SóProvas


ID
2496790
Banca
PUC-PR
Órgão
FEAES - PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma vivência básica e significativa no processo de envelhecer são as perdas. Jerusalinski (2001) ao abordar a consequência das perdas, lista algumas, como a perda dos pais reais, a diminuição da potência, a perda dos pares, a degradação do corpo e o diálogo com a morte (a última perda, a perda de si mesmo). Esse referencial teórico está subsidiado por uma teoria psicológica do envelhecimento. Qual é essa teoria?

Alternativas
Comentários
  • Contextualizando...

     

       O envelhecimento deve ser encarado como um processo, como uma etapa do desenvolvimento humano, tal qual a adolescência e a puberdade que  tal qual a adolercência e a puberdade que como etapas do desenvolvimento são reconhecidos pelo outro, pela sociedade, pelo espelho, que mostram as marcas que o tempo produz. Pode ser também definido como um processo que ocorre durante o curso de vida do ser humano. Embora pareça estranho comparar a velhice com a dolescência, tal paralelo é possível, tendo em vista serem estes os períodos do desenvolvimento humano em que mais se evidenciam a presença dos processos biológicos e subjetivos. 

     

      O envelhecimento provoca modificações biológicas, psicológicas e sociais; porém é na velhice que esses processos se evidenciam. Esta é uma terapia da vida que implica em uma diversidade de sentidos e significados culturais decorrentes das particularidades dos contextos sociais em que o indivíduos são inseridos as alterações ocorridas no envelhecimento se acentuam, sendo a velhice, portanto, o resultado e o prolongamento do envelhecimento. 

     

    Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702008000100008

  • Boa questão no sentido de que o assunto é instigador, mas para se responder uma pergunta assim, na hora de uma prova de concurso público sem ter por base a leitura de determinado autor (nesse caso, Jerusalinsk) ou conhecimento sobre tal,  concerteza será bem complicado saber qual linha teórica e metodológica estará contida a resposta certa, pelo menos em relação as alternativas aí dadas, creio que a mais confiável (até mesmo pelo estilo linguístico do enunciado) para se marcar seria a psicanálise, mas, deve-se levar em consideração que este é um assunto universal no mundo de todas as abordagens psi. Por fim, a certa aí, é mesmo a Psicanálise.

  • Gabarito E) PSICANÁLISE. Jerusalinsck é uma das referências atuais e internacionais no campo da Psicanálise.

  • enunciado: são as perdas. Jerusalinski (2001) ao abordar a consequência das perdas, lista algumas, como a perda dos pais reais, a diminuição da potência, a perda dos pares, a degradação do corpo e o diálogo com a morte (a última perda, a perda de si mesmo).

    E. PSICANÁLISE