SóProvas


ID
2525638
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TJ-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto III


      BOSTON — Milhares de pessoas participaram de um evento intitulado "Rali da Liberdade de Expressão", em Boston, organizado pela extrema-direita dos EUA, neste sábado à tarde, que levantou preocupação de que o evento se tornasse violento. Ao mesmo tempo, também em Boston, grupos de ativistas realizam um enorme contraprotesto, com dezenas de cartazes em repúdio a ideias nazistas, de supremacia branca e xenófobas.

      A manifestação de extrema-direita terminou pouco depois das 15h, mas muitos dos que protestavam contra ela continuaram reunidos na cidade. Às 16h, as ruas próximas ao local da marcha começaram a ser liberadas, mas agentes de segurança continuaram patrulhando a região. Mais de 500 policiais foram deslocados para os locais de protestos, com o objetivo de evitar que a ação da extrema-direita marcada para hoje repita os acontecimentos de Charlottesville, quando dezenas ficaram feridas e uma mulher morreu.

      O comissionário da polícia de Boston, William Evans, afirmou que 27 pessoas foram detidas. O número de feridos e propriedades danificadas foi mínimo, segundo o comissário. Houve confronto entre a polícia e os manifestantes que participavam do contraprotesto quando os agentes escoltaram a marcha de extremadireita na principal praça da cidade. Evans estimou em 40 mil o número de manifestantes neste sábado.  

      A polícia criou uma zona neutra entre as manifestações dos dois grupos e evitou maiores confrontos. Ao menos oito pessoas, aparentemente do grupo contraprotesto, foram detidas, de acordo com a CNN. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tuitou sobre as marchas deste sábado agradecendo às forças de segurança pelo seu trabalho.

      Os membros da extrema-direita conseguiram uma autorização da prefeitura de Boston para realizar o encontro, que ocorreu apenas uma semana depois da caótica e assustadora manifestação da extrema-direita no campus da Universidade da Virginia em Charlottesville, que reuniu até mesmo neonazistas, supremacistas brancos e simpatizantes do grupo racista Ku Klux Klan.

      — Houve dúvidas sobre por que concedemos uma autorização para o evento — comentou o prefeito de Boston, Marty Walsh, na sexta-feira. — Os tribunais tornaram bem claro. Eles têm o direito de se reunir, não importa quão repugnantes sejam suas opiniões. Mas eles não têm o direito de criar ambientes inseguros. Eles têm direito à liberdade de expressão. Em troca, eles têm que respeitar nossa cidade.

      Os organizadores do evento da extrema-direita em Boston disseram que o encontro deste sábado não é solidário com os supremacistas brancos, mas a polícia instalou novas câmeras de vigilância na região e colocou restrições ao evento — como a proibição de mochilas, varas e outras armas em potencial — na esperança de evitar a violência.

      — Não queremos que se repita o que aconteceu em Charlottesville — disse o comissário de polícia de Boston, William Evans, em uma coletiva de imprensa na sexta-feira. — Boston está muito unida. Temos uma cidade que não tolera o ódio e a intolerância.

Disponível em: < https://oglobo.globo.com/mundo/dois-protestos-contra-a-favor-de-supremacia-branca-tomam-boston-21724865#ixzz4qO9eFJMS > Acesso em 19/08/2017 

– O segmento separado pelos travessões em: “Os organizadores do evento da extrema-direita em Boston disseram que o encontro deste sábado não é solidário com os supremacistas brancos, mas a polícia instalou novas câmeras de vigilância na região e colocou restrições ao evento — como a proibição de mochilas, varas e outras armas em potencial — na esperança de evitar a violência. ” (7º§) indica

Alternativas
Comentários
  • Aposto especificativo: Especifica um substantivo de uso genérico. Geralmente é um nome próprio de pessoa ou lugar e não vem isolado por vírgulas. 

  • Creio tratar-se de um aposto enumerativo.

  • É caso de aposto explicativo e não especificativo. A banca quis induzir o candidato a marcar a letra b, por isso não colocou na letra d o nome do aposto.

  • Os travessões marcam expressão explicativa do termo “restrições”, que está intercalada e deve vir obrigatoriamente marcada por pontuação; por isso, os travessões poderiam ser substituídos por vírgulas ou até parênteses.

     

    a) Não temos adjunto adverbial, mas aposto explicativo.

    b) O aposto é explicativo. O aposto especificativo não vem marcado por vírgulas. Por exemplo: O menino Jesus, O jogador Messi, A praia de Copacabana, O crime de furto.

    c) Não temos discurso direto, pois não há reprodução literal da fala de ninguém.

  • Gabarito: D

    Todo termo na língua portuguesa que possuir natureza EXPLICATIVA será separado por vírgulas e poderá ser retirado da oração, sem prejuízo de sentido ou incorreção gramatical.

    Ainda:

    Aposto especificativo

    Especifica um substantivo de uso genérico. Geralmente é um nome próprio de pessoa ou lugar e NÃO vem isolado por vírgulas. 

    Exemplo 1: Fui à cidade do Rio de Janeiro.

    Exemplo 2: poeta Manuel Bandeira criou obra de expressão simples e temática profunda.

  • APOSTO EXPLICATIVO - Amplia o significadodo termo fundamental. Aparece isolado por vírgula, travessao ou após dois pontos.

    restrições ao evento (quais?) — como a proibição de mochilas, varas e outras armas em potencial 

  • Penso que se trata de aposto enumerativo pois enumera, usando vírgulas, as restrições.
  • crei em Deus pai !

  • Fui seca no aposto, achando que estava arrasando.

    Cada dia uma taca diferente.

  • GAB. D

    Eu entendi assim:

    O segmento separado pelos travessões em: “Os organizadores do evento da extrema-direita em Boston disseram que o encontro deste sábado não é solidário com os supremacistas brancos, mas a polícia instalou novas câmeras de vigilância na região e colocou restrições ao evento — como a proibição de mochilas, varas e outras armas em potencial na esperança de evitar a violência. ” (7º§) indica.

    A) O deslocamento do adjunto adverbial, sendo opcional o uso dos travessões nesse caso. - Errada

    B) Aposto especificativo, individualizando o termo a que ser refere, pode ser também demarcado por vírgulas. - Errada

    C) Introdução das observações apresentadas pelos organizadores do evento mencionado, empregando-se o discurso direto. - Percebe-se que não há um discurso direto e sim ocorre uma transcrição do Narrador. - Errada

    Nesse último parágrafo do texto tem um discurso direto;

     — Não queremos que se repita o que aconteceu em Charlottesville — disse o comissário de polícia de Boston, William Evans, em uma coletiva de imprensa na sexta-feira. — Boston está muito unida. Temos uma cidade que não tolera o ódio e a intolerância.

    D) Termo que não pode ser isento do uso do sinal de pontuação para separá-lo do restante da frase, podendo os travessões serem substituídos por vírgulas. - Correta( Aposto explicativo separado, aqui, por travessão).

    Espero ter contribuído.

    Bons estudos.

  • É nesse tipo de questão que vem aquela vontade de estudar português do zero.