-
o verbo vir no presente do indicativo na 1° pessoa do plural é nos vimos que é igual ao ver no pretérito perfeito do indicativo nós vimos , questão maliciosa. o pronome de tratamento deve ser tratado com 3° pessoa ( ele, ela , você)
-
Presente do Indicativo eu: venho tu: vens ele: vem nós: vimos vós: vindes eles: vêm |
-
Alguém, por gentileza, conseguiria me explicar o motivo da certa ser a alternativa E???????
-
Suelem,
os pronomes de tratamento são pronomes de terceira pessoa, portanto tudo que se referir a eles deverá estar na terceira pessoa.
Ex: Vossa Senhoria DEVE (e não "deveis") trazer SEUS (e não "vossos") documentos CONSIGO (e não "convosco").
Vossa Excelência TEM (e não "tendes") que se contentar com SEUS (e não "vossos") assessores.
Espero tê-la ajudado.
-
Os pronomes de tratamento se referem à 2ª pessoa do discurso, porém sua concordãncia é feita na 3ª pessoa.
-
a) que vos digneis - não pode
b) se digneis - não pode, além do viemos.
c) solicitar-vos que acolhais - não pode
d) solicitar-vos e remetais - não pode, além do Vêm
-
Boa questão!
Vamos lá:
a) Vimos, por este intermédio, solicitar a Vossa Senhoria que vos digneis a acolher e enviar ao Juiz da 4a Vara os autos do processo em tela.
Erro - Vos digneis;
Correto - se digne;
b) Viemos, por este intermédio, solicitar que Vossa Excelência se digneis a acolher o parecer do processo em tela e enviá-lo ao Juiz da 4a Vara.
Erro - Se digneis;
Correto - se digne;
c) Vimos, por este instrumento, solicitar-vos que acolhais o parecer que dispomos sobre o processo, e encaminhá-lo ao Juiz da 4a Vara.
Erro - Que acolhais;
Correto - Que acolha;
d) Vêm aqui, por este recurso, solicitar-vos os interessados que Vossa Excelência remetais o parecer do processo em tela ao Juiz da 4a Vara.
Erro - Vários;
e) Vimos, por este dispositivo, solicitar que Vossa Senhoria acolha e encaminhe ao Juiz da 4a Vara os autos do referido processo.
CORRETA!
Verbo vir - Presente do Indicativo - Nós Vimos.
-
Vimos é presente do verbo vir, enquanto viemos é passado do mesmo verbo.
Presente do Indicativo Pretérito Perfeito do Indicativo
Eu venho Eu vim
Nós vimos Nós viemos
Atenção: Vimos também é o passado do verbo ver:
Presente do Indicativo Pretérito Perfeito do Indicativo
Eu vejo Eu vi
Nós vemos Nós vimos
-
Dentre as alternativas a opção E está de acordo com a normal culta mas fere os preceitos do manual de redação oficial, já que, apesar de costumeiro, não se deve iniciar documentos do padrão ofícios com esse tipo de abordagem:
"– introdução, que se confunde com o parágrafo de abertura, na qual é apresentado o assunto que motiva a comunicação. Evite o uso das formas: “Tenho a honra de”, “Tenho o prazer de”, “Cumpre-me informar que”, empregue a forma direta;"
dizer que é por "este intermédio", "este recurso", "este instrumento", é totalmente óbvio (afinal é o próprio meio de comunicação em), caracteriza-se, então, falta de concisão e economia preconizados pelo manual.
apesar de correto, consiste um absurdo apresentar uma proposição como essa, reproduzindo esse costume horrível no serviço público
-
se isso for uma simples prova de português então a alternativa CORRETA é a "E"
mas ... se for uma prova de REDAÇÃO OFICIAL, pelamordeus!!!
nunca se poderia começar qualquer documento oficial dessa maneira...
-
Gabarito: E
O verbo "vimos" está corretamente empregado no presente do indicativo, o pronome "Vossa Senhoria" é o tratamento cerimonioso dirigido a qualquer cidadão ou a ocupante de cargo que não seja de altas autoridades, por isso está correto. Os verbos "acolha" e "encaminhe" estão corretamente empregados na terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo.
Sucesso a todos!!!
-
GABARITO: E, de escola! :)
Relembrando: o pronome de tratamento exige que os verbos e outros pronomes que se referem a ele estejam na 3ª pessoa do discurso. Só há isso na letra E. Ponto.
-
os pronomes de tratamento são pronomes de terceira pessoa, portanto tudo que se referir a eles deverá estar na terceira pessoa.
Ex: Vossa Senhoria DEVE (e não "deveis") trazer SEUS (e não "vossos") documentos CONSIGO (e não "convosco").
Vossa Excelência TEM (e não "tendes") que se contentar com SEUS (e não "vossos") assessores.
-
os pronomes de tratamento são pronomes de SEGUNDA pessoa, MAS, PORÉM, TODAVIA, ENTRETANTO, os verbos e demais pronomes deverão estar na terceira pessoa.************************
-
GABARITO E
Lembrem-se, sempre usar sem muita formalidade, sempre na 3ª pessoa. Troque o pronome pessoal por um nome próprio pra conseguir ver como ficará e marque sem medo. ;)