SóProvas


ID
2293594
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

Instituições e riscos

    Sem convívio não há vida, sem convívio não há civilização. Mas para conviver neste pequeno planeta, para se afastar da barbárie, os homens necessitam de princípios e de regras, em suas múltiplas formas de agrupamento. Orientados por tantos e tão diferentes interesses, premidos pelas mais diversas necessidades, organizamo-nos em associações, escolas, igrejas, sindicatos, corporações, clubes, empresas, assembleias, missões etc., confiando em que a força de um objetivo comum viabiliza a unificação de todos no corpo de uma instituição. É o sentido mesmo de uma coletividade organizada que legitima a existência e o funcionamento das instituições.

    Mas é preciso sempre alertar para o fato de que, criadas para permitir o convívio civilizado, as instituições também podem abrigar aqueles que se valem de seu significado coletivo para mascarar interesses particulares. A corrupção e a fraude podem tirar proveito do prestígio de uma instituição, alimentando-se de sua força como um parasita oportunista se aproveita do hospedeiro saudável. Não faltam exemplos de deturpações e desvios do bom caminho institucional, provocados exatamente por aqueles que deveriam promover a garantia do melhor roteiro. Por isso, não há como deixar de sermos vigilantes no acompanhamento das organizações todas que regem nossa vida: observemos sempre se são de fato os princípios do bem coletivo que estão orientando a ação institucional. Sem isso, deixaremos que a necessidade original de convívio, em vez de propiciar a saúde do empreendimento social, dê lugar ao atendimento do egoísmo mais primitivo.

(Teobaldo de Carvalho, inédito)

Os dois últimos períodos do texto são introduzidos pelas expressões Por isso e Sem isso, que nesse contexto se referem, precisamente,

Alternativas
Comentários
  • Não faltam exemplos de deturpações e desvios do bom caminho institucional, provocados exatamente por aqueles que deveriam promover a garantia do melhor roteiro. Por isso, não há como deixar de sermos vigilantes no acompanhamento das organizações todas que regem nossa vida: observemos sempre se são de fato os princípios do bem coletivo que estão orientando a ação institucional. Sem isso, deixaremos que a necessidade original de convívio, em vez de propiciar a saúde do empreendimento social, dê lugar ao atendimento do egoísmo mais primitivo.

     

    1) Substituam o trecho segundo negrito, pelo o do primeiro negrito e leiam a nova frase formada e notem que ela terá sentido.

    2) Substituam o trecho segundo grifo, pelo o do primeiro grifo e leiam a nova frase formada e notem que ela terá sentido.

     

    "Isso" é um elemento anafórico, ou seja, retoma segmento mencionado anteriormente.

     

    GABARITO: d) a estes dois respectivos antecedentes: desvios do roteiro desejável e necessidade de vigilância.

  • "Não faltam exemplos de deturpações e desvios do bom caminho institucional, provocados exatamente por aqueles que deveriam promover a garantia do melhor roteiro. Por isso, não há como deixar de sermos vigilantes no acompanhamento das organizações todas que regem nossa vida: observemos sempre se são de fato os princípios do bem coletivo que estão orientando a ação institucional. Sem isso, deixaremos que a necessidade original de convívio, em vez de propiciar a saúde do empreendimento social, dê lugar ao atendimento do egoísmo mais primitivo."

     

  • Discordo do gabarito, pois acho que o "por isso" e o "sem isso" não se referem aos mesmos elementos.

     

    Na minha humilde análise o "Sem isso" pode corresponder tanto a:

    "Sem isso (sermos vigilantes no acompanhamento das organizações), deixaremos...

    ou

    "Sem isso ("os princípios do bem coletivo"), deixaremos...

     

    Questão confusa... sei lá. Alguém também achou confuso ou estou estudo muito? ou pouco? hehe

  • A banca exigiu termos sinônimos e não termos anteriores. A fcc subiu o nível de  português.

  • Confesso que tive o mesmo entendimento da Mimi Balboa, porém fui na menos errada, letra (d)

  • Nível Hard

  • VIDE        Q115179        Q728319       Q730777

     

    CONCLUSÃO:

                        

    POR CONSEGUINTE,        

    LOGO,        ASSIM

    PORTANTO,       

    ENFIM

    E  =       POR ISSO.    

     ENTÃO

  • Questão mais de interpretação de texto do que gramática. Leia o texto e identifique os elementos anafóricos:

    Sem isso = antecedente, vigilantes das instituições.
    Por isso = antecedentes, por causa das corrupções.

    Gabarito: D

  • Interpretação pura.

  • questão de nível altíssimo. Interpretação 100%

  • Não sou mestre, mas achei até de boa! De qualquer forma, sempre ler o parágrafo todo pra não ter dúvidas!