SóProvas


ID
2504593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com a literatura pertinente, uma das dimensões da liderança transacional é a

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)

     

    Liderança transacional


    >recompensa contingente - o líder clarifica ao seguidor o que este deve fazer para ser compensado pelo esforço.
     

    > gestão por excepção activa - o líder monitoriza o desempenho dos seguidores e adopta acções correctivas se eles não alcançam os padrões estabelecidos.
     

    > gestão por excepção passiva - o líder aguarda que os problemas ocorram para que, então, sejam tomadas acções correctivas.

     

    > Liderança laissez-faire (não liderança) - o líder praticamente abstém-se de tentar influenciar os subordinados.

     

    Rennó

  • Liderança transacional

     

    Neste tipo de liderança, o gestor se comporta como chefe e não como líder. Suas táticas são pautadas principalmente pela obediência às regras e cumprimento das metas estabelecidas, além de seguir a ideia de recompensa proporcional ao desempenho. Este é um gestor que não se preocupa em compreender as motivações de sua equipe ou em antecipar-se aos problemas, ele apenas segue o fluxo e cumpre demandas.

     

     

    Liderança transformacional

     

    Este conceito de liderança define o comportamento do líder ideal: um gestor que estimula a alta performance de seu time, pautando-se em influência, inspiração, exemplo e motivação. Neste caso, os pilares de liderança são fundamentados na confiança, respeito, colaboração e comprometimento.

     

    O líder transformacional conhece as motivações individuais de seus liderados, compreendendo o perfil de cada um e desenvolvendo suas estratégias de acordo com isso. Ele sabe desfrutar o potencial de sua equipe de maneira plena e manter a sincronia de contratante e contratados, garantindo o alcance de resultados satisfatórios para todos.

  • GABARITO:A

     

     

    Ser líder é ter habilidade de conduzir um grupo de pessoas em direção a um objetivo comum. Existem diversos perfis de líderes: visionários, democráticos, exigentes, liberais, entre outros. Cada situação exige-se um tipo de liderança, uma vez que os seres humanos são dinâmicos e adaptáveis.

     

    A prática da gestão pode ser alterada de acordo com as diferentes situações. No universo corporativo, existem duas formas mais comuns: a liderança transacional e a liderança transformacional.


    Líder Transacional e Transformacional


    Liderança transacional


    Neste tipo de liderança, o gestor se comporta como chefe e não como líder. Suas táticas são pautadas principalmente pela obediência às regras e cumprimento das metas estabelecidas, além de seguir a ideia de recompensa proporcional ao desempenho. Este é um gestor que não se preocupa em compreender as motivações de sua equipe ou em antecipar-se aos problemas, ele apenas segue o fluxo e cumpre demandas. [GABARITO]


    Liderança transformacional


    Este conceito de liderança define o comportamento do líder ideal: um gestor que estimula a alta performance de seu time, pautando-se em influência, inspiração, exemplo e motivação. Neste caso, os pilares de liderança são fundamentados na confiança, respeito, colaboração e comprometimento.


    O líder transformacional conhece as motivações individuais de seus liderados, compreendendo o perfil de cada um e desenvolvendo suas estratégias de acordo com isso. Ele sabe desfrutar o potencial de sua equipe de maneira plena e manter a sincronia de contratante e contratados, garantindo o alcance de resultados satisfatórios para todos.

  • Na liderança transacional existe uma RELAÇÃO DE TROCA entre líder e subordinado.

    LEMBRE-SE: O líder transacional é o LÍDER TRADICIONAL, que busca incentivar através de recompensas materiais.

  • Alguém pode dizer a que matéria este assunto está relacionado? cai para outros tribunais ou foi um conteúdo cobrado específico p\ este TRE?

  • Daniel Aprigio,

     

    Trata-se de Noções de Administração, matéria presente em vários concursos, principalmente em área administrativa.

  • Liderança transacional é aquela em que existe uma relação de troca entre líder e subordinado. Seu nome vem exatamente dessa troca, de transação! O líder define as metas que devem ser alcançadas e promete os “prêmios” caso os objetivos sejam atingidos. O líder transacional deve então esclarecer quais serão as tarefas e os objetivos, motivar seus funcionários para que eles atinjam suas metas e fornecer apoio aos liderados no trabalho, buscando
    suprir suas necessidades.

    Lembre-se: o líder transacional é o líder tradicional, que busca motivar através de incentivos materiais.
     

    Rodrigo Rennó, pág. 155.

  • Falou em transacional lembre-se de money, grana, recompensa..

  • Liderança Contingente = Relação de troca de beneficios

    Liderança Transformacional=   Lider quer transformar o indivíduo respeitando sua individualidade

  • Gabarito: Alternativa A

     

    A motivação dos liderados pode ser classificada em dois principais modelos, sendo: transacional e transformacional.

     

    Líder Transacional: Existe uma autêntica relação de troca entre o líder e o lderado. As trocas normalmente são materiais, como prêmios e incentivos, mas também podem ser de natureza psicológica (exemplos: elogios ou punições). Analisando num contexto prático, estamos falando da gerência que gratifica os funcionários que atingem metas, os diretores de faculdades que bonificam os melhores professores com viagens e tantos outros exemplos. Lembrem-se: a palavra transação vem de troca.

     

    Líder Transformacional: São líderes visionários, que constroem uma visão. São orientados para o futuro, para o contínuo cenário de mudanças, provocam em seus liderados o espírito provocador, empreendedor, desafiador. Conquistam pela mensagem que transmitem e pelos objetivos que propõem. Normalmente são tidos como líderes carismáticos, não necessariamente abrem mão das recompensas materiais, mas trabalham com muito mais que isso. Em um cenário prático, poderíamos pensar nos líderes que motivam a empresa a ser a melhor do mercado, ou um líder que proponha formas inovadores de processos fabris menos poluentes.

     

    A liderança transacional é altamente burocratizada e funciona melhor em ambiente estáveis, pouco dinâmicos, ao passo que a liderança transformacional é mais adaptativa, transcende a burocracia e é melhor aproveitada em ambientes de mudança. Voltando para a questão, nosso gabarito é a alternativa A, pois a liderança transacional implica a ideia de que se fazendo o que se espera, será recompensado (contigência), ao passo que fazendo o oposto, a "recompensa" será negativa (contigência), ou seja, uma reclamação ou punição mais severa.

    Bibliografia: Thiago de Luca. (2016). Administração sob a Ótica dos Concursos. São Paulo: Editora Labrador. Páginas 159-160.

  •  

    Liderança transacional==>  baseada na troca, onde os liderados atingem resultados e, em troca, o líder oferece benefícios.

     

    O líder transacional realiza troca com os seus subordinados, e o faz com base na autoridade e legitimidade do seu cargo dentro da organização.
     

     

     

    Fonte: (FCC/TRE-PB/AJAA/2015)
     

  • Na teoria transacional baseia~se na leGitimidade e autoridade formal. É a liderança exercida apartir de reGras e normas estabelecidas por instancias superiores. CHama atenção para o cumprimento de tarefas previamente definidas, corriGe desvios, puni quando é necessário. É BASEADO EM TROCAS MATEIRIAIS.

  • Liderança transacional = o líder transacional é o que conduz ou motiva os liderados na direção das metas preestabelecidas, esclarecendo papéis e exigências do trabalho. É o tipo de líder que consegue do liderado o desempenho esperado. Essa liderança é baseada na TROCA. Por isso o nome: transacional (de transações, trocas). O liderado apresenta desempenho, atinge resultados e, em troca, o lider dispõe de benefícios

     

    Possui QUATRO dimensões: 

     

    Recompensa contingente: negocia a troca de recompensas pelo bom desempenho, reconhece a conquista; 

     

    Administração por exceção (ativa): procura e observa desvios das regras e padrões, tomando as atitudes corretivas necessárias; 

     

    Administração por exceção (passiva): intervém apenas quando os padrões não são alcançados; 

     

    Laissez-Faire: abdica das responsabilidades, evita tomada de decisão. 

  • TRansacional -> TRansação -> TRoca

  • transacional = ganha-ganha.

  • GAB: A 

     

    A liderança transacional está baseada em um processo de troca no qual o líder provê recompensas em troca do esforço de seguidores e desempenho(Bass ft Avolio, 1993). Bass (1995) claramente identifica liderança transacional como sendo baseada em troca material ou econômica.

     

    OBS: As outras alternativas apresentam características da liderança transformacional.

  • Transacional= transação. 

     

  • A liderança transacional tem estrita relação com a motivação idealizada pela teoria da expectativa de Victor Vroom. Observe abaixo: 

     

    A liderança transacional é baseada no processo de troca. O cara só é líder, porque ele ganhará alguma vantagem econômica ou material em troca. 

    A motivação idealizada pela teoria da expectativa possui quase o mesmo sentido. Nesta, o comportamento humano é orientado para resultados, ou seja, as pessoas fazem coisas sempre esperando algo em troca. 

     

    Viram que legal? O que facilita o estudo da administração é a conciliação de seus conhecimentos em conteúdos diferentes. 

     

    Bons estudos!

  • Ser líder é ter habilidade de conduzir um grupo de pessoas a um objetivo comum. 

     

    Existem diversos perfis de liderança, entre eles:

     

    Liderança Transacional >>>> líder usa a autoridade de seu cargo p/ trocar recompensas (p.e. status pelo esforço e pagamento).

    Ex: um adm atribui responsabilidade a um funcionário como recompensa por altas vendas / contratos feitos.

    1. recompensa ou pune os colaboradores por seus acertos e falhas.

    2. foca nos resultados;

    3. busca melhorar: eficiência e eficácia;

    4. Líder não visa compartilhar ideias, experiências e inspirar os funcionários.

     

    Liderança Transformacional >>>> Adm inspira o envolvimento da sua equipe em uma missão.

    Ex: um adm atribui tarefas e/ou responsabilidades para aumentar as habilidades dos colaboradores.

    1. Humanizadora e transformadora.

    2. Impulsiona reações >>> P/ que colaboradores façam mais do que esperam fazer;

    3. Dá  auto confiança e aprimora habilidades;

    4. Líder trabalha em parceria com os funcionários para identificar pontos fortes do negócio, mas também aspectos que precisam ser melhorados. Assim, o funcionário podem ''sentir-se, verdadeiramente, parte de algo''. 

    5. Foco nos resultados, mas também nas pessoas.

     

    >>>>>> É intessante que um líder tenha os dois perfis, ou seja, ''negociador'' e ''motivador'', assim é essencial conhecer sua equipe <<<<

     

     

     

     

     

  • Líderes transacionais: São aqueles que apelam aos interesses e, especialmente, às necessidades primárias dos seguidores para alcançar os resultados organizacionais desejados. A relação entre líder e seguidor, neste caso, caracteriza-se pelo interesse da troca: oferecimento de recompensas materiais, como promoção, aumentos salariais, liberalidade no uso do tempo, em troca do esforço empreendido. 

  • Recompensa  contigente.

    Um espécie de troca.

  • Liderança transacional - é uma liderança formal baseada na troca; a equipe colabora e contribui com o lider em troca de alguma recompensa.

  • A Teoria da Liderança Transacional 
    Vale ainda ressaltar os estudos realizados acerca da liderança transacional e transformacional. 
    Na liderança transacional, existe uma troca (seja política, econômica, psicológica) entre o líder e o seguidor, enquanto ambos acreditarem que isso irá beneficiá-los. 
    É uma transação, pura e simples. 
     

    @GABARITO: A

  • Rodrigo Rennó, 2013,pag 159

    "Transacional: relação de troca entre líder e subordinado. O líder dfine as metas que devem ser alcançaas e promete os prêmios caso os objetivos sejam atindgidos"  ( contingente = duvidosa)

  • A classificação da liderança em transacional e transformacional, estudo contemporâneo que não se adequa às teorias anteriores, segrega:

    LÍDER TRANSFORMACIONAL: 

    MODALIDADE DE LÍDER QUE ESTIMULA OS LIDERADOS A PARTIR DA INSPIRAÇÃO, ISTO É, TRANSFORMAM OS LIDERADOS A FIM DE QUE ATINJAM OS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS

    LÍDER TRANSACIONAL:

    É A CAPACIDADE DE INFLUENCIAR A PARTIR DA PROMESSA DE RECOMPENSAS. O LÍDER TRANSACIONAL DEFINIRÁ METAS, OBJETIVOS, OBTENDO RESULTADOS ATRAVÉS DE ESTÍMULOS, DA PROMESSA DE RECOMPENSA AOS LIDERADOS. É UMA DAS FORMAS DE SE ALINHAR OS OBJETIVOS INDIVIDUAIS AOS ORGANIZACONAIS.

  • LIDERANÇA TRANSACIONAL = Transação, Troca, recompensa...

  •  A liderança transacional "envolve a atribuição de recompensas em troca da sua obediência.  DIFERENTE DE  A liderança transformacional "é definida em termos dos efeitos sobre os seguidores" e age inspirando, estimulando, considerando...

  • Transicional vem de transação, é o troca-troca.

    O líder diz o que espera do liderado, e ao alcançar o objetivo, o liderado é recompensado pelo líder, e aí você tem a recompensa contigente.

  • Liderança transacional é aquela em que existe uma relação de troca entre líder e subordinado.
    Seu nome vem exatamente dessa troca, de transação! O líder define as metas que devem ser alcançadas e promete os “prêmios” caso os objetivos sejam atingidos.
    O líder transacional deve então esclarecer quais serão as tarefas e os objetivos, motivar seus funcionários para que eles atinjam suas metas e fornecer apoio aos liderados no trabalho, buscando suprir suas necessidades.
     

    OBS> o líder transacional é o líder tradicional, que busca motivar através de incentivos materiais.

  • “com a liderança transacional, os administradores utilizam a autoridade de seu cargo para trocar recompensas como pagamento e status pelos esforços de trabalho dos funcionários”

  • Líder transformacional: lembrar de transformação/mudança. O líder e funcionário aprendem juntos e um eleva o nivel do outro. Orientado para relacionamento. Gera colaborador fiel e um comprometimento efetivo.

    Líder transacional: lembrar de tranzações/troca. Incentiva por meio de benefícios.

  • Liderança transacional: Negociação/relação de troca.

  • GAB.:A

     

    Líder transacional: 

    - Recompensa contingente: negocia a recompensa por desempenho

    - Evita decisões

    - Foco nas tarefas, curto prazo e resultado. 

     

  • Gabarito Letra A

     

    *características  da Liderança Transacional

    >Recompensa contingente: negocia a troca de recompensas por esforço, promete recompensas pelo bom desempenho, reconhece as conquistas.

    > Administração por exceção (ativa): procura e observa desvios das regras e padrões, tomando as atitudes corretivas necessárias.

    > Administração por exceção (passiva): intervém apenas quando os padrões não são alcançados.

    > Laissez-faire: abdica das responsabilidades, evita tomar decisões.

  • transacional = transa; uma recompensa. 

     

  • liderança transacional: o líder realiza transações com os liderados cotidianamente para que cada tarefa seja realizada conforme solicitado

    características:

    Recompensa contingentenegocia a troca de recompensas por esforço, promete recompensas pelo bom desempenho, reconhece as conquistas.

    Administração por exceção (ativa): procura e observa desvios das regras e padrões, tomando as atitudes corretivas necessárias.

    Administração por exceção (passiva): intervém apenas quando os padrões não são alcançados.

    Laissez-faire: abdica das responsabilidades, evita tomar decisões.

  • Na liderança transacional, o líder esclarece ao seguidor o que este deve fazer para ser compensado pelo esforço.

     

    Isso representa a recompensa contingencial.

     

    A liderança transacional baseia-se no princípio de que o desempenho e a competência devem ser recompensados segundo algum critério.

     

    O líder transacional estabelece metas e oferece incentivos para sua realização.

     

    by neto..

  • Para massificar:

    Líder (Transforma)cional: Vem de transformação, mudança. São líderes visionários, que constroem uma visão, estimulam intelectualmente, dão atenção personalizada. 

    Lider (Transaci)onal: Vem de transação, troca. São líderes que negociam, oferecem recompensas, deixam os administrados tomares decisões (laisser-faire).

     

    espero ter ajudado!

  • Transacional = Trocas.

  • A resposta é a letra A.

     

    Na liderança transacional, o líder clarifica ao seguidor o que este deve fazer para ser compensado pelo esforço. Isso representa a recompensa contingencial. A liderança transacional baseia-se no princípio de que o desempenho e a competência devem ser recompensados segundo algum critério. O líder transacional estabelece metas e oferece incentivos para sua realização.

     

    As demais dimensões apresentadas nas outras alternativas caracterizam a liderança transformacional. A liderança transformacional, também chamada de “carismática”, tem como essência a premiação por parte do líder à realização da própria tarefa; os liderados recebem recompensas de conteúdo moral e o líder empenha-se em fazer com que os seus liderados atinjam suas metas superando os seus interesses individuais com o máximo de comprometimento, tornando-se, assim, fiéis seguidores. Vejamos:

     

    b) motivação inspiracional: o líder comunica uma visão apelativa, usa símbolos para fomentar o esforço dos seguidores, atua como um modelo de comportamentos, instigando o otimismo.

     

    c) estimulação intelectual: o líder estimula nos seguidores a tomada de consciência dos problemas, dos seus próprios pensamentos e imaginação. Ajuda-os a reconhecer as suas próprias crenças e valores. Fomenta-lhes o pensamento inovador/criativo. Incita-os a questionarem as suas assunções.

     

    d) consideração individualizada: o líder atende às necessidades de desenvolvimento dos seguidores, apoia-os, encoraja-os, treina-os, tenta desenvolver o seu potencial, fornece-lhes feedback, delega-lhes responsabilidades.

     

    e) influência idealizada: o líder adota comportamentos que acivam fortes emoções nos seguidores, suscitam confiança e identificação destes com ele, influencia os seus ideais.

    Gabarito: letra A.

  • GABARITO: LETRA A

    Liderança transacional: Neste tipo de liderança, o gestor se comporta como chefe e não como líder. Suas táticas são pautadas principalmente pela obediência às regras e cumprimento das metas estabelecidas, além de seguir a ideia de recompensa proporcional ao desempenho. Este é um gestor que não se preocupa em compreender as motivações de sua equipe ou em antecipar-se aos problemas, ele apenas segue o fluxo e cumpre demandas.

  • Características do Líder Transacional.

    Recompensa contingente: negocia a troca de recompensas por esforço, promete recompensas pelo bom desempenho, reconhece conquistas;

    Administração por exceção (ativa): procura e observa desvio das regras e padrões, tomando atitudes corretivas necessárias;

    Administração por exceção (passiva): intervém apenas quando os padrões não são alcançados;

    Laiseez-faire: abdica das responsabilidades, evita tomar decisões.

  • Ah-rá! Peguei você! Jurava que isso não era importante, né?! Rsrsrs. Nada disso, pode começar a olhar com mais atenção essas dimensões da liderança transacional. Para facilitar, vou resumir aqui. As dimensões que podem ser utilizadas pelo líder transacional são:

    •  RECOMPENSA CONTINGENTE: torna claro ao subordinado como ele deve guiar os seus esforços para obter as recompensas prometidas, ou seja, há umrocesso de negociação;

    •  ADMINISTRAÇÃO POR EXCEÇÃO ATIVA: monitoramento das ações dos subordinados e imediata correção dos desvios de comportamento;

    •  ADMINISTRAÇÃO POR EXCEÇÃO PASSIVA: a correção nos esforços dos subordinados só é tomada pelo líder quando não há o alcance das metas ou dos padrões estabelecidos;

    •   LIDERANÇA LAISSEZ-FAIRE: não ação pelo líder e tomada de decisão pelos liderados;

    Assim, a única opção que contém uma dessas dimensões é a alternativa a).

    Gabarito: A

  • LETRA A

  • Letra A

    Liderança Transacional x Transformacional.

    Transacional - relação de troca, recompensa por meio de incentivos materiais.

    Transformacional - o líder é um inspirador para seus subordinados.

  • Transacional: troca.

    O superior premia o subordinado para que esse cumpra as metas.

    Transformacional: inovador.

    O superior motiva o subordinado.

    Gabarito: A

  • Prezados, gabarito letra A. Vejamos definições:

    Robbins (2002, p. 320) apresenta características do Líder Transacional:

    a) Recompensa contingente: negocia a troca de recompensas por esforço, promete recompensas pelo bom desempenho, reconhece conquistas;

    b) Administração por exceção (ativa): procura e observa desvios das regras e padrões, tomando atitudes corretivas necessárias;

    c) Administração por exceção(passiva): intervém apenas quando os padrões não são alcançados;

    d) Laissez-faire: abdica das responsabilidades, evita a tomada de decisões.

    Bons estudos.

  • GABARITO A

    A liderança TRANSACIONAL refere-se tão somente àquela pautada primordialmente NA TROCA e na recompensa contingente do esforço.

    Lembre-se: Liderança TRANSACIONAL = Transação (troca).

  • Essa questão mistura as características entre liderança transacional e liderança transformacional. Um líder simplesmente transacional guia os seus seguidores em direção a metas estabelecidas, esclarecendo suas funções e os requisitos da sua tarefa. O líder transformacional exerce um nível de influência mais alto do que um líder transacional, pois ele consegue inspirar os seguidores para transcender seus interesses pessoais para o bem da organização

    Vamos analisar as alternativas.

    Alternativa A. Certo. O líder transacional sugere trocas de recompensas por esforços, promete recompensas por bom desempenho, reconhece as realizações.

    Outras características da liderança transacional:

    Gestão por exceção (ativa) :Observa e pesquisa os desvios nas regras e padrões, realiza ações corretivas

    Gestão por exceção (passiva): Intervém somente se os padrões não foram alcançados.

    Laissez-faire: Abdica de responsabilidades, evita tomar decisões

    As outras alternativas apresentam características da liderança transformacional:

    Alternativa B. Errado. O líder transformacional comunica suas altas expectativas, utiliza símbolos para focar os esforços, expressa propósitos importantes de maneira simples (inspiração).

    Alternativa C. Errado. O líder transformacional promove a inteligência, a racionalidade e a cuidadosa resolução de problemas.

    Alternativa D. Errado. O líder transformacional dá atenção personalizada, trata cada funcionário individualmente, aconselha, orienta.

    Alternativa E. Errado. O líder transformacional oferece uma visão e o sentido da missão, estimula o orgulho, ganha o respeito e a confiança.

    Gabarito: A