Vale lembrar as definições dos tipos de água, conforme a Farmacopeia Brasileira (2012):
Água para injetáveis
Água para injetáveis é o insumo utilizado na preparação de medicamentos para administração parenteral, como veículo ou na dissolução ou diluição de substâncias ou preparações.
Água para uso farmacêutico
Considera-se como água para uso farmacêutico os diversos tipos de água empregados na síntese de fármacos, na formulação e produção de medicamentos, em laboratórios de ensaios, diagnósticos e demais aplicações relacionadas à área da saúde, inclusive como principal componente na limpeza de utensílios, equipamentos e sistemas.
Água purificada
É a água potável que passou por algum tipo de tratamento para retirar os possíveis contaminantes e atender aos requisitos de pureza estabelecidos na monografia da Farmacopeia Brasileira.
Água purificada estéril
É a água purificada que foi submetida a um processo clássico de esterilização.
Água ultrapurificada
É a água purificada que passou por tratamento adicional para retirar os possíveis contaminantes e atender aos requisitos de pureza estabelecidos na monografia da Farmacopeia Brasileira.
Águas aromáticas
São soluções aquosas saturadas de óleos essenciais ou outras substâncias aromáticas que lhes dão o nome. Possuem o odor característico das drogas com as quais são preparadas.