SóProvas


ID
2506873
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Caso clínico 9A1AAA


      Uma criança de seis anos de idade foi levada pela mãe para avaliação psicológica por apresentar enurese noturna, ansiedade, compulsão alimentar, insônia, baixo rendimento escolar e medo de pássaros, de acordo com o relato materno. O pai da criança não quis acompanhá-las na consulta porque se posicionou contra a intervenção psicológica.

Na escolha da técnica de entrevista adequada para a anamnese da paciente do caso clínico 9A1AAA, o psicólogo deve evitar a entrevista

Alternativas
Comentários
  • A entrevista estruturada não é muito utilizada na clínica, sendo mais utilizada em pesquisas, no formato de questionários.

  • "Já na psicologia, a entrevista estruturada não teve tão grande aceitação, uma vez que, na avaliação com propósitos clínicos, o psicólogo,
    em princípio, não se limita a um único método (como a entrevista), mas tende a aliar enfoques quantitativos e qualitativos e, assim,
    consegue testar, até certo ponto, a consistência e a fidelidade dos subsídios que suas estratégias lhe fornecem, para chegar a inferências
    com grau razoável de certeza. Por outro lado, mesmo considerando a qualidade psicométrica da entrevista estruturada, “faltam-lhe elementos
    importantes de rapport, riqueza idiográfica e a flexibilidade que caracteriza interações menos estruturadas” (Groth-Marnat, 1999, p.7).

  • De acordo com Tavares (2007), as entrevistas estruturadas são de pouca utilidade clínica. A aplicação desse tipo de entrevista é mais freqüente em pesquisas, principalmente nas situações em que a habilidade clínica não é necessária ou possível. Sua utilização raramente considera as necessidades ou demandas do sujeito avaliado – usualmente, ela se destina ao levantamento de informações definidas pelas necessidades de um projeto.

     

    Fonte: A Entrevista Clínica in: Cunha e cols. Psicodiagnóstico V.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    -------------------

    Gabarito: B

  • A)     ERRADA. A entrevista não estruturada, ou de livre estruturação é uma entrevista aberta, com nenhuma estrutura ou uma estrutura mínima em que se deixa livre o entrevistado para decidir como irá expor as informações, sem com isso perder a sua finalidade. Ela é utilizada em vários contextos, em especial quando se pretende esclarecer uma situação, desenvolver um conceito, saber mais sobre atitudes e comportamentos, trabalhando com uma amplitude de informações. Nesse sentido pode sim ser utilizada com crianças, sendo um forte instrumento de coleta de informações, em especial quando empregada em contextos lúdicos que facilitam a expressão infantil.

    B)     CORRETA. A entrevista estruturada, como o próprio nome diz, apresenta uma estrutura previamente definida, um roteiro fixo de perguntas ou um questionário, cuja ordem e redação permanecem exatamente iguais em cada aplicação, não sendo possível sua alteração durante a aplicação. É bastante utilizada em processos seletivos e pesquisas científicas, que buscam um levantamento de informações mais objetivo e mais rápido que as outras modalidades. Porém no contexto clínico apresenta pouca utilidade, visto que suas informações mais quantitativas não são muito capazes de considerar a demanda do sujeito, que exige um diálogo mais aprofundado a fim de colher uma devolução mais profícua do sujeito.

    C)    ERRADA. A entrevista semiestruturada tem um foco principal definido, roteiro estabelecido, podendo, porém, ser complementado por outras questões que possam surgir ao longo da entrevista. Permite que informações emerjam de forma mais livre e espontânea, e favorece não só a descrição dos fenômenos investigados, mas também sua explicação e a compreensão. Elas não apresentam dificuldades à aplicação de testes psicológicos, como são muitas vezes utilizadas como instrumento de aprimoramento das respostas de testes projetivos, por exemplo.

    D)    ERRADA. A triagem é caracterizada com uma breve entrevista inicial com a finalidade apenas de avaliar a demanda do indivíduo para que se possa propor o seguimento do atendimento. É bastante utilizada em serviços de saúde pública, servindo especialmente para avaliar a gravidade da crise, se é necessário encaminhar para algum outro profissional, e assim por diante. Não existe nenhuma contra-indicação de que tal procedimento seja realizado com crianças em tenra idade, mas que seja realizada também com os pais ou responsáveis pelas crianças que poderão fornecer dados mais precisos a respeito da demanda, história pregressa, histórico familiar, dentre outras informações da criança.

    E)     ERRADA. Vide justificativa da alternativa D.

    GABARITO: B

  • COMENTÁRIOS: De acordo com Tavares (2007), as entrevistas estruturadas são de pouca utilidade clínica. A aplicação desse tipo de entrevista é mais frequente em pesquisas, principalmente nas situações em que a habilidade clínica não é necessária ou possível. Sua utilização raramente considera as necessidades ou demandas do sujeito avaliado – usualmente, ela se destina ao levantamento de informações definidas pelas necessidades de um projeto.

    Letra A: Errado. A entrevista não estruturada ou de livre estruturação é uma entrevista aberta, com nenhuma estrutura ou uma estrutura mínima em que se deixa livre o entrevistado para decidir como irá expor as informações, sem com isso perder a sua finalidade. Ela é utilizada em vários contextos, em especial quando se pretende esclarecer uma situação, desenvolver um conceito, saber mais sobre atitudes e comportamentos. Pode ser utilizada com crianças, sendo um forte instrumento de coleta de informações, em especial quando empregada em contextos lúdicos que facilitam a expressão infantil.

    Letra B: Correto. A entrevista estruturada apresenta uma estrutura previamente definida, um roteiro fixo de perguntas ou um questionário, cuja ordem e redação permanecem exatamente iguais em cada aplicação, não sendo possível sua alteração durante a aplicação. É bastante utilizada em processos seletivos e pesquisas científicas, que buscam um levantamento de dados mais objetivo e mais rápido que as outras modalidades. No contexto clínico, apresenta pouca utilidade, visto que suas informações mais quantitativas não são muito capazes de considerar a demanda do sujeito, que exige um diálogo mais aprofundado.

    Letra C: Errado. A entrevista semiestruturada tem um foco principal definido, roteiro estabelecido, podendo, porém, ser complementado por outras questões que possam surgir ao longo da entrevista. Permite que informações emerjam de forma mais livre e espontânea, e favorece não só a descrição dos fenômenos investigados, mas também sua explicação e a compreensão. Elas não apresentam dificuldades à aplicação de testes psicológicos, como são muitas vezes utilizadas como instrumento de aprimoramento das respostas de testes projetivos, por exemplo.

    Letra D: Errado. A triagem é caracterizada com uma breve entrevista inicial com a finalidade apenas de avaliar a demanda do indivíduo para que se possa propor o encaminhamento. É bastante utilizada em serviços de saúde pública, servindo especialmente para avaliar a gravidade da crise, se é necessário encaminhar para algum outro profissional, e assim por diante. Não existe nenhuma contraindicação de que tal procedimento seja realizado com crianças em tenra idade, mas que seja realizada também com os pais ou responsáveis pelas crianças que poderão fornecer dados mais precisos a respeito da demanda, história pregressa, histórico familiar, dentre outras informações da criança.

    Letra E: Errada. Conforme letra D.

    Gabarito: B