reduzida de infinitivo, introduzida pela preposição "para". Essa oração estabelece sentido de finalidade. Desenvolvendo a oração, teríamos o seguinte:

    → Para que essa importante mediação seja feita...

     

    segmento 2 representa a forma de fazer a "importante mediação". Segundo o texto, isso ocorre pela garantia de estabilidade e salário adequado ao servidor.

     

    Assim, a alternativa "E" é a CORRETA: o segmento 1 representa uma finalidade, enquanto o segmento 2 representa o meio necessário para atingir a finalidade mencionada.

     

    Comentário Professora Denise Carneiro

  • Se a fcc escreveu "para", procure a palavra "finalidade". Se escreveu "finalidade", procure a palavra "para". Hehehehe

  • Por que não seria alternativa, se é apenas mais um meio, e não o necessário?

    Pois as sanções administrativas, civis e penais também repercurtem na motivação do servidor; além de outras.

  • Com a finalidade de fazer a mediação  = Para fazer essa importante mediação, costuma-se garantir ao servidor a ( meio pra fazer isso)

    Resposta ; Letra E

  • =/

    Nam

  • "Para" + Verbo = FINALIDADE