SóProvas


ID
2378581
Banca
CONCEPÇÃO
Órgão
CREFITO-7ª Região(BA e SE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Você é um fisioterapeuta que faz parte do GRUPO dos 5%?

(1º§) Durante os meus 10 anos em sala de aula ensinando futuros fisioterapeutas percebo que Max Geringher está coberto de razão. Segue abaixo um texto muito importante aos fisioterapeutas. Este texto é muito interessante e por isso resolvi compartilhar ele com você. Ele fala sobre a lição dos 5%.

(2º§) Vamos ao ensinamento: Um velho professor entrou na sala e imediatamente percebeu que iria ter trabalho para conseguir silêncio. Com grande dose de paciência tentou começar a aula pedindo um pouco mais de silêncio, mas ninguém daquela turma se preocupou em atendê-lo.

(3º§) Com certo constrangimento, o professor tornou a pedir silêncio educadamente. Não adiantou muito, pois os alunos ignoraram a solicitação e continuaram firmes com a animada conversa dentro da sala de aula. Foi aí que o velho professor perdeu a paciência e decidiu tomar uma atitude mais drástica.

(4º§) - Agora prestem atenção, porque eu vou falar isso uma única vez - disse, levantando a voz e um silêncio carregado de culpa se instalou em toda a sala e o professor continuou.

(5º§) - Desde que comecei a lecionar, isso já faz muito anos, descobri que nós professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que de cada cem alunos, apenas cinco são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro; apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil.

(6º§) - O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção, notarão que de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença; de cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; e podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais.

(7º§) - É uma pena muito grande não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranquilo, sabendo ter investido nos melhores.

(8º§) - Mas, infelizmente, não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo, será capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês, sempre pode escolher a qual grupo pertencerá.

(9º§) - Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje.  

(10º§) Não é preciso dizer que o silêncio que ficou na sala e o nível de atenção que o professor conseguiu, após aquele discurso, foi devastador. Aliás, essa observação tocou fundo em todos aqueles alunos, pois a partir dali, aquela turma teve um comportamento exemplar, em todas as aulas.

(11º§) Hoje, certamente, há muitos que não lembram muita coisa destas aulas, mas a observação do professor, essa nunca mais esquecerão. Aquele professor foi um dos 5% que fizeram a diferença na vida de muitos. De fato, podemos perceber que ele tinha razão e desde então, a maioria de seus alunos, fizeram de tudo para ficar sempre no grupo dos 5%, mas, como ele disse, não haveria como saber quem estava indo bem ou não; só o tempo mostraria a qual grupo cada um pertenceria no futuro próximo.

(12º§) A pergunta persiste: Você é um fisioterapeuta que faz parte do grupo dos 5%?

                    Max Gehringer é administrador de empresas e escritor, autor de diversos

                                                                    livros sobre carreiras e gestão empresarial. 

Sobre a estrutura do (5º§), analise as afirmações propostas.

I. Os verbos: “comecei” e “descobri” são de conjugações diferentes, mas enunciam ideias do pretérito perfeito do modo indicativo.

II. No trecho: “qualidade de vida das pessoas”, as duas ocorrências prepositivas são impostas pela regência nominal.

III. Em: “para fazer volume”, a preposição enuncia direção.

IV. “Medíocres” é polissílaba proparoxítona.

V. As palavras: “melhorar” e “significativa” exemplificam estruturas com dígrafo.

Marque SOMENTE as corretas.

Alternativas
Comentários
  • I. Os verbos: “comecei” e “descobri” são de conjugações diferentes, mas enunciam ideias do pretérito perfeito do modo indicativo.

    SIM SÃO CONJUGADOS DIFERENTEMENTE: PRIMEIRA CONJUGAÇÃO, SEGUNDA E TERCEIRA; RESPECTIVAMENTE: AR, ER E IR.

    PRETÉRITO PERFEITO DO MODO INDICATIVO?

    PRETÉRITO? SIM HÁ UM IDEIA DE PASSADO; PERFEITO? SIM HÁ UM IDEIA DE CONCLUSÃO TEMPORAL NO PASSADO, INDICATIVO? SIM, POIS EXPRIME UMA CERTEZA.


    II. No trecho: “qualidade de vida das pessoas”, as duas ocorrências prepositivas são impostas pela regência nominal.

    QUALIDADE "DE" VIDA É UM ADJ. ADNOMINAL.


    III. Em: “para fazer volume”, a preposição enuncia direção.

    ERRADO, IDEIA DE FINALIDADE.


    IV. “Medíocres” é polissílaba proparoxítona.

    EXATO A SÍLABA TÔNICA É A ANTIPENÚLTIMA, POLÍSSILABA PORQUE HÁ MAIS DE 4 SÍLABAS.


    V. As palavras: “melhorar” e “significativa” exemplificam estruturas com dígrafo.

    ERRADO, DÍGRAFO É UMA TERMO COM A IDEIA DE DUAS GRÁFIAS COM O SOM DE APENAS 1.

    EX: PANDEIRO -> PÃDEIRO.




  • Análise das alternativas:

    I - correto: comecei é 1° conjugação (terminação ar) e descobri é 3° conjugação (terminação ir)

    II - qualidade de vida acompanha um nome (substantivo) e o caracteriza. "Das pessoas" é adjunto adnominal e "de vida" é complemento nominal

    III - no contexto, a preposição indica finalidade, não direção

    IV - Me-dí-o-cres

    V - Errado: cada letra tem seu som

    Caso eu tenha cometido erro em parte da explicação, ficarei grato se for avisado.

  • Gabarito E

    I II IV